Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MARACATU SOL NASCENTE ENSAIA COM NANÁ VASCONCELOS

Dando continuidade aos ensaios que vem realizando com os grupos de maracatu de baque virado da cidade, para a abertura do Carnaval Multicultural do Recife 2009, o percussionista Naná Vasconcelos estará, na noite desta sexta-feira (16), no bairro de Água Fria, comandando o ensaio com o Maracatu Sol Nascente. O encontro entre o artista e os batuqueiros será às 19h, em frente à sede do maracatu, que fica na rua Raul Pompéia, nº 462, em Água Fria, e será aberto ao público.

Desde o ano de 2001, o Maracatu Sol Nascente participa do encontro de maracatus comandado por Naná Vasconcelos. O ensaio desta sexta-feira, de acordo com o atual diretor da agremiação Ubiracy Ferreira, reunirá cerca de 35 jovens. Destes, 15 já se apresentaram no ano passado. Os demais participarão pela primeira vez do encontro de maracatus. “São garotos que já crescem em meio a isso aqui e a gente já coloca eles bem novinhos pra tocar. Outros, já adultos, são batuqueiros que vieram desde pequenos seguindo essa tradição”, disse Ubiracy. Ele também ressaltou que as toadas do Sol Nascente são originárias do período em que surgiu. “Nós cantamos as toadas tradicionais, próprias da época. Existem algumas coisas novas, mas ainda não iremos fazer agora”, adiantou.

O próximo encontro entre Naná Vasconcelos e o Maracatu Sol Nascente, além do Cambinda Estrela, Almirante do Forte e Axé da Lua, será no dia 30 de janeiro, na rua da Moeda, Bairro do Recife. O encontro de maracatus comandando por Naná Vasconcelos acontece desde 2001, no Marco Zero, no Bairro do Recife. Este ano, o evento irá reunir cerca de 400 batuqueiros de 14 nações diferentes, no dia 20 de fevereiro, e homenageará o povo Nagô, nas pessoas de Dona Santa, do Maracatu Elefante (mais antigo de Pernambuco) e Menininha do Cantuá, Ialorixá da Bahia.

O Maracatu Sol Nascente foi fundado no início do século XX, por descendentes de ex-escravos e se tornou uma herança familiar, passada de geração a geração, ao longo dos anos. Porém, por conta da intolerância religiosa que vigorou no período do primeiro governo de Getúlio Vargas, realizou seu último desfile no carnaval de 1937, devido às diversas perseguições sofridas. Após 50 anos, Ubiracy Ferreira, resolveu homenagear seus antepassados, revitalizando o Sol Nascente e colocando-o de novo nas ruas. “Por ter nascido no meio desse maracatu, de toda essa história, eu resolvi dar um presente pra mim, pros meus ancestrais e pra Recife, colocando o Sol Nascente pra brilhar novamente. Depois de três anos, já estávamos nos apresentando em países como Polônia, Bélgica e Espanha”, conta Ubiracy.


Serviço:
Ensaio do Maracatu Sol Nascente com Naná Vasconcelos
Sexta-feira (16), às 19h
Rua Raul Pompéia, nº 462 – Água Fria
Aberto ao público

Matérias Relacionadas
- Oficinas de frevo recebem novos alunos até o dia 30 de janeiro
- Inscrições para escolha do Rei Momo e Rainha prosseguem nesta sexta
- Continua inscrições para Porta-Estandartes, Mestres-Sala e Porta-Bandeiras
- Inscrições para Concurso de Passistas encerram na sexta
- Inscrições para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2009 prosseguem
- Concurso de Porta-Estandartes, Mestres-Sala e Porta-Bandeiras continua inscrevendo
- Inscrições para Concurso de Passistas do Carnaval 2009 continuam


Enviar    Imprimir