Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PERNAMBUCO EM DANÇA ENCERRA PROGRAMAÇÃO NO PÁTIO DE SÃO PEDRO

Marcando a comemoração pelo Dia Internacional da Dança, o Pátio de São Pedro foi palco, nesta segunda (28), do encerramento do festival Pernambuco em Dança. Desde a última quinta (24), cerca de 50 grupos da capital e interior do estado apresentaram os mais variados gêneros da dança no Teatro do Parque.

O secretário de Cultura, João Roberto Peixe, um dos homenageados pelo festival, prestigiou o evento e recebeu em nome do prefeito João Paulo um troféu oferecido pelo festival pelo seu trabalho em defesa da cultura da nossa cidade. “Essa homenagem que o setor da dança presta ao prefeito é mais do que justa, pela sua dedicação em valorizar nossa cultura”, lembrou Peixe.

Na programação de encerramento, 21 grupos se alternaram no palco, em 24 apresentações de curta duração. Os estilos variados levavam o público do popular ao erudito, da dança profana ao balé clássico, sem preconceitos ou fronteiras. Para Emanuele Castro, dançarina da Cia Árabe Hannah Costa há 9 anos, o evento abre espaço para os grupos de dança do estado, principalmente de gêneros pouco divulgados como a música árabe. “Esse festival é importante porque ajuda a divulgar os vários ritmos que influenciam a nossa cultura”, ressaltou.

Segundo Fred Salim, um dos realizadores do festival, o Pernambuco em Dança superou as expectativas, não só de público, mas de qualidade técnica. “O festival foi maravilhoso com teatro sempre lotado. Importante destacar também que o nível dos bailarinos e das companhias cresceu bastante”, comentou. Já para a jornalista Jô Mazzarolo, outra homenageada pelo festival, não só o nível dos grupos aumentou, mas também do público. “Fiquei impressionada com a atenção e o carinho do público para com os espetáculos”, disse. Atenção flagrante no olhar do eletricista João dos Santos, da Imbiribeira, que viu no festival uma oportunidade de ter mais contato com esse gênero de arte. “Sempre via pela televisão e achava bonito. Bom poder ver de pertinho, gostei bastante de acompanhar os grupos”, falou.

Grupos que se apresentaram no encerramento

Balé Popular do Recife, Ária Espaço de Dança e Arte, Roberto Pereira e Giselly Andrade, Carolemos Dançarte, Academia Fátima Machado, Luciana Zambak, TAP Majê, Balé Deveras, Studio de Danças, Grupo Corpore e Dança, Academia de Dança Nelma Guerra, Criart Cia de Dança, Cia Árabe Hannah Costa, Cia Pernambucana de Sapateado e Dança, Balé Afro Majê Molê, Nallet Margot Duarte, Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, Cia Terapia Dança Salão, Cia Forrobodó de Dança Tradicional, Cia de Dança Daruê Malungo e Cia de Dança Fênix.

Matérias Relacionadas
- Homero Fonseca participa de café literário no Porto das Letras
- Prefeito anuncia Geninha da Rosa Borges como homenageada do 11º Festival de Teatro
- 11º Festival Recife do Teatro Nacional acontece em novembro
- Museu Murillo La Greca traz nova mostra
- Confira a programação dos cinemas municipais


Enviar    Imprimir