Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

GRUPO DE TRABALHO EM ORIENTAÇÃO SEXUAL


O que é?

O Grupo de Trabalho em Orientação Sexual – GTOS é uma equipe formada por professoras da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife, que busca proporcionar a estudantes, pais/mães e educadores(as) a oportunidade de repensar mitos, tabus e preconceitos por meio de debates e reflexões no cotidiano escolar. Através de ações educativas, o grupo contribui desde 1994, com a compreensão e reflexão da sexualidade humana junto à comunidade escolar, objetivando a construção de uma vida sexual mais saudável, prazerosa e responsável. O trabalho tem como eixo: a Cidadania, as Relações de Gênero; O Corpo: matriz da sexualidade e a Prevenção às IST/aids.

Para que é ?

O trabalho de Orientação Sexual da Secretaria de Educação do Recife visa a integração do ser (aspectos bio-psico-sociais-culturais).
Fundamenta-se assim, em uma “concepção ampliada e contemporânea da sexualidade, defendendo a idéia de que a sexualidade vai além dos aspectos biológicos, tradicionalmente referidos no currículo da área de Ciências que destacava o corpo humano enquanto aparelho reprodutor”. (Oliveira, 2002)

Como funciona?

O GTOS alia-se a todos os segmentos de ensino da educação básica atendendo à comunidade escolar (pais, mães e/ou responsáveis, estudantes, professores/as, coordenadores/as, diretores/as, estagiários/as regentes, animadores/as culturais), por meio de palestras, oficinas e eventos de formação continuada: encontros pedagógicos, congressos, seminários e conferências. O trabalho acontece através de ações propositivas articuladas com instituições e sociedade civil, em concordância com a necessidade/urgência das temáticas.

Temas abordados

Sexualidade Humana (concepções)
Desenvolvimento Corporal
Namoro
Virgindade
Masturbação
Diversidade Sexual
Abuso e Exploração Sexual
Relações de Gênero
Prevenção a IST/aids, etc.

Equipe do GTOS
Lúcia Bahia Barreto Campelo
Pedagoga e Professora da Rede Municipal do Recife
Maria Tereza de Farias
Psicóloga e Professora da Rede Municipal do Recife
Silvana Maria Oliveira
Psicóloga, Pedagoga e Professora da Rede Municipal do Recife
e-mail: gtosrecife@hotmail.com



Enviar    Imprimir