Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

PCR MONTA ESQUEMA ESPECIAL DE SERVIÇOS DURANTE O CARNAVAL

Durante os dias de carnaval não haverá expediente no edifício-sede Prefeitura do Recife, no bairro do Recife. Entretanto, a administração municipal montou um esquema especial de serviços e atividades para atender a população e turistas que estiverem aproveitando as festividades que acontecem em toda a cidade. Confira abaixo as ações oferecidas.

Limpeza Urbana - Para deixar os corredores da folia sempre limpos, a Prefeitura do Recife, por meio da Emlurb, montou um esquema especial de trabalho. Uma equipe de aproximadamente mil funcionários irá atuar na execução e fiscalização dos serviços de coleta, varrição, pintura de meio fio, entre outros. Todos os pólos sejam centralizados, descentralizados ou comunitários, contarão com mutirões de limpeza antes e após a folia, e ainda terão o reforço na varrição durante os eventos. O Centro da cidade terá um tratamento diferenciado com direito à lavagem com detergente e desinfetante nas vias mais tradicionais e históricas.

Saúde - A Secretaria de Saúde do Recife preparou um esquema especial para atender à população e conscientizar o folião sobre o consumo de alimentos, álcool, fumo e outras drogas, além garantir o bem-estar e diminuir a vulnerabilidade ao HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis durante o Carnaval 2009. Além da estrutura da rede municipal, haverá o reforço de 800 profissionais, que trabalharão em regime de plantão nos cinco dias da festa, nas mais diversas funções.

Já nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, dois postos de saúde estarão montados no Centro da cidade: um no Marco Zero (em frente ao Armazém 11) e outro na praça da Independência (mais conhecida como praça do Diario). Especificamente no sábado do Galo da Madrugada (21), haverá um reforço com mais duas unidades: na rua Floriano Peixoto (nas instalações da Csurb) e na rua do Sol (ao lado dos Correios), que funcionarão das 8h às 20h do Sábado de Zé Pereira. Também exclusivamente no dia do desfile do clube de máscaras, quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Recife) ficarão de prontidão nas praças da Independência e Sérgio Loreto e ruas do Sol e Floriano Peixoto.

O serviço de pronto-atendimento municipal será reforçado durante o Carnaval conforme a especialidade médica. Na área clínica, o folião poderá procurar as policlínicas Dr. Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Arnaldo Marques (Ibura) e Agamenon Magalhães (Afogados), além do Hospital Oscar Coutinho (rede conveniada). Em pediatria, o atendimento poderá ser feito nas policlínicas Amaury Coutinho, Barros Lima e Arnaldo Marques, nos hospitais pediátricos Helena Moura (Tamarineira) e Maria Cravo Gama (Afogados) e no Hospital Infantil Maria Lucinda (rede conveniada).

Em traumato-ortopedia, para procedimentos que não exijam sutura ou anestesia, a referência é para a Policlínica Amaury Coutinho e o Hospital Oscar Coutinho. Em obstetrícia, o encaminhamento é para a Maternidade Professor Bandeira Filho (Afogados), exclusivamente para casos de baixo risco, e as policlínicas Barros Lima e Arnaldo Marques. Se a demanda for em saúde bucal, a população deve procurar o Serviço Odontológico de Urgência (SOU) da Prefeitura do Recife, com unidades instaladas nas policlínicas Amaury Coutinho, Barros Lima, Agamenon Magalhães e Arnaldo Marques. As 18 viaturas do Samu Recife também vão estar de plantão, prestando atendimento pré-hospitalar por meio do telefone 192, assim como a ambulância aérea (helicóptero).

Prevenção à AIDS e outras DSTs - Em todas as noites da folia, funcionará um estande da Coordenação Municipal de DST/Aids na Central do Carnaval (Terminal Marítimo de Passageiros - Armazém 12), no Marco Zero, onde serão disponibilizados sachês de gel lubrificante e camisinhas masculinas e femininas. No local, ainda serão repassadas informações e orientações sobre serviços de referência para testagem e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, a Aids. Mais de um milhão de preservativos, lubrificantes, porta-camisinhas, porta-documentos, adesivos e bandanas serão distribuídos pela Saúde já a partir das prévias carnavalescas. A intenção da Secretaria é alcançar o maior público possível entre a população residente e flutuante no Carnaval 2009.

Trânsito – Além das atividades de interdição e monitoramento de trânsito, durante as prévias e o período de montagem das estruturas da festa de momo, a CTTU também monta um esquema especial de tráfego para o Galo da Madrugada. Durante a festa, 250 agentes municipais, que serão divididos por turno, estão preparados para realizar as intervenções e orientar os motoristas.

Madre de Deus - A CTTU irá interditar a rua Madre Deus, no domingo de Carnaval (22) até a Quarta-feira de Cinzas (25), sempre das 14h às 6h. A interdição desta rua tem o intuito de assegurar a melhor circulação de pedestres que se dirigem aos pólos do Marco Zero, Arsenal e outros. A Madre de Deus também servirá para facilitar o deslocamento de veículos de emergências e de utilidade pública como: Samu, Bombeiro, Resgate, Polícia e CTTU. É importante destacar que os carros não poderão se dirigir para aquela área, pois tanto a Madre de Deus como o Cais da Alfândega estarão interditados para a festa.

Rua da Moeda – Essa via sofreu intervenção, desde o dia 05/02, para viabilizar a montagem do palco onde acontece o Pré-AMP. O trecho que vai ser interditado é entre as ruas da Assembléia e Dona Maria César. A estrutura vai ficar localizada em frente à Secretaria de Planejamento do Estado, sendo então desativadas quatro vagas de estacionamento especial para a secretaria. O trânsito na área não vai sofrer transtornos, pois a intervenção vai ser pontual, ou seja, só vai interferir no espaço em que o palco será montado.

Pátio do Terço – No local, funcionará o Pólo Afro. A interdição é pontual por conta da montagem das estruturas, mas não trará impactos significativos ao trânsito. A desmontagem dessas estruturas deverá começar na Quarta-feira de Cinzas, dia 25 de fevereiro.

Praça do Arsenal – Nessa praça, será montado o Pólo das Fantasias e o Carnaval Infantil. As rotas alternativas para quem transita no local serão as ruas do Apolo e da Guia.

Controle Urbano - A Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) vai atuar na fiscalização e no controle urbano durante os dias de folia. Os técnicos irão verificar o uso irregular de imóveis no Bairro do Recife e das marquises no percurso do Galo da Madrugada. O licenciamento de eventuais equipamentos, como publicidade de patrocinadores e barracas para o comércio, também será observado. Cerca de mil pessoas serão mobilizadas para atuarem pela Dircon, no Carnaval 2009 do Recife.

Voluntariado - Para reforçar as ações da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente durante o Carnaval, a Diretoria de Voluntariado da Prefeitura do Recife mobilizará cerca de 50 pessoas. Os voluntários atuarão nos pólos carnavalescos do Bairro do Recife, desta quinta-feira (19) da Semana Pré-Carnavalesca até a Terça-feira de Carnaval (24).

Durante a campanha, serão distribuídos entre os foliões panfletos explicativos sobre a ação e o Disque 100, o telefone para denunciar os abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes, os números e endereços das delegacias especializadas, dos Conselhos Tutelares além dos locais para onde as vítimas devem ser encaminhadas.

Geração de Emprego e Renda - Durante os festejos do Carnaval Multicultural 2009, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Economia Popular Solidária, promoverá diversas ações de capacitação para artesãos e pequenos empreendedores que comercializarão produtos durante o período. Essas atividades integram uma política de desenvolvimento do artesanato e do comércio para fomentar a atividade econômica como uma importante fonte de receita e um poderoso instrumento de identidade cultural.

Entre os projetos desenvolvidos estão os Ateliês de Customização do Associativismo, que serão realizados no Paço Alfândega e na Central do Carnaval, no Terminal Marítimo de Passageiros, no Bairro do Recife; o Prodarte na Central do Carnaval, associando artesanato com o turismo através da inserção dos espaços de comercialização nos roteiros turísticos e a Comercialização de Comidas e Bebidas no Carnaval, preparando e organizando os pequenos comerciantes.

Mercados e feiras – Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, o Shopping Santa Rita, o Camelódromo, o Mercado de Frutas e o Mercado das Flores não vão funcionar. Nos outros dias o horário de atendimento é normal. Nesta sexta-feira (20), o pátio da feira de Casa Amarela será interditado para a montagem do pólo de carnaval e só retorna a funcionar na quinta (26). As demais feiras livres funcionam normalmente no horário das 6h às 18h.

Os mercados da cidade irão funcionar normalmente no sábado (21). No domingo (22), o horário é das 6h às 13h. Na segunda (23), o atendimento é normal, exceto os mercados de São José, Casa Amarela, que funcionam até as 13h. Na terça (24), o horários dos mercados é das 6h às 13h, com exceção do Cobal de Casa Amarela, que não irá abrir. Na quinta (26), todos os mercados voltam a funcionar normalmente.

Matérias Relacionadas
- Crianças se fantasiam e caem na folia
- PCR lança campanha de Combate ao Trabalho Infantil no Carnaval
- Feirinha do Prodarte oferece artigos de Carnaval
- Galo da Madrugada começa a ser montado
- João da Costa prestigia desfile do bloco Nem com uma Flor nesta quinta
- Montada estrutura para receber a imprensa durante o Carnaval
- Prefeitura amplia vagas de estacionamento durante o Carnaval
- PCR destaca proibição de espuminhas no Carnaval do Recife
- Prefeitura do Recife lança discos de orquestras itinerantes
- Prefeito participa do bloco Me Segura Senão Eu Caio
- Central do Carnaval oferece vários serviços aos foliões
- Prefeito e governador assinam convênio de parceria
- PCR apresenta planejamento especial para a Saúde no Carnaval
- Alimentação leve, hidratação e alongamento são as dicas para o Carnaval
- Rainha do Carnaval faz tratamento completo de beleza
- Oficina de adereços tem seu último dia
- PCR realiza ação preventiva no percurso do Galo da Madrugada
- Casa do Carnaval abre exposição sobre os homenageados
- Naná comanda ensaio geral com batuqueiros no Marco Zero
- Bloco Nem com Uma Flor sai nesta quinta


Enviar    Imprimir