Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Geraldão

MATONENSE DO IBURA É O GRANDE CAMPEÃO DO FUTEBOL PARTICIPATIVO 2009
00:00 Terça-feira, 8 de Dezembro de 2009

Após quatro meses de competição, o Futebol Participativo 2009 -  maior campeonato de futebol de várzea do mundo, promovido pela Prefeitura do Recife -, conheceu os seus campeões gerais nesta segunda-feira (07), no Estádio dos Aflitos. Foram quatro jogos entre os oito melhores times do Recife, nas categorias sub-15, sub-17, feminino e aberto masculino. Cruzeiro de Santo Amaro, Fut Arte, Guararapes e a Matonense levaram os troféus para casa.
 
O primeiro jogo do dia foi a decisão entre Cruzeiro Santo Amaro e Seleção de Moreno pela categoria sub-15. A Seleção de Moreno que participou pela primeira vez da competição e fez uma bela campanha, foi derrotada por 1 a 0 pelo time de Santo Amaro, que não perdeu nenhum jogo e acabou como campeão invicto.
 
Pelo sub-17 se enfrentaram o Academia, do Córrego do Jenipapo, e a Associação Desportiva Futebol Arte, do Totó, que não deu chances ao adversário, goleou por 4 a 1 e ficou com a taça de campeão. Nesta categoria, a Prefeitura do Recife, através da equipe que coordena o Futebol Participativo, selecionou os melhores jogadores, que farão parte da Seleção do Recife. O time vai enfrentar alguns adversários da região, quando os garotos poderão mostrar seu talento aos grandes clubes do Estado. Já estão marcados amistosos contra os times do Náutico e Santa Cruz.
 
O Futebol Participativo tornou-se a principal competição do futebol feminino no segundo semestre e atraiu times do Recife e da Região Metropolitana. A final da categoria aberto feminino foi um exemplo. O Guararapes, de Jaboatão, e o Barreirense, de Camaragibe, fizeram um jogo eletrizante que acabou em 2 a 2 no tempo normal. Nos pênaltis, melhor para o Guararapes que venceu por 2 a 0 e conquistou o título pela primeira vez.
 
A principal atração do dia era a final do aberto masculino. A categoria contou com a participação de 350 equipes de quase todos os bairros da Cidade. O Valência, da Várzea, começou o jogo melhor e saiu na frente com o zagueiro Madruga, mas a Matonense, do Ibura, que já havia sido campeã regional da RPA 6.1, mostrou o arsenal de um dos melhores ataques da competição e virou o jogo goleando o homônimo do time espanhol por 5 a 1. O artilheiro do campeonato, Thiago China, deixou o dele, mas acabou sendo expulso de campo depois de falta violenta. “Foi muita vontade, mas o importante é que conseguimos vencer e levar esse título para o Ibura pela primeira vez”, disse o atacante.
 
Apesar de ter sido derrotado na decisão, o time do Valência mostrou força durante o campeonato, eliminando equipes de tradição e favoritas como o Vila Nova, da Macaxeira, e o Fora de Forma, de Santo Amaro. “Quem chega até final é porque é guerreiro e tem qualidades. Agora é levantar a cabeça e pensar que tem Futebol Participativo em 2010, até porque o futebol de raiz na cidade do Recife não vive mais sem esse projeto”, afirmou Alex Sandro, treinador do time da Várzea.
 
O projeto - O campeonato durou quatro meses, mas o Futebol Participativo 2009 começou a ser construído há mais tempo. Mais uma vez foram realizadas reuniões com os participantes para a construção do regulamento geral da competição e os campos de várzea do Recife receberam melhorias desde o início do ano para que ficassem aptos a receberem os jogos do campeonato. Além disso, a PCR promoveu cines-debate em diversos bairros da Cidade, colocando em discussão tudo que envolve o mundo do futebol e orientando os jovens, que sonham em seguir carreira no esporte mais popular do mundo.
 
Muito mais que um campeonato, o Futebol Participativo é uma política pública de esporte e lazer, que reúne todos os anos mais de 18 mil atletas e centenas de milhares de pessoas envolvidas indiretamente no projeto. “O futebol, na sua melhor condição atlética, está no profissional, mas é na várzea onde está a massificação do futebol, onde se garante o direito ao esporte e lazer, a programação de lazer nas comunidades, a oportunidade de trabalho no comercio informal e pode ser também um celeiro de novos talentos para o futebol pernambucano”, afirmou Eduardo Granja, diretor-presidente do Geraldão.
 
 
 
Confira os resultados das finais desta segunda:
 
14h – SUB-15 - Cruzeiro Santo Amaro 1 x 0 Seleção de Moreno
 
16h30 – SUB-17 - AD Futebol Arte 5 x  1 Academia F.C.
 
18h30 – FEMININO – Guararapes 2 (2) x 2 (0) Barreirense
 
20h30 – MASCULINO – Valência 1 x 5 Matonense

Matérias Relacionadas
- Estádio dos Aflitos recebe as finais do Futebol Participativo
- Círculo de Ação Jovem reúne alunos do CPEL na Praça do Poeta
- João da Costa abre Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência
- Finais de queimado e voleibol dos Jogos Escolares agitam o Geraldão
- Matonense e Valência farão a final do aberto masculino do Futebol Participativo
- Finais do futsal dos Jogos Escolares agitam Geraldão
- Finalistas do Futebol Participativo serão conhecidos neste fim de semana
- Geraldão abriga torneio de futsal dos Círculos Populares
- Equipe do Geraldão conquista Campeonato Pernambucano de Karate
- Definidos os semifinalistas do Futebol Participativo
- ProJovem promove ação recreativa na Casa de Acolhida Roda Vida
- Círculos Populares integram programação do mês da Consciência Negra
- Geraldão abriga o 4º Festival de Artes Marciais do Recife
- Professores e administradores recebem orientações sobre tratamento de piscinas
- Usuários do equipamento de lazer da Rua da Aurora se reúnem nesta terça
- Futebol Participativo terá um campeão inédito em 2009
- Copa dos Campeões do Recife começa com surpresa
- Teatro do Parque sedia 3º Espetáculo de Dança dos Círculos Populares
- Começa neste final de semana a Copa dos Campeões do Recife
- Futebol Participativo premia os campeões com grande festa


Enviar    Imprimir