Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ALUNOS DA ESCOLA SÍTIO DO BERARDO REALIZAM RECITAL DE POEMAS

A poesia tomou conta da Biblioteca Popular de Afogados, nesta sexta-feira (29). Cerca de 80 crianças, entre seis e sete anos (1º e 2º ano do 1º ciclo), estudantes da Escola Municipal Sítio do Berardo, localizada no bairro do Prado, participaram de um recital de poemas. Os alunos foram divididos em dois grupos e realizaram a atividade em dois horários, às 9h e às 14h, mostrando que estão com a poesia na ponta da língua, ao interpretar e dramatizar oito poemas infantis de nomes consagrados da literatura brasileira, como Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes e Cecília Meireles.

A atividade faz parte do projeto ‘Viajando pela Leitura’, que é realizado pela escola toda última sexta-feira do mês, reunindo seus alunos na Biblioteca Popular de Afogados para atividades ligadas à literatura. Segundo a assistente de direção e professora da unidade, Cláudia de Vasconcelos, ao longo de cada mês, uma temática específica é desenvolvida com as crianças, tendo no recital o ponto alto do projeto. “Essa já é uma prática da escola. Desde pequenos eles vão escutando e conhecendo poesias e histórias. Isso acaba despertando o interesse e a motivação dos meninos”, explicou Cláudia, destacando que a obra dos autores escolhidos – Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes e Cecília Meireles – encontra uma maior identificação das crianças. “São poemas muito musicados, com ritmo. Então, eles mesmos já identificam e escolhem quais as obras serão recitadas. A prática do dia a dia facilita essa escolha deles”, comentou.

A diretora da Biblioteca Popular de Afogados, Ana Maia, comemora a aproximação promovida entre as crianças e o universo literário. “Aí é que está a educação. Esse estímulo à leitura colabora na formação dessas crianças, que ainda estão sendo alfabetizadas e já entram em contato com essa descoberta de poemas de grandes autores. Neste sentido, a biblioteca está de portas abertas sempre, pois ela é uma continuidade da sala de aula”, declarou.

Na programação, os alunos apresentaram os poemas “As borboletas” e “A Cachorrinha” (Vinícius de Moraes), “Rondó do Capitão”, “Irene no Céu” e “Menino Doente” (Manuel Bandeira), “O banquete” (Roseana Murray), “Quadra três” (Cecília Meireles) e “Moleque” (Solano Trindade). As crianças também ilustraram os poemas com desenhos e cartazes, participaram de brincadeiras com as palavras, e da contação da história “Os três porquinhos e o lobo mau”.

Matérias Relacionadas
- Alunos do Arco de Esporte e Lazer do ProJovem realizam ação em asilo do Arruda
- Alunos de seis e sete anos promovem recital de poesias
- Bolsa Escola Municipal recebe novos beneficiários
- Escola municipal recebe concerto-aula
- Estudantes prestam homenagem à memória do Padre Antônio Henrique
- PCR mantém pontos de avanço e vai continuar negociando com professores
- Educação realiza coletiva sobre paralisação dos professores
- Escola Municipal consegue 3º lugar no 1º dia do torneio de robótica
- PCR conclui formação continuada de coordenadores pedagógicos
- Alunos do ProJovem participam do Circuito de Comedoria de Mercado
- Prefeitura inicia aulas gratuitas de Informática e Cidadania
- PCR promove tarde cultural no Teatro de Santa Isabel
- Teatro de Santa Isabel recebe beneficiários do Bolsa Escola
- PCR lança Corrida das Pontes nesta segunda
- Estudantes iniciam curso de preparação para o vestibular
- PCR abre vagas para cursos de informática
- PCR inicia projeto “Compromisso com a juventude no Recife”
- PCR atualiza cadastro dos beneficiários do Bolsa Família no Recife
- Recife sedia seminário sobre o Programa Nacional do Livro
- Escola João Pernambuco promove exposição de artes plásticas


Enviar    Imprimir