Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITO ABRE XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO RECIFE NESTA SEXTA
19:43 Quinta-feira, 22 de Outubro de 2009

Nesta sexta-feira (23), às 20h, no Teatro Santa Isabel, começa a 14ª edição do Festival Internacional de Dança do Recife. O prefeito João da Costa comandará a cerimônia de abertura, que será seguida pelo espetáculo Meia Lua, uma produção franco-brasileira da Cia Malka. Mas quem passar na frente do Teatro uma hora antes do início da cerimônia vai ter uma grande surpresa: uma roda de B.boys acontecerá na rua, a partir das 19h.

O Festival, que acontece em vários pontos da Cidade até o dia 31, é parte integrante do Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança (junto ao Panorama Festival/RJ, Bienal de Dança do Ceará e Fórum Internacional de Dança/BH). O evento, que tem patrocínio da Petrobras desde 2007, faz parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil, apresentando quatro espetáculos franceses, além de companhias locais, de outros países e de diversos estados brasileiros.

Em sua 14ª edição, o Festival Internacional de Dança do Recife tem curadoria da catarinense Sandra Meyer e homenageia a bailarina e coreógrafa pernambucana Maria Eduarda Buarque, que também é psicóloga e terapeuta corporal. Durante o Festival, Buarque lança seu primeiro livro durante a programação, A Gravidade e o Self – Uma relação entre corpos e símbolos.

DESCENTRALIZADO - O Festival ocupará cinco teatros da Cidade: Barreto Junior, Parque, Apolo, Santa Isabel e Hermilo Borba Filho, além de apresentações na Rua da Moeda e pólos descentralizados, que movimentarão a Praça do Hipódromo, Nascedouro de Peixinhos e Alto José do Pinho, entre outros espaços. “Trata-se de um evento importantíssimo, que cria pontes entre o Recife e a produção de dança de outras regiões do Brasil e do mundo, tendo o cuidado de preservar as singularidades locais ampliando o circuito da cultura nacional, fora do eixo Sul e Sudeste”, explica Renato L, secretário de Cultura do Recife.

SEM FRONTEIRAS - Além de atrações nacionais e internacionais, marca registrada do Festival, a edição deste ano preocupa-se também em dialogar e ultrapassar as fronteiras dos teatros. A Casa da Cultura e o Mercado de São José recebem o Projeto O Solo do Outro - que selecionou artistas para elaborar, ensaiar e apresentar um espetáculo em pontos históricos que foram construídos por franceses ou tiveram influência francesa em sua concepção.

Oficinas e mesas-redondas terão destaque para discutir oportunidades de intercâmbio criativo e potencializar a discussão de idéias, potencializando o uso de ações formativas no processo de enriquecimento cultural. “O Festival passou a ser reconhecido no cenário nacional e internacional por ser um espaço de diálogo sobre criação, exibição, difusão e organização na área”, explica Arnaldo Siqueira, coordenador do Festival.

ATRAÇÕES - Embodied Voodoo, do Grupo de Dança Cena 11 (SC) é uma das atrações mais aguardadas do Festival, que também receberá as performances de Marcela Levi (RJ), com Em Redor do Buraco Tudo é Beira, e Vanilton Lakka (MG), com Interferência Inacabada. Da França, apresentam-se os espetáculos VA,VIS, de Norma Claire, (not) a Love Song, de Alain Buffard e a Companhia Malka, com o espetáculo franco brasileiro Meia Lua (FR e BR), além da performance coreografada por Emmanuelle Huynhn, durante a programação antecipada, com o dueto A Vida Enorme – Épisode 1. A companhia alemã Toula Limnaios traz o aclamado espetáculo Les Possédés e o argentino Luis Garay apresenta Maneries. A portuguesa Vera Mantero também se apresenta no Festival Internacional de Dança do Recife, com a perfomance A Dança do Existir.

O XIV Festival Internacional de Dança do Recife tem patrocínio de apresentação da Petrobras, e demais patrocínios do Minc - Funarte e BNB, apoio cultural do Consulado da França no Nordeste, Culturefrance, Consulado Geral da República Federal da Alemanha Recife, Centro Cultural Brasil-Alemanha, Halle Tanzbuhne Berlin, Fonds Darstellende Künste e. V., Berlin, Sated, parceiras com Projeto Articulações, Cena Movimeto, Associação Metropolitana de Hip Hop, Mostra de Dança Árabe, Oi Kabum e Pé No Chão.

SERVIÇO:
XIV Festival Internacional de Dança do Recife
De 23 a 31 de outubro
Informações: (81) 3232.2021
dancarecife.blogspot.com
twitter.com/festivaldanca

 

Matérias Relacionadas
- Atividades do Mês da Consciência Negra levam informações aos Terreiros de Matriz Africana
- PCR anuncia inscrições para concursos do Carnaval 2010
- Banda Sinfônica comemora 51 anos no Teatro do Parque
- Memorial Chico Science abre espaço para ficção científica
- Aulão de bailarinos angolanos agitou a Terça Negra
- Últimos dias de vertigens no Murillo La Greca
- Programação de rua movimenta o 14º Festival Internacional de Dança do Recife
- Espetáculo “Negro de Estimação” faz parceria com Programa Multicultural
- Banda Sinfônica comemora 51 anos com participação de Dalva Torres
- Programa Multicultural articula jovens para apreciação de música clássica
- “Outra vez era uma vez” no Barreto Júnior
- Festival de Dança inscreve para oficinas gratuitas
- CFAV abre inscrições para oficina “A arte, o desejo, o corpo”
- Terça Negra realiza 3ª eliminatória da Jornada de MCs
- Playrec 2009 tem inscrições para seleção e oficinas prorrogadas
- Memorial Luiz Gonzaga realiza ação educativa com 2 mil alunos
- Edição especial do Pátio Sonoro anima a sexta-feira
- Projeto Intervalos recebe cantor Charles Teony
- Biblioteca de Afogados abre inscrições para Concurso de Poesia
- Escola Municipal de Frevo festeja Dia das Crianças com alunos


Enviar    Imprimir