Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


Secretaria de Gestão Estratégica

MULHERES DA RPA-3 PARTICIPAM DE OFICINA DE FORMAÇÃO EM ORÇAMENTO PÚBLICO
00:00 Sexta-feira, 4 de Novembro de 2011

Cerca de 30 delegadas e conselheiras do Orçamento Participativo (OP) participaram do encontro

Por Pablo Ravel

A Prefeitura do Recife iniciou, na noite desta quinta-feira (03), na Escola Municipal Rozemar Macedo de Lima, na Avenida Norte, a segunda edição da Oficina de Formação em Orçamento Público. O curso é uma experiência inédita no Brasil e acontece em parceria com a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres -, e a ONG Cidadania Feminina. Cerca de 30 delegadas e conselheiras do Orçamento Participativo (OP) da RPA-3 participaram da capacitação, que tem como objetivo abrir mais espaço para o envolvimento de mulheres na construção de políticas públicas de gênero.

A secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, prestigiou a atividade e falou sobre a importância da mobilização. O mais importante da oficina é aproximar as mulheres do conhecimento dos recursos públicos que são destinados às políticas para as mulheres. Possibilitar que elas saiam da condição da pobreza através do conhecimento, que também gera autonomia para as mulheres, afirmou a secretária.

Durante a primeira aula, as alunas foram orientadas sobre o Orçamento Público e as peças orçamentárias do Município: Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA). Delegada temática da Mulher, Suzana de Oliveira, moradora do Vasco da Gama, aprovou a iniciativa. É muito boa essa dinâmica de aula. Podemos aprender e entender melhor sobre os gastos e o orçamento da Prefeitura, assim como os direitos das mulheres, para poder nos defender e compartilhar todo conhecimento adquirido no curso com nossa comunidade, disse Suzana.

O grupo terá ainda mais três aulas. Os temas abordados serão: Orçamento Participativo no Orçamento Público; e Incidência Política na Câmara. O próximo encontro acontece nesta sexta-feira (04), na Escola Municipal Rozemar Macedo de Lima.

Capacitação - A primeira oficina aconteceu no último dia 23, na Escola Municipal Pedro Augusto, no Centro do Recife, e contemplou 30 pessoas da RPA-1. A partir do curso de Formação em Orçamento Público, a ideia é que as mulheres estejam preparadas para lidarem com as peças orçamentárias da Prefeitura do Recife: Lei Orçamentária Anual (LOA), Plano Plurianual (PPA), e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). No total, serão 24 encontros, que acontecerão nas seis RPA’s, todos eles ministrados por técnicos especializados em orçamento público em gênero, lotados nas pastas Especial da Mulher; de Gestão e Planejamento; Educação, Esporte e Lazer; Assistência Social; Cultura e da Coordenadoria do Orçamento Participativo.

Orçamento sensível ao gênero - A Secretaria da Mulher tem orçamento próprio de R$ 982 mil por ano, voltados para a execução de políticas de gênero. No entanto, projetos sensíveis ao público feminino executados por outras secretarias, tais como Educação, Cultura e Assistência Social, ainda não são construídos em conjunto. A partir do engajamento das mulheres nas peças orçamentárias, será possível elaborar um orçamento específico. O Recife é a segunda capital da América Latina a pensar em um orçamento sensível ao gênero. Montevidéu foi a pioneira neste aspecto, de acordo com dados da ONU Mulher.

Matérias Relacionadas
- João da Costa recebe comissão da 5ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
- João da Costa entrega novas viaturas para Guarda Municipal
- 33ª Festa da Vitória Régia recebe apoio da Prefeitura do Recife
- João da Costa recebe Padre José Roberto da paróquia do Morro da Conceição
- Ibura recebe 6º Encontro Pré-Esporte do Mangue
- João da Costa recebe comissão organizadora da 33º Festa da Vitória Régia
- Cemitério Parque das Flores recebe programação intensa no Dia dos Finados
- Cemitério de Santo Amaro recebe grande público no Dia de Finados
- Bairro da Várzea ganha casa de acolhida
- Prefeitura do Recife faz obras de recuperação na pista da Avenida Norte
- Prefeitura do Recife e Onu Mulheres realizam oficina em parceria
- Prefeitura do Recife intensifica retirada de publicidade irregular
- Procon divulga ranking das empresas mais reclamadas
- Secretaria de Direitos Humanos do Recife traz exposição chilena para o Centro Cultural Correios
- PCR divulga listão do concurso da Guarda Municipal
- João da Costa assina ordens de serviço para construção de sete CMEIS
- Prefeitura do Recife realiza ação contra propaganda irregular em Boa Viagem
- Prefeitura do Recife divulga o abre e fecha para o feriado de finados
- Prefeitura do Recife divulga programação dos cemitérios do Dia de Finados
- Companhia argentina encerra 16º Festival Internacional de Dança do Recife


Enviar    Imprimir