Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ÚLTIMO FIM DE SEMANA DE FESTIVAL LOTA TEATROS DO RECIFE
11:40 Segunda-feira, 30 de Novembro de 2009

Os três últimos dias do Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN) foram intensos. O público compareceu em massa às salas de exibição, fazendo deste final de semana uma maratona cultural. O Teatro Barreto Junior recebeu nos dias 27 e 28 a montagem da peça Meire Love, do Grupo Bagaceira (CE). Em cena, quatro meninas prostituídas perambulam pelas ruas de uma cidade turística em meio à barbárie cotidiana a qual se encontram submetidas, buscam, por intermédio do sonho e da fantasia, um lugar para a felicidade. A suposta fuga da Mary Love com um estrangeiro desencadeia em um grupo de pré-adolescentes, também prostituídas, sentimentos diversos em relação à realidade cruel enfrentada por elas desde que nasceram.

E quem acompanhou o festival com atenção teve a oportunidade de assistir montagens diferentes de textos iguais. Foi o que aconteceu com a peça “Cordel do Amor Sem Fim”, que os grupos Postes Soluções Criativas (PE) e Sinhá Zózima (SP) apresentaram. As surpresas do amor é o mote da história que se passa às margens do Rio São Francisco. O texto é de Cláudia Barral e o diferencial entre as duas montagens ficou por conta do palco apresentado. A montagem paulista narrou a trama dentro de um ônibus que circulou pela cidade durante 50 min. Aos que tiveram a sorte de conseguir embarcar nessa viagem (os ingresso foram concorridos) puderam conferir e experimentar uma forma diferente de fazer teatro.

No fim de semana as atrizes Georgette Fadel e Isabel Teixeira trouxeram para a 12º edição do Festival Recife do Teatro Nacional a história das Rainhas Mary Stuart e Elizabeth I. No palco do Teatro Hermilo Borba Filho, as duas atrizes contaram a luta político-religiosa das rainhas que disputavam a coroa da Inglaterra na segunda metade do século. O duelo apresentado, com direção de Cibele Forjaz, durante quase duas horas de peça, traduz a história em vários níveis: o duelo de duas rainhas que almejam um só trono, o duelo de duas atrizes no jogo cênico e o duelo interior de cada personagem/atriz. As atrizes partiram do texto clássico para criarem coletivamente uma dramaturgia própria, trazendo para o coração da cena a atualidade de um texto histórico que fez o público aplaudir de pé ao final de cada uma das apresentações.

Já o Teatro do Parque virou um pedaço do sertão com a peça “Encantrago – Ver de Rosa um Ser Tão”, do Grupo Expressões Humanas em parceria com o Grupo Teatro Vitrine (CE). Inspirada na obra “Os Sertões”, de Guimarães Rosa, a peça, encerrou a programação do Festival Recife do Teatro Nacional. Encantrago é um mergulho no coração intratável e miraculoso do Brasil e uma viagem cujo destino é a encantada vastidão do homem do sertão. O espetáculo resgata os rituais humanos como um elemento essencialmente eficaz na arte teatral e brinca de embaralhar o mundo real e simbólico, que se configura onde a vida é quase uma impossibilidade. O espetáculo foi apresentado nos últimos sábado e domingo.

Matérias Relacionadas
- Sambista Nélson Sargento se apresenta no Terça Negra
- Festival de Vídeo de PE começa nesta segunda
- V Mostra de Dança Afro movimenta Armazém 14
- Cinema do Parque recebe o 11º Festival de Vídeo de Pernambuco
- “Aquele Querido Mês de Agosto” entra em cartaz no Apolo
- Memorial Luiz Gonzaga realiza último “Sábado danado de bom!” do ano
- Design e grafismo são tema de oficina no Centro de Formação em Artes Visuais
- Núcleo Afro promove palestra sobre negros e veículos de comunicação
- Jazz e funk no Pátio Sonoro desta sexta-feira
- Dom Hélder é tema de seminário gratuito
- Festival Recife de Teatro Nacional continua lotando salas
- Teatros municipais apresentam atrações do XII Festival Recife do Teatro Nacional
- Últimas apresentações do espetáculo “Negro de Estimação” em temporada popular
- Programa Multicultural leva oficinas de adereços natalinos à RPA 1
- Mamam sedia palestra com especialista em Artes & Design
- Ecletismo dá o tom do penúltimo concerto da Banda Sinfônica em 2009
- PCR recebe propostas artísticas para o carnaval 2010 até próximo dia 4
- Espetáculos do XII Festival Recife de Teatro Nacional movimentam a cidade
- Inscrições abertas para seminário sobre Dom Hélder Câmara
- Nova produção literária do Estado é tema de debate


Enviar    Imprimir