Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

DESENVOLVIMENTO DO GRANDE RECIFE É AVALIADO EM REUNIÃO DO CONDERM

As ações de combate à dengue, as metas do Pacto pela Vida e a reestruturação da atividade dos toyoteiros foram os assuntos debatidos, nesta quarta-feira (14), entre representantes das prefeituras do Grande Recife e Governo do Estado, durante a 31ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Conderm). O encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, contou com a participação do prefeito João Paulo, governador Eduardo Campos, além de membros da Assembléia Legislativa e câmaras municipais. 

A reunião serviu para avaliar as políticas públicas realizadas em parceria entre prefeituras e governo desde o início do ano e traçar novos planos de desenvolvimento para os próximos meses. Durante o evento também foram discutidos o andamento da aplicação do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Grande Recife e o projeto de Monitoramento Ambiental Integrado do litoral pernambucano.  

De acordo com João Paulo, a reunião do Conderm é importante porque reúne todas as esferas públicas para buscar alternativas de enfrentamento aos problemas urbanos. “Temos que tomar as decisões de forma conjunta. Isso é um espaço democrático para ouvir propostas e avaliá-las”, observou o prefeito. Na opinião dele, o reordenamento dos toyoteiros ajudou a disciplinar o trânsito da Região Metropolitana. “Com essa medida, firmamos o compromisso de manter um sistema de transporte público que atenda a toda a população”, completou.  

Para Eduardo Campos, a delimitação territorial dos toyoteiros no Grande Recife vai facilitar a abertura de novos terminais integrados para passageiros de ônibus. “Queremos que eles tenham acesso à Região Metropolitana pagando a tarifa mais baixa. Por isso decidimos limitar a entrada dos toyoteiros até Tiúma, pois estamos construindo um novo terminal na Caxangá”, explicou o governador.

Durante a reunião, o secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, ainda apresentou as operações de combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue), desenvolvidas com as 14 cidades do Grande Recife. “Temos que manter o alerta contra a doença até setembro, quando termina o período chuvoso. Essa integração com as prefeitura é essencial para não manter os casos sob controle”, argumentou. 

O assessor especial do Governo para o Pacto pela Vida, José Luiz Ratton, também fez explanação sobre o projeto. “Conseguimos reduzir em 7% o número de homicídios no Estado. Para baixar mais ainda, temos que contar com a ajuda permanente dos prefeitos do Grande Recife”, ressaltou. Ao término da reunião, foi redigido um relatório com novas propostas que serão avaliadas no próximo encontro do Conderm, previsto para ocorrer no próximo mês.

Og Fernandes - A pedido de João Paulo e Eduardo Campos, o Conderm também aprovou voto de cumprimento para o desembargador e atual presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Geraldo Og Niceas Marques Fernandes, escolhido para ser um dos novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O magistrado teve o nome aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir de uma lista quádrupla decidida pelo pleno da corte. Há dez anos que um pernambucano não era indicado para o cargo. "É um reconhecimento para o nosso Estado e para todos os pernambucanos", pontuou o prefeito.

Matérias Relacionadas
- Campanha Doação Cidadã recebe doações da Emlurb
- João Paulo participa de audiência da CCJ em Brasília
- Prefeito participa do lançamento da Política de Desenvolvimento Produtivo do BNDES
- Prefeitura anuncia plano de varredura da dengue
- Prefeito recebe membros do Partido Comunista Português


Enviar    Imprimir