Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SPA DAS ARTES 2008

Considerado um dos mais importantes encontros de intervenção e ação urbana nas artes visuais do País, o SPA das Artes continua com fôlego para se reinventar. Nesta sétima edição, que acontece entre os dias 7 e 14 de setembro, algumas novidades do evento apontam para uma maior preocupação com a produção e formação de público. Além das bolsas de incentivo à produção, foram oferecidas bolsas de incentivo à residência artística, com o propósito de ativar novos circuitos.

Outra novidade, diz respeito à programação de exposições descentralizadas. Essa ação foi organizada por uma equipe de artistas articuladores, convidados pela coordenação do SPA. As exposições acontecerão nas seis Regiões Político - Administrativas (RPAs) da cidade, com abertura, no mesmo dia do SPA, em 7 de setembro. Nesta data encerra-se a Semana de Fotografia do Recife. Num ato inédito, haverá uma ação integrada à programação, deixando evidente a interface existente entre as artes visuais. Na ocasião, serão lançados a ReviSPA  e o Mapa das Artes 2008.

O SPA das Artes, este ano, volta a acontecer durante uma semana, entre os dias 7 e 14 de setembro. Com a proposta de ser um grande encontro, a abertura do SPA das Artes Recife’08 será marcado pelo encerramento da Semana de Fotografia do Recife que, num ato inédito, terá uma ação integrada à programação mostrando a interface existente entre essas duas linguagens artísticas.  Como de praxe, a noite ainda terá a distribuição do Mapa das Artes 2008 e lançamento da ReviSPA.

Na programação completa, cerca de 100 atividades previstas. Como nas edições anteriores, nomes expressivos do cenário nacional e internacional das artes plásticas aportaram na cidade. Entre tantos nomes de peso que já participaram do Spa das Artes, o da espanhola Mônica Carballas, licenciada em Belas Artes pela Universidade de Salamanca e Mestre em Museografia pela Universidad Complutense de Madrid, coordenadora, desde 2000, das exposições do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía; Kevin Power  (ES), catedrático da Literatura Norte-americana, ex sub-diretor do Museu Reina Sofia, de Madri, co-curador da Bienal de Valencia; curador de mostras de James Lee Byards, Juan Usle, Pablo Palazuelo, Jonathan Lasker, entre outros artistas; a dupla de artistas Maurício Dias (RJ) e Walter Riedweg (RJ), dois grandes nomes do vídeo arte no Brasil e exterior, com trabalhos apresentados em bienais de Veneza, Xangai, São Paulo, Liverpool, Havana e México e Joel Girard (FR).

Mapa das Artes Visuais – Criada para ter validade de dois anos, a publicação ganhará atualização dos dados.  Como o nome sugere, o Mapa tem objetivo de funcionar como uma espécie de guia da produção cultural da cidade do Recife. O seu conteúdo faz um registro da cadeia produtiva das artes visuais, reunindo mais de 200 tópicos mapeados, entre indicações sobre artistas plásticos e seus ateliês, grafiteiros, videastas, fotógrafos, espaços expositivos e instituições que oferecem cursos e oficinas; além de fornecedores de materiais e serviços. O Mapa tem distribuição gratuita, durante todo o ano, nos principais pontos culturais e turísticos da capital. Como não funciona como agenda, a edição dá conta da “cadeia produtiva” da cidade sem precisar ser reeditado a cada edição do SPA.

Já a ReviSPA, a revista do SPA, é um importante instrumento de registro e difusão da memória do SPA. A publicação tem a proposta de servir como veículo para a discussão do campo da arte, aberto às reflexões e necessidades que norteiam os artistas do Recife, inseridos, também, num contexto nacional.

Para saber mais informações do SPA das Artes, basta acessar o site www.spadasartes.com  .


Enviar    Imprimir