Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

CD DUPLO 100 ANOS DE FREVO VENCE PRÊMIO TIM DE MÚSICA


O CD Duplo 100 anos de Frevo - É de Perder o Sapato!, realizado pela Prefeitura do Recife, venceu o Prêmio Tim de Música, a mais importante premiação do gênero no país, na categoria Melhor Projeto Especial. A cerimônia aconteceu no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, na noite da última quarta-feira (28), e contou com a presença da secretária de Gestão Estratégica e Comunicação e coordenadora do Projeto 100 Anos do Frevo, Lygia Falcão, do produtor do disco Carlos Fernando, que recebeu o prêmio, além de vários artistas e músicos.

A coletânea, que possui dois CDs - sendo o número 1 instrumental e o número dois cantado - concorreu ao prêmio ao lado dos discos Lanny Duos, de vários artistas, do produtor Glauber Amaral (Barravento Artes), Sassaricando e o Rio Inventou a Marchinha, de vários artistas, do produtor Luis Felipe de Lima (Biscoito Fino). Para a secretária de Gestão Estratégica e Comunicação, o frevo recebeu o reconhecimento merecido. "O prêmio é uma grande alegria e satisfação para nós que lançamos o disco no ano centenário do frevo com a participação de grandes artistas pernambucanos. O frevo foi colocado entre o que há de melhor na música brasileira e no patamar de reconhecimento que ele merece", disse Lygia.

Para fazer a direção musical e artística do CD, a Prefeitura do Recife confiou a missão a Carlos Fernando, responsável pela revitalização do ritmo no início dos anos 80, com a organização de uma série de discos intitulada Asas da América. O produtor não escondeu a alegria de receber o prêmio e parabenizou a Prefeitura do Recife pela realização de um projeto tão importante em homenagem ao ritmo pernambucano. A Biscoito Fino foi responsável pela gravação do CD duplo.

Os arranjos ficaram nas mãos de notáveis maestros pernambucanos: Clóvis Pereira, Spok e Edson Rodrigues. Os grandes clássicos do ritmo, que são a marca do Carnaval pernambucano, foram gravados por 19 artistas entre os quais Lenine, Maria Bethânia, Silvério Pessoa, Vanessa da Mata, Maria Rita, Luiz Melodia, Claudionor Germano e Gilberto Gil, que imprimem suas vozes em 17 faixas do CD "Cantado". O outro é composto por 14 frevos instrumentais consagrados, como Última Dia, de Levino Ferreira; Frevo da Meia Noite, de Clóvis Pereira e Passo de Anjo, de João Lira. A Spok Frevo Orquestra faz a base para 12 faixas do CD cantado e no intrumental participa integralmente.

Para o repertório, Maria Bethânia escolheu Frevo nº1, de Antônio Maria; Ney Matogrosso interpreta Me Segura Senão eu Caio (J. Michiles), além de Vanessa da Mata, que não abriu mão de interpretar um dos seus frevos favoritos, De Chapéu de Sol Aberto, composto por Capiba. Gilberto Gil canta Micróbio do Frevo, de Genival Macedo; e Edu Lobo, Frevo Diabo, composto por ele em parceria com Chico Buarque.

Luís Melodia interpreta Último Regresso, de Getúlio Cavalcanti; e Geraldo Azevedo, Tempo Folião, dele e de Carlos Fernando. A coletânea conta ainda com as vozes de Alceu Valença, com Homem da Meia Noite, composição dele e de Carlos Fernando; Silvério Pessoa, com Atrás do Trio Elétrico, de Caetano Veloso; e Lenine com Energia, do parceiro de composições Lula Queiroga. Completam o disco, Antônio Nóbrega, com Evocação nº 1, clássico de Nelson Ferreira; Geraldo Maia com Frevo nº 3, de Antônio Maria; e Claudionor Germano, com Madeira que Cupim não Rói, outro clássico do frevo, do mestre Capiba.

Elba Ramalho empresta sua voz para Frevo Rasgado (Bruno Ferreira e Gilberto Gil) e Nena Queiroga, junto a Vanessa Oliveira, Lígia Miranda e Rosana Simpson, interpretam Aurora de Amor (Maurício Cavalcanti) e Bom Danado (Luis Bandeira). A cantora Maria Rita escolheu o frevo Valores do passado, de Edgard Moraes.

No CD instrumental, junta-se ao naipe de arranjadores, fazendo uma participação especial, o maestro Duda na faixa Nilinho no Passo, composta pelo próprio.

Nesta sexta edição, 768 CDs e 114 DVDs foram inscritos no Prêmio Tim de Música. Desses, 104 foram selecionados em 16 categorias, que foram de melhor disco infantil ao fulltrack. Para analisar os trabalhos, o Prêmio formou um grupo de 20 jurados, composto por críticos, jornalistas e músicos. Entre eles, Davi Moraes, Daúde, Ana Costa, Donatinho, Marcelo Camelo, Dé Palmeira, Lucinha Lins e Charles Gavin.

CD Duplo 100 anos de frevo - É de Perder o Sapato!

Repertório CD cantado:

Micróbio do Frevo (Genival Macedo), na voz de Gilberto Gil;
Frevo nº 1 (Antônio Maria), na voz de Maria Bethânia;
Energia (Lula Queiroz), na voz de Lenine;
Valores do Passado (Edgard Moraes), na voz de Maria Rita;
Homem de Meia Noite (Carlos Fernando / Alceu Valença), na voz de Alceu Valença;
De Chapéu de Sol Aberto (Capiba), na voz de Vanessa da Mata;
Tempo Folião (Carlos Fernando / Geraldo Azevedo), na voz de Geraldo Azevedo;
Frevo Rasgado (Gilberto Gil / Bruno Ferreira), na voz de Elba Ramalho;
Me Segura se Não eu Caio (J. Michiles), na voz de Ney Matogrosso;
Último Regresso (Getúlio Cavalcanti), na voz de Luiz Melodia;
Frevo Diabo (Edu Lobo / Chico Buarque), na voz de Edu Lobo;
Atrás do Trio Elétrico (Caetano Veloso), na voz de Silvério Pessoa;
Frevo nº3 (Antônio Maria), na voz de Geraldo Maia;
Bom Danado (Luiz Bandeira / Ernani Seve), na voz de Nena Queiroga;
Madeira que Cupim não Rói (Capiba), na voz de Claudionor Germano;
Evocação nº1 (Nelson Ferreira), na voz de Antonio Nóbrega;
Aurora de Amor (Romero Amorim / Maurício Cavalcanti), na voz de Lígia Miranda, Nena Queiroga, Rosana Simpson e Vanessa Oliveira.

Repertório CD Instrumental:

Três da Tarde (Lídio Macacão) – arranjo Spok;
Aninha no Frevo (Clóvis Pereira) – arranjo Clóvis Pereira;
Frevo da Meia Noite (Clóvis Pereira) – arranjo Clóvis Pereira;
Duas Épocas (Edson Rodrigues) – arranjo Edson Rodrigues;
Luzia no Frevo (Antônio Sapateiro) – arranjo Edson Rodrigues;
Mordido (Alcides Leão) – arranjo Spok;
Último Dia (Levino Ferreira) – arranjo Spok;
Nilinho no Passo (Duda) – arranjo Duda;
Duda no Passo (Senô) – arranjo Clóvis Pereira;
Gostosão (Nelson Ferreira) – arranjo Edson Rodrigues;
Passo de Anjo (João Lira/Spok) – arranjo Spok;
Freio a óleo (José Menezes) – arranjo Edson Rodrigues;
Cabelo de Fogo (Nunes) – arranjo Spok;
Fantasia Carnavalesca (Matias da Rocha / Joana Batista).
Matérias Relacionadas
- Prefeito prestigia homenagem a Romário Dias
- Diretoria do Real Hospital Português faz visita ao prefeito
- João Paulo recebe o cônsul-geral da França no Nordeste
- Servidores municipais recebem pagamento antecipado
- Músicos pernambucanos homenageiam prefeito João Paulo


Enviar    Imprimir