Emlurb     Prefeitura inicia obra de drenagem na Cidade Universitária Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Emlurb

PREFEITURA INICIA OBRA DE DRENAGEM NA CIDADE UNIVERSITÁRIA

Lú Streithorst
PCR fez um estudo técnico do trecho mais crítico
Lú Streithorst
22 poços foram abertos para o receber água

A Prefeitura do Recife vai eliminar mais um ponto crítico de drenagem na cidade. Desta vez a área beneficiada será a avenida Acadêmico Hélio Ramos, no limite entre a Várzea e a Cidade Universitária, por trás da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A intervenção acaba de começar e deve durar 40 dias, com investimentos de R$ 90 mil, recursos próprios do município.

Para acabar com o transtorno a moradores, estudantes e comerciantes, a Prefeitura fez um estudo técnico do trecho mais crítico, situado na calçada do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Foi identificado que parte das tubulações por onde escoam as águas da área estavam danificadas e dentro do terreno da universidade, o que dificultava o trabalho de manutenção.

A solução encontrada para corrigir o sistema foi aumentar o diâmetro dos tubos da galeria, de 40 cm para 60 cm. Também foram abertos mais 22 poços para o recebimento das águas. E por fim, a tubulação deixará de cortar a área interna da UFPE e ficará embaixo do passeio, na parte externa. Com isso, além de aumentar o fluxo das águas nas galerias, o trabalho de limpeza e manutenção da rede será facilitado.

Segundo o diretor de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernando Melo, a obra faz parte das ações da PCR para melhorar o sistema de drenagem da cidade. “Estamos requalificando a rede de drenagem da cidade. Só neste ano investiremos R$ 11,8 milhões na manutenção dos canais, canaletas e galerias. São obras importantes para infra-estrutura da cidade e para o conforto da população”, ressalta.

Solução – Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura tem promovido várias intervenções nos pontos críticos de drenagem. Entre as principais intervenções, destacam-se as obras que combateram alagamentos na rua das Calçadas; rua do Nogueira, em São José; rua Guilherme Pinto, no Derby; rua Giriquiti, na Boa Vista, e rua Zumbi dos Palmares, em Roda de Fogo, além de ações mais complexas como o microrreservatório do Espinheiro e a drenagem forçada, no encontro das avenidas Recife e Dom Hélder Câmara.

- Prefeitura prepara cemitérios para Dia de Finados
- Prefeitura conclui obra no Cais José Estelita
- Recife ganha Jardim Botânico revitalizado
- Espaço de preservação ambiental ganha jardim sensorial