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PORTO DO RECIFE CHEGA AOS 90 ANOS DE OPERAÇÕES COMERCIAIS

Um dos pilares do desenvolvimento econômico da cidade, o Porto do Recife chega aos seus 90 anos, comemorados, na manhã desta sexta-feira, no Armazém 12, Bairro do Recife. A data, 12 de setembro, marca entrada em operação comercial do Porto do Recife, ocorrida em 1918. A solenidade contou com a presença do coordenador de Gestão Estratégica da Prefeitura do Recife, Hercílio Maciel, representando a Prefeitura do Recife; do presidente do Porto do Recife, Alexandre Catão; do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho e do deputado federal, Inocêncio Oliveira.

O processo de modernização do Porto do Recife, que compreende a construção de um Terminal Marítimo de Passageiros, com capacidade para atender até mil pessoas por navio, a dragagem do cais e a recuperação das vias de acesso, são os grandes motores para a nova etapa no processo de crescimento econômico. A dragagem, a primeira em mais de 20 anos, ampliará a profundidade do porto de nove para 11,5 metros. Com isso, o porto estará apto a receber embarcações de maior porte e reduzir o preço do frete para cargas embarcadas e desembarcadas em até 30%. A publicação do edital para o processo de dragagem ainda será lançado.

Esses investimentos alçarão o Porto do Recife a um novo papel dentro da economia da cidade, como destacou Fernando Bezerra Coelho. “O Porto do Recife segue em busca de seu novo perfil, com um papel relevante no turismo e no movimento de cargas. Pernambuco está passando por grandes transformações e o Porto estará dentro desse grande crescimento do estado”, comentou o secretário, lembrando que Pernambuco apresentou, neste primeiro semestre, uma taxa de crescimento médio de 7,5%, superior à nacional. De acordo com o presidente do Porto, Alexandre Catão, “todos os esforços foram feitos para que a dragagem fosse uma realidade, além da recuperação da parte terrestre, com financiamentos do Governo Federal, e aquisição de duas novas balanças, o que irá aumentar o controle das cargas e caminhões que passam pelo Porto”, relatou.

Hercílio Maciel frisou o papel do Porto para a economia local, sendo estratégico para o desembarque de cargas que abastecem o município e ainda outras cidades do Nordeste. “Além de projetar o Recife, o Porto é de fundamental importância para o turismo da cidade, pois apenas em 2007 desembarcaram aqui mais de 40 mil visitantes”, comentou.

História - Datam de 1815 as primeiras iniciativas para a realização de melhoramentos no antigo ancoradouro do Recife. No decorrer do século XIX foram elaborados diversos projetos, sem que a execução prosperasse. Somente em 1º de julho de 1909, com a publicação do Decreto nº 7.447, a empresa Societé de Construction du Port de Pernambuco foi autorizada a construir as novas instalações, compreendendo 2.125m de cais e três armazéns.

Através dos decretos nºs 14.531 e 14.532, ambos de 10 de dezembro de 1920, ficou definida a transferência da concessão do porto para o governo estadual, que deu prosseguimento às obras da sua implantação, concluindo mais cinco armazéns, um galpão e começando o prolongamento do cais. Essa concessão foi revista e aprovada pelo Decreto nº 1.995, de 1º de outubro de 1937, e encampada, posteriormente, pelo Decreto nº 82.278, de 18 de setembro de 1978, pela Empresa de Portos do Brasil S.A (Portobrás), extinta em 1990, passando o Porto do Recife à administração da União até maio de 2001.

A partir de 1º de junho de 2001, através do Convênio de Delegação nº 02/2001, firmado entre o Governo do Estado de Pernambuco e a União Federal passa a administração e exploração do Porto Organizado do Recife a ser realizada pelo Estado de Pernambuco por intermédio da empresa Porto do Recife S/A.

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