Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

PREFEITO E MINISTRO LANÇAM O PLANSEQ NO TURISMO

Alunos da turma do Planseq Bolsa Família no Turismo lotaram o auditório do Ilatec (Instituto Latino Americano de Tecnologia em Educação e Ciência), Madalena, na manhã desta sexta-feira (29), onde o prefeito do Recife, João da Costa, ao lado do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lançaram o Plano Setorial de Qualificação para Beneficiários do Bolsa Família. A solenidade foi prestigiada pelos secretários municipais Samuel Oliveira (Turismo), Karla Menezes (Assistência Social), Amir Schvartz (Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental), José Bertotti (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico), além dos assessores executivos cel. José Ramos (Assistência Social), e Carlos Braga (Turismo). Também estavam presentes, o secretário Estadual de Juventude e Emprego, Pedro Mendes, representando o governador Eduardo Campos, políticos de vários municípios brasileiros e empresários do segmento.

O turismo é um dos setores que mais vai crescer no Recife, os serviços modernos vão gerar renda e muitos empregos. Mas temos que pensar nas oportunidades para os garçons, para as camareiras, para os serventes. Por isso, fico feliz por estarmos iniciando e realizando um ato de capacitação, treinando a mão de obra dos integrantes do Bolsa Família”, disse o prefeito João da Costa. O secretário de Juventude e Emprego lembrou o bom momento pelo qual o Estado vem passando: “Pernambuco vem se solidificando e mudando a sua base econômica para industrial e a cada dia apresentar índices acima dos do País. Isso oferece maior geração de empregos”. Surpreendendo muitos dos presentes, o ministro Carlos Lupi mostrou que tem veia pernambucana quando puxou o frevo “Hino da Pitombeira”, e foi logo acompanhado por todos. Entusiasmado, ele pediu que os empresários se engajassem: “Precisamos arranjar oportunidade para quem quer trabalhar, afinal, nada mais representa a dignidade e a cidadania de um povo do que a carteira de trabalho”.

O Planseq Bolsa Família no Turismo é uma ação do Ministério do Trabalho, operacionalizado no Recife pelo Ilatec, com apoio da Prefeitura do Recife e o Trade Turístico. Participam, ainda, as secretarias de Assistência Social – responsável pela mobilização das pessoas para participarem do curso e monitoramento das turmas -, de Turismo, atuando nas capacitações para a área do segmento, e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, que participará, posteriormente, do Planseq da Construção Civil. “Já estamos buscando parcerias com o Trade de Turismo para criarem oportunidades para quando essas pessoas se formarem. Sobretudo porque o crescimento deve dobrar até 2014 quando acontecerá a Copa, e vai haver necessidade não só nos hotéis, mas também, por exemplo, em restaurantes e bares”, antecipou o secretário de Turismo, Samuel Oliveira.

Curso - Serão 200 horas/aulas divididas em dois módulos. O primeiro teve início no dia 11 de maio, e formará tecnicamente os profissionais para trabalhar em diversas áreas: Educação Ambiental, Cidadania, Relação Interpessoal, Comunicação Verbal (produção de texto), Racionalidade Lógica, Ética Profissional e Direitos Humanos. No segundo, que começará em 1o de junho, acontecerão aulas práticas. Os cursos estão sendo ministrados no Ilatec, Centro Público de Casa Amarela, Centro Social Bidu Krause (Totó), Centro Social Dom João Costa (Alto José do Pinho), Lar Fabiano de Cristo (Várzea), Escola Profissionalizante dos Coelhos, Sindicato dos Tecelões (Centro), Associação dos Moradores do Cérrego do Jenipapo. “Quero agradecer a todos, em nome dos 450 alunos, dessa primeira etapa a oportunidade de reciclar e receber mão de obra qualificada”, falou a aluna Roberta Moreira.

Ao final do curso, os alunos estarão capacitados para exercerem as profissões de garçons, recepcionistas, camareira, auxiliar operacional de eventos, atendente de agência de viagem, cozinheiro, padeiro/confeiteiro, barmen, mensageiro/porteiro.

O Ministério do Trabalho e Emprego solicita aos municípios que, no mínimo, 30% dos inscritos no programa de Turismo sejam inseridos no mercado de trabalho. O Trade Turístico de Pernambuco vai entregar uma carta ao ministro Carlos Lupi comprometendo-se em inserir 50% dos alunos que participarem do Planseq no mercado de trabalho, em forma de estagio no setor, ao longo de um ano. O restante dos concluintes ficará no cadastro do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

O Planseq foi criado para atender homens e mulheres com mais de 18 anos e que tenham cursado, pelo menos, o Ensino Fundamental II. A expectativa é que a qualificação profissional na área do Turismo seja promovida nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Matérias Relacionadas
- Último final de semana do Circuito Comedoria de Mercado
- Lançamento do Planseq Bolsa Família no Turismo
- Lançamento do Planseq Bolsa Família no Turismo
- Emoção no encerramento da primeira etapa do Game Show
- Agentes de viagem de todo o Brasil disputam Game Show Recife te Quer
- Novo mapa turístico do Recife tem padrão internacional
- Prefeitura lança Mapa Turístico do Recife
- Prefeitura do Recife reúne trade local para discutir plano de ação
- Prefeitura do Recife instala painéis multiculturais pela cidade
- Grande festa marca o início da “Quinta no Galo”
- Painéis Multiculturais serão espalhados pela cidade
- O Recife tem Carnaval o ano inteiro
- Secretaria de Turismo oferece curso de Inglês Instrumental
- Prefeitura realiza projeto de Qualificação Profissional
- PCR e Setur-PE lançam edital para requalificação do Museu da Cidade
- PCR seleciona estagiários de Turismo para boxes de informações
- Secretário de Turismo prestigia reabertura de hotel
- Agentes de viagens vão conhecer in loco o Recife
- Transatlântico aporta no Recife com três mil passageiros
- Turistas são recebidos com muito frevo no Aeroporto


Enviar    Imprimir