Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

TEATRO, MÚSICA E EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO NO MURILO LA GRECA

Estimular a reinserção social, enfatizando o fortalecimento da auto-estima, os contatos sociais e a geração de renda. Com base nesses objetivos, o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo da Prefeitura do Recife, promove a 2ª Exposição de Artes e Artesanato (CPTRArtes). O evento acontece nesta quarta (26) e quinta (27), das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h, no Museu Murilo La Greca (rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim). Quinze usuários do CPTRA que estão em tratamento e participam das oficinas de arte irão expor e vender os seus quadros, esculturas, bonecas e outros artesanatos.

A exposição ficará montada no galpão de artes do museu, onde os visitantes poderão conferir os trabalhos e adquiri-los. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para os próprios usuários na compra dos materiais de produção das peças. “Nossa intenção é estimular a autonomia deles, além do regaste da cidadania, dos vínculos sociais e despertar a motivação à criatividade”, explica a gerente de Redução de Danos da Secretaria Municipal de Saúde, Melissa Azevedo.

Desde a criação do Programa Mais Vida, em 2003, que busca minimizar os efeitos negativos do consumo abusivo de álcool, fumo e outras drogas, que os Centros de Apoio Psicossocial da Prefeitura (CAPSad) vem lançando mão das oficinas terapêuticas como estratégia de reinserção social. “Nossa intenção é fortalecer cada vez mais a rede de economia solidária que sustente as ações de integração entre o usuário do serviço e a sociedade, promovendo cidadania e geração de renda”, explica Melissa.

Além da exposição, as atividades lúdicas e de lazer terão vez durante a mostra. Cinco usuários do serviço participam de uma montagem musical que acontece nesta quarta, às 15h, e quinta, às 10h. Ainda na quinta, às 10h e 15h, será a vez dos usuários mostrarem seus dotes cênicos. O grupo preparou um esquete de 20 minutos em que será encenada a peça teatral “Jesus: Essa História Você já Viu?”, que conta a história de um homem e sua luta para deixar a dependência do álcool e do cigarro, passando pelos momentos de tentação diante do convívio social. A montagem é uma metáfora à vida de Jesus, uma figura santificada, mas que desta vez será apresentada como um homem comum. A peça é composta por três usuários do tratamento intensivo e um do semi-intensivo. O teatro faz parte das oficinas terapêuticas que funcionam no CPTRA.

Histórico – O CPTRA foi criado, em dezembro de 1990, como hospital do Estado, sendo municipalizado, em 2004. A partir de então, a unidade tornou-se referência no tratamento para álcool, fumo e outras drogas na zona Noroeste do Recife. Hoje, o centro atende em média a 136 pessoas por mês, funcionando na avenida Conselheiro Rosa e Silva, 2.130, na Tamarineira.

Matérias Relacionadas
- Comunidade festeja Consciência Negra e ampliação de Centro Público
- João Paulo acompanha obras da Casa de Pernambuco em Portugal
- Prefeito antecipa salários dos servidores para esta quarta
- Madalena e Torre recebem campanha da coleta seletiva
- Prefeito anuncia programação natalina
- João Paulo recebe chefe de gabinete do Ministério da Justiça
- Prefeito recebe medalha do bicentenário da Justiça Militar
- Programas da PCR são referências para outros países
- Prefeito é homenageado em visitas aos servidores da PCR
- Caranguejo Tabaiares comemora a Consciência Negra
- João Paulo recebe homenagem em Caruaru
- 13 de Maio recebe Exposição Direitos Humanos nos Parques
- Clube Bela Vista é mais uma opção de turismo na comunidade
- Prefeito anuncia novas linhas de Transporte Complementar
- Prefeito se despede dos servidores de Turismo e Habitação
- PCR cria Gabinete de Gestão Integrada Municipal do Pronasci
- PCR apóia documentário sobre a Festa do Morro
- Prefeitura estende horário dos Mercados Públicos
- Prefeito recebe candidata do concurso Miss Brasil Comunidade
- Lygia Falcão prestigia lançamento de Silvério Pessoa


Enviar    Imprimir