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Educação, Esporte e Lazer

GRUPO DE TRABALHO EM EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL


GTERE

Oriundo de proposições da Plenária de Negros e Negras do Orçamento Participativo 2004 e da I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada em abril de 2005, o GTERÊ, composto por 21 representantes de diretorias e gerências da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, visa desenvolver ações pedagógicas para a formação das(os) educadoras(es) com vistas ao  enfrentamento do racismo no cotidiano escolar. Tem como base as Leis 10.639/03 e 11.645/08, a qual amplia o Art. 26 A no que se refere ao ensino da história dos povos indígenas.

O GTERÊ, braço do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) na Secretaria de Educação do Recife, foi criado em 21 de março pela Portaria nº. 489/2006 e tem como meta ser um grupo de referência na formação de professores e professoras da Rede Municipal de Ensiono com recorte racial. Dessa forma, o GTERÊ propõe desenvolver ações educativas organizada a partir destes princípios:

. Relações étnico-raciais, racismo, e anti-racismo no Brasil;
. Ancestralidade, memória e atualidade
. Resistência

Objetivos Gerais

. Institucionalizar a implementação da Lei 10.639/03 e 11645/08.
. Colaborar com a Formação Continuada de educadores(as) na construção de conhecimentos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
. Identificar e visibilizar práticas pedagógicas exitosas realizadas por profissionais de Educação no âmbito da Secretaria de Educação do Recife, com vistas à construção de uma educação anti-racista e pluri-étnica.

Objetivos Específicos

. Colaborar com a Formação Continuada de professores em educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
. Elaborar Material Didático específico para uso em sala de aula, sobre Educação das relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira e africana.
. Fomentar pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias de educação que atendam à temática.
. Divulgar e disponibilizar estudos, pesquisas, materiais didáticos e atividades de formação continuada aos componentes do GOM e demais trabalhadores em Educação;
. Manter permanente diálogo com os Fóruns de Educação e Diversidade Etnicorracial, os Sistemas de Educação, Conselhos de Educação, sociedade civil, universidades e todos as instancias e entidades que necessitem de ajuda especializada na temática.
.  Atender e orientar as unidades educacionais  quanto a abordagens na temática das relações etnicorraciais, auxiliando na construção de projetos didáticos que contribuam para a implementação e monitoramento das Leis 10639/2003 e 11645/08.

Principais Ações

Manter permanente diálogo com as unidades de ensino, o GOM, movimento negro e sociedade civil organizada para a implementação das Leis 10.639 e 11.645.
Colaborar com a implementação das DCNs das Relações etnicorraciais na rede, orientando o GOM sobre a temática das relações raciais.
Colaborar com a rede municipal de ensino na coleta de informações sobre a implementação da Lei.
Divulgar atividades de implementação da Lei 10.639/03, assim como suas reuniões e ações para toda a sociedade local e regional.
Acompanhar e solicitar providências dos órgãos competentes onde se insira quando da constatação de ações discriminatórias ou do descumprimento da Lei 10.639/03.
Verificar e acompanhar na rede municipal de ensino as ações de cumprimento do presente plano, assim como a aplicação de recursos para implementação da Educação das Relações Etnicorraciais.

Proposta para a formação

1. Promover Curso de Especialização de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
2. Promover Concurso de Práticas Pedagógicas e publicação  dos resultados dessas práticas.
3. Promover encontros de socialização de experiências entre Professoras(es) da Rede de Ensino do Recife e outras redes de municipais do Estado.
4. Promover intercâmbio com Escolas e Universidades Africanas de Países de Língua Portuguesa entre outros.

Parceiros

Professor/a da Rede M. de Ensino do Recife  que participaram do Curso de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em 2005 e 2006
Formadores do Curso de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em 2005 e 2006
OP Temático Negros e Negras – Secretaria de Orçamento Participativo
Núcleo de Cultura Afro da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife
Gerência de Saúde da População Negra – Secretaria de Saúde do Recife
Diretoria de Igualdade Racial da SDHSC- Prefeitura do Recife
Centro de Formação de Educador Popular Maria da Conceição
Terreiro Xambá
Fórum de Diversidade da Educação das Relações Étnico Raciais de PE
Centro Luiz Freire
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros- NEAB da UFRPE
UFPE –FAGES: Curso Gênero e Diversidade
ONG Save The Children
CEAFRO – Salvador



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