Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Finanças

TÉCNICOS DA SEFIN APRESENTAM PALESTRA PARA ESTUDANTES DA UFPE
00:00 Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009

Cerca de 120 alunos do curso de graduação e mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conheceram aspectos importantes do Sistema Orçamentário e Financeiro da Prefeitura do Recife (Sofin). A palestra foi realizada, nesta quinta-feira (24), por um grupo de contadores da Secretaria de Finanças, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no campus.

O evento foi organizado por professores de disciplinas de tecnologia e sistemas do Departamento de Ciências Contábeis, que perceberam a necessidade de estabelecer a interação dos estudantes com as ferramentas de controle contábil utilizadas no mercado. Além de assistir a apresentações, os alunos são estimulados a realizar pesquisas complementares nos sites de órgãos públicos nacionais e produzirem relatórios com base no conteúdo aprendido. De acordo com o chefe do departamento, o professor Aldemar Santos, a PCR foi convidada pela sua experiência bem-sucedida na área. “Conhecer os sistemas de suporte à contabilidade da Prefeitura, oferece uma idéia prática dos desafios e alternativas de sucesso no setor público”, avaliou.

A palestra sobre o Sofin foi proferida pela analista de negócios da Emprel, Andréia Morais, que frisou a utilidade da ferramenta no controle dos gastos. Atualmente, segundo a analista, o programa registra, em média, 50 mil lançamentos ao dia, tanto do Município como do Poder Legislativo. Em seguida, a contadora da Diretoria Geral de Contabilidade do Município (DGCM), Socorro Macedo, falou sobre as novas normas internacionais de contabilidade e os esforços da PCR para adequação às exigências.

As mudanças na contabilidade pública brasileira são parte de um processo de adaptação às Normas Internacionais de Contabilidade (NIC). Em linhas gerais, os ajustes promoverão uma modificação no foco das análises, atualmente centradas no lado orçamentário, para um controle patrimonial. Buscando facilitar a adaptação às NIC, a Prefeitura do Recife instituiu um grupo de estudos coordenado pela equipe da DGCM, com o objetivo sensibilizar e capacitar os servidores. Para a contadora Socorro Macedo, as modificações vão colaborar para mais eficiência, transparência e um controle social mais efetivo no gasto público.

Ao término das apresentações, os estudantes fizeram perguntas aos técnicos da Sefin. Na opinião da diretora geral de Contabilidade do Município, Maria Gleide, o intercâmbio com a universidade é de extrema importância: “pois colabora com o desenvolvimento de futuros profissionais e fortalece a relação da administração pública com o cidadão”.

Matérias Relacionadas
- Projeto VOCÊ da Sefin promove palestra sobre Constelações Familiares
- Novas normas contábeis são tema de palestra na Sefin
- Finanças apresenta resultados positivos em reunião com servidores
- PCR tem representante em evento de educação fiscal
- Oitava parcela do IPTU Recife vence nesta quinta
- Emprel fortalece campanha contra o desperdício
- Emprel apresenta projeto Escritório de Processos
- Oitava parcela do IPTU Recife vence dia 10
- Sefin promove minicurso sobre sistema de registro de preços
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de julho até o dia 25
- Debate marca a passagem do Dia Nacional da Informática na PCR
- Sefin realiza palestra em homenagem ao Dia do Estudante
- Sétima parcela do IPTU Recife vence dia 10 de agosto
- Oficina orienta participantes sobre uso do Portal de Compras
- Diretoria de Licitações realiza oficina sobre Portal de Compras
- Selecionados no SIC recebem orientações para uso dos recursos
- Aprovados no SIC recebem treinamento
- Centro de Atendimento ao Contribuinte ganha novas máquinas
- Secretário de Finanças debate aspectos tributários da Copa de 2014
- Parcela do IPTU do Recife vence nesta sexta


Enviar    Imprimir