Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

SOBREVOO AJUDA A COMBATER A DENGUE E A IDENTIFICAR PONTOS CRÍTICOS NOS MORROS

Lajes com água acumulada, piscinas abandonadas e caixas d’água descobertas. Essas foram as principais situações observadas pelos técnicos da saúde da Prefeitura do Recife para proliferação do mosquito da dengue nos quatro sobrevoos realizados na manhã desta quinta-feira (16) pela cidade. A ação, que identificou também pontos de riscos em áreas de morro do Recife e canais e galerias, envolveu as secretarias de Saúde, Planejamento Participativo e Serviços Públicos dentro do Plano de Combate à Dengue e da Operação Inverno 2009.

Esta é a primeira vez que a Prefeitura realiza voos panorâmicos para identificação das áreas de risco de proliferação do Aedes aegypti. Os bairros de Jordão, Ibura, Boa Viagem e Pina, na zona Sul da cidade, foram priorizados por serem áreas de maior infestação do mosquito da dengue conforme o último levantamento realizado pela Secretaria de Saúde. Dois helicópteros foram usados para o trabalho, sendo um deles da Polícia Rodoviária Federal, que disponibilizou o equipamento especialmente para esse trabalho do município.

Durante a ação, os técnicos filmaram e fotografaram as áreas de risco desses quatro bairros. Além disso, as coordenadas geográficas desses pontos foram marcados por meio de GPS (Sistema de Posicionamento Global) para posterior identificação no mapa. “O sobrevoo ajuda o nosso trabalho porque conseguimos ter uma visão aérea da situação da cidade para localizar no mapa as áreas de maior vulnerabilidade. Os reservatórios de água destampados ou mal tampados e as piscinas abandonadas são uma preocupação da secretaria porque favorecem ao mosquito da dengue depositar seus ovos. Por isso, estamos reforçando o combate à dengue neste período do ano, com a ocorrência das chuvas, em que os casos costumam aumentar”, diz a diretora de Atenção à Saúde do Recife, Bernadete Perez.

Após identificados os imóveis, equipes da secretaria irão por terra realizar uma vistoria in loco a fim de orientar os moradores dessas residências sobre os cuidados que precisam ser tomados. “O acúmulo de água em lajes como forma de resfriar as residências oferece um risco iminente para a proliferação do mosquito. Por isso, vamos nas fiscalizações conscientizar a população para que façam a sua parte. Caso os imóveis estejam abandonados, ou sejam, de difícil acesso, lançaremos mão de outras estratégias, como o apoio do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária nas inspeções para tratamento e/ou eliminação de possíveis focos”, informa o gerente do Programa de Saúde Ambiental, Otoniel Barros.

Pontos de risco - O segundo voo realizado teve o objetivo de observar áreas de risco em morros do Recife. O secretário de Planejamento Participativo, Amir Schvartz, e a técnica da Codecir, Neide Lima, sobrevoaram a zona Norte do Recife, mais especificamente, os bairros da Guabiraba, Vasco da Gama e Dois Unidos. Durante o voo foram percebidas situações como a presença de construções irregulares e a necessidade de substituição de lonas plásticas em alguns locais. Também foi constatada a eficácia de ações já realizadas pela Prefeitura do Recife nesses locais.

O secretário Amir Schvartz, destacou a importância da iniciativa de hoje. Segundo ele, a visão panorâmica permitiu uma análise mais ampliada da região. “Com o voo, pudemos observar melhor algumas situações em locais que são de difícil acesso por terra. Muitas pessoas ainda insistem em cortar barreiras em locais indevidos e a realizar construções irregulares nesses espaços. Vamos agora, fazer um balanço do que foi detectado para incluir àquelas possíveis localidades que não estavam previstas, em nosso planejamento da Operação Inverno”, destacou.

 

Matérias Relacionadas
- João da Costa assume Regional Pernambuco na FNP
- Secretarias municipais expõem programas para estudantes da UFRPE
- PCR inicia projeto de educação patrimonial no Sítio Trindade
- Desemprego diminui em Recife neste ano
- Prefeito faz balanço sobre os 100 dias de governo
- Sobrevoo identifica áreas de risco da dengue e de morros
- Ano da França no Brasil começa neste mês
- 100 dias de governo Cumprindo os compromissos com o povo do Recife
- Prefeito participa da posse do novo presidente do TRE-PE
- PCR inaugura nova sede da Escola Municipal Padre Antônio Henrique
- Prefeito anuncia obras e ações dos 100 dias de governo em coletiva
- Bibliotecas da Prefeitura do Recife são abertas ao público
- Prefeito recebe executivos da Oi
- João da Costa se despede de Carlos Wilson
- João da Costa confirma Wellington Batista para Emprel
- Crianças festejam Páscoa na creche municipal
- Prefeitura inicia regularização fundiária em Brasília Teimosa
- Servidores têm expediente especial na Semana Santa
- Feira de artesanato até hoje no térreo da PCR
- PCR inicia regularização fundiária em Brasília Teimosa


Enviar    Imprimir