Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE PATROCINA A 10ª PARADA DA DIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
18:44 Sexta-feira, 16 de Setembro de 2011

A PCR, em ação conjunta de diversos órgãos e secretarias, disponibilizará infraestrutura especial para garantir o sucesso do evento

O movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), dará um colorido especial à Avenida Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Neste domingo (18), será realizada a Parada da Diversidade de Pernambuco, uma iniciativa do Fórum LGBT do Estado, com patrocínio da Prefeitura do Recife, Empetur e do Governo do Estado de Pernambuco. Este ano, a 10ª edição do evento terá como tema “Por um Pernambuco sem homofobia, a mudança começa em você!”. E o prefeito do Recife, João da Costa, participa e será um dos homenageados pelo movimento LGBT de Pernambuco, em solenidade realizada no Parque Dona Lindu.

A concentração será em frente ao Parque Dona Lindu, a partir das 8h. Na abertura, acontecerá a Corrida pela Diversidade – O esporte supera limites e preconceitos, com o apoio da Secretaria de Esportes do Governo do Estado. Também haverá shows de Drag Queens, música eletrônica e a saída dos trios elétricos, que está prevista para as 13h.

Com a coordenação da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), em ação conjunta com diversos órgãos e secretarias da PCR, será oferecida uma infraestrutura especial para garantir o sucesso do evento. A SDHSC disponibilizará o Ônibus da Cidadania, um espaço onde o público poderá conhecer os serviços oferecidos pelo Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves, órgão ligado à Secretaria que atende e presta orientações a todas as vítimas de discriminação e violação dos Direitos Humanos. Além disso, durante o desfile, será divulgada a campanha Recife Sem Homofobia, com a distribuição de materiais gráficos e adesivos.

A realização da Parada visa a garantir o aumento no nível de conscientização e aceitação pela sociedade, apontando para a necessidade da implementação de políticas públicas destinadas à população LGBT e motivando o engajamento de pessoas e movimentos sociais na luta por essa inclusão.

As Paradas do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) tiveram início no ano de 1970, em Nova Iorque, no primeiro aniversário da rebelião de Stonewall – confronto num bar gay da cidade que sofria batidas da polícia. Em 28 de junho de 1969, os frequentadores desse bar se revoltaram e reagiram. A rebelião durou três dias e marcou o início do movimento social de gays, lésbicas, travestis e transexuais por seus direitos.

No Brasil, as manifestações políticas, como a Parada da Diversidade, começaram a surgir nas principais capitais a partir da metade dos anos 90. Em Pernambuco, a primeira edição da Parada da Diversidade foi em 2002. Foram mobilizadas, segundo dados da Polícia Militar, cerca de cinco mil pessoas. No segundo ano (2003), o número alcançou a casa de dez mil pessoas. Em 2004, foram mais de 18 mil; 25 mil em 2005; e no ano de 2006, mais de 40 mil pessoas prestigiaram o ato. Nos anos de 2007, 2008 e 2009 os números cresceram consideravelmente, chegando até 100 mil participantes. Considerando o quantitativo de pessoas do ano de 2010, onde a Parada totalizou mais de 200 mil participantes, a expectativa é que este ano a manifestação reúna cerca de 400 mil pessoas na Avenida Boa Viagem.

Confira aqui as secretarias envolvidas no evento.

Matérias Relacionadas
- Secretarias
- Recife inicia contagem regressiva dos mil dias para a Copa
- Combate ao crack no Recife ganha plano intersetorial
- Ministra da Igualdade Racial no Centro Paulo Freire
- João da Costa se reúne com parlamentares da Comissão de Combate ao Crack
- Prefeitura do Recife lança Ação Integrada de Atenção ao Crack e Outras Drogas
- Motoristas da PCR doam a 34ª cadeira de rodas
- Guarda Municipal faz seminário sobre segurança nas escolas
- Recife entra na contagem regressiva para a Copa 2014
- Avenidas Norte e Agamenon Magalhães recebem novas obras de manutenção
- Modelo inovador de tapa-buracos do Recife é exemplo para outros estados
- Estão abertas as inscrições para a eleição do Conselho Municipal de Juventude
- Prefeitura do Recife realiza recapeamento em mais quatro ruas
- Recife entra na contagem regressiva para a Copa 2014
- Secretaria Especial da Mulher debate Lei Maria da Penha nas escolas da cidade
- 34ª cadeira de rodas será entregue pelos motoristas da PCR
- João da Costa participa de reunião em Brasília sobre preparação do Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014
- Rede de Mulheres Tecendo Economia Popular e Solidária se reúne na PCR
- João da Costa participa de reunião em Brasília sobre planejamento de ações para a Copa do Mundo 2014
- Prefeitura do Recife continua troca de placas de concreto na Imbiribeira


Enviar    Imprimir