Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ORQUESTRA SINFÔNICA LOTA TEATRO DE SANTA ISABEL

O público lotou o Teatro de Santa Isabel, na noite da última terça-feira (27), para assistir ao Concerto ao Pôr-do-sol da Orquestra Sinfônica do Recife. Na ocasião, o professor aposentado do Conservatório Pernambucano de Música, José de Barros Chagas, recebeu uma homenagem pelos 40 anos dedicados à orquestra. "É uma sensação de dever cumprido", disse. A programação foi aberta com "Sinfonia 41", de Mozart, e em seguida, com "O Glória", de Antônio Vivaldi. A regência foi do maestro Osman Giuseppe Gioia.

O concerto teve início às 19h e durou uma hora. "A idéia é criar um novo horário para trazer um público mais diversificado, como estudantes e idosos. As pessoas saem do trabalho e curtem um happy hour musical", analisou Osman Giuseppe. A Sinfonia Nº. 41 em dó maior, também conhecida como "Júpiter" e composta em 1788, abriu a programação da noite. O público conferiu quatro movimentos: Allegro vivace, Andante cantabile, Menueto & Trio e Allegro molto. Cerca de 40 músicos subiram no palco para executar a obra que representa a apoteose de Mozart.

Em seguida, foi a vez de uma das mais importantes obras barrocas, "O Glória", executada em conjunto com o Coro Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Coro Contracantos, reunindo mais de cem cantores que acompanharam os corais e os solistas sopranos Rosemary Carlos e a mezzo-soprano Vírginia Cavalcanti. A obra inicia com contundentes acordes que levam o público ao universo vivaldiano. O "Et in terra pax" interpretado também pelo coro, transporta a um cenário completamente diferente; o tom melancólico. O "Laudamus te", dueto de sopranos, é exemplo da genialidade e fertilidade de Vivaldi.

Para o aposentado José Malta de Sá, a qualidade musical é uma marca da orquestra. "Gostei muito do espetáculo. O horário é muito conveniente e interessante. O nível é muito bom de execução das músicas", afirmou. As próximas apresentações acontecem nos dias 10 e 11 de junho, às 20h, quando será apresentada a série de Concerto Noturno. A série de Concerto ao Pôr-do-sol acontece no dia 18 de junho às 18h30, no Teatro de Santa Isabel. A entrada é gratuita, mas é preciso adquirir os ingressos uma hora antes dos espetáculos na bilheteria do teatro.

Matérias Relacionadas
- Banda Sinfônica homenageia Frank Sinatra em concerto
- Alunos da Escola Novo Pina assistem espetáculo de teatro
- Porto das Letras aborda "O Escritor, o Rascunho e o Borrão da Imprensa Literária nos Dias Atuais"
- Festival de Esquetes do Recife acontece nesta quinta e sexta-feira no Apolo
- Coral Edgard Moraes comemora 20 anos com grande espetáculo no Santa Isabel


Enviar    Imprimir