Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROFESSORES DO PROJETO TECENDO O SABER CONCLUEM FORMAÇÃO CONTINUADA

Acelerar o aprendizado de jovens e adultos, oferecendo a possibilidade de estudar a primeira etapa do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série). Esse é o intuito do projeto Tecendo o Saber, fruto de um convênio firmado entre a Fundação Roberto Marinho, Fundação Vale do Rio Doce, Ministério da Educação e Prefeitura do Recife. Desde sua implantação na cidade, a cada trimestre é realizada a formação continuada dos professores do projeto, com o objetivo de aperfeiçoá-los para os quatro módulos em que o curso se divide. Nesta sexta-feira (11), termina a 4ª e última etapa de formação continuada dos educadores que atuam na cidade. A atividade, iniciada na segunda-feira (07), acontece das 18h às 21h30, no auditório da Escola Estadual Sizenando Silveira (IEP), próximo ao Parque 13 de Maio (Centro).

Atualmente, no Recife, o atendimento na rede contempla 28 escolas, 29 educadores e um número de, aproximadamente, 600 alunos. Os professores são da Rede Municipal de Ensino, coordenados pela Gerência de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. De acordo com a gerente de Serviços de Projetos Didáticos da Secretaria, Marta Santos, as aulas funcionam em regime de tele-salas, incluindo material impresso (livros) e recursos audiovisuais (programas de TV). “A metodologia utilizada no projeto faz com que o aprendizado dos alunos seja mais dinâmico e termine em menos tempo. É realmente a aceleração da aprendizagem. As aulas dão continuidade ao processo de alfabetização de jovens e adultos”, afirmou.

Segundo a proposta pedagógica, a inspiração se fundamenta no pensamento e teoria de Paulo Freire, numa perspectiva de valorização da história de alunos e professores, incentivando o diálogo e a problematização na construção coletiva do conhecimento. Os estudos para implantação da atividade no Recife foram iniciados no segundo semestre de 2006, sendo efetivado nas escolas no mês de maio de 2007. Após um ano, a conclusão do projeto está prevista para ser realizada no próximo mês, em maio.
Matérias Relacionadas
- PCR e Rede Globo levam alunos ao Museu da Cidade
- Prefeito entrega certificado a 489 estudantes do ProJovem
- Professores conferem Exposição Recife e suas Águas
- ProJovem Recife forma mais 489 alunos nesta quarta
- Acaba greve dos professores municipais


Enviar    Imprimir