Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

RECIFE LANÇA CAMPANHA DE ENFRETAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Foi num clima de muita festa e animação que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, promoveu, nesta quarta-feira (12), o lançamento da Campanha Municipal de Enfretamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. O ato, promovido no Hall de entrada do edifício-sede da PCR, no Cais do Apolo (Bairro do Recife), também serviu para parabenizar a cidade pela passagem do seu aniversário de 472 anos.

Para celebrar a data, um grupo de idosas realizou apresentações de dança, ao ritmo do autêntico estilo pernambucano como o frevo e a ciranda. Durante a atividade, uma equipe de servidores da secretaria promoveu a distribuição de fitinhas coloridas alusivas ao lançamento da campanha e ao Dia Nacional de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. Prestigiaram o ato de lançamento, a secretária de Diretos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo e o titular da Delegacia da Pessoa Idosa em Pernambuco, Eronildo Rodolfo de Farias.

A iniciativa da Prefeitura é chamar a atenção da população para esse problema sério que é a violência contra a pessoa idosa, atingindo um grande número de pessoas. “É com muita satisfação que damos início a essa campanha neste dia, quando comemoramos o aniversário do Recife. Contamos com o engajamento de todos, pois a luta pelos diretos humanos é uma missão de vida e não acaba nunca”, afirmou a secretária Amparo Araújo, durante sua fala para o público presente.

O delegado da Pessoa Idosa, Eronildo Rodolfo de Farias, destacou a problemática que atinge o segmento, que muitas vezes acontece dentro de suas próprias casas. “Sabemos que a violência contra os idosos está em todos os locais e para evitar isso é preciso debater o tema, levando-o para toda a sociedade. Todos devem se envolver e a delegacia, preocupada com a questão, é parceira da Prefeitura nesta ação”, disse o representante da polícia. “Recife é uma cidade pioneira em várias atividades, e uma delas é na formulação de políticas públicas que defendam os direitos da pessoa idosa. É nesse sentido que a Prefeitura, junto com os grupos de idosos e conselho, discutimos e levantamos questões construindo possibilidades para o segmento”, ressaltou a gerente da Pessoa Idosa da PCR, Alexandrina Medeiros.

Com 75 anos de vida, dona Maria do Carmo de Souza, não deixa que sua idade seja um impedimento para realizar atividades diárias. Pelo contrário, os afazeres do dia-a-dia são um estimulo que dá mais vontade de viver. Coordenadora do grupo de idosas Velha Guarda de Areias, ela realiza diversas tarefas que a estimula e a torna uma pessoa ativa. “Somos mais de 100 mulheres que realizam atividades de dança e trabalhos de artesanato, como crochê, pintura e a própria confecção das fantasias que utilizamos nas apresentações”, afirmou. Além da exibição do grupo de idosas, o lançamento da Campanha Municipal também contou o grupo Coco Chinelo de Iaiá e o Afoxé Omo Nilê Ogunjá.

Dados - Segundo dados fornecidos pela Delegacia do Idoso, em 2008, foram registradas 302 queixas de maus-tratos, ameaça e difamação contra a população acima dos 60 anos na Região Metropolitana do Recife. Notadamente a maioria contra mulheres idosas, 188 do total. Agressões físicas, verbal, humilhação, utilização indevida de terceiros de benefícios financeiros, negligência e abandono, são alguns exemplos de violência que podem ser praticadas contra as pessoas idosas. Nem todas ferem o corpo, mas todas deixam marcas.

Matérias Relacionadas
- PCR participa de Fórum da Igualdade Racial em Fortaleza
- Identidade Cidadã beneficia moradores do Alto José Bonifácio
- Seminário discute participação da mulher na política brasileira
- Prefeitura participa de solenidade na Assembléia Legislativa
- Projeto Direito à Memória e à Verdade - Recife
- PCR participa do Fórum da Juventude
- Prefeitura apóia evento sobre direitos humanos
- PCR participa de Semana Manoel Mattos de Direitos Humanos
- Inscrições para conselheiros tutelares começam nesta segunda-feira
- Professores participam de curso sobre Direitos Humanos
- PCR inicia atividades da campanha contra Exploração Sexual Infantil
- PCR capacita professores sobre o tema Direitos Humanos
- PCR participa de seminário sobre Disque Denúncia Nacional
- Voluntários são capacitados sobre temas relacionados aos Direitos Humanos
- Secretária participa de inauguração no Espaço Cultural Dom Helder
- Voluntariado recebe capacitação em Direitos Humanos
- Fórum de Negros e Negras realiza segundo encontro
- Fórum Temático de Negros e Negras realiza mais um encontro
- PCR entrega documentos no Ibura
- Identidade Cidadã beneficia moradores de Santo Amaro


Enviar    Imprimir