Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

HISTÓRIA


A Frevioca, uma espécie de trio elétrico do Carnaval do Recife, foi criada em 1979, estreando pelas ruas do centro do Recife no carnaval de 1980. Seu idealizador, o jornalista e escritor Leonardo Dantas Silva, então recém-nomeado como o primeiro presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, tinha por objetivo reviver os velhos carnavais de rua do Recife, proporcionando a presença de uma orquestra para animar os desfiles das agremiações, já que poucas dispunham de condições financeiras para isso.

A primeira Frevioca era um antigo caminhão decorado, com amplificadores de som e uma orquestra composta por 32 músicos, sob a regência do maestro Ademir Araújo e o cantor Claudionor Germano. Depois, passou a ser conduzida por uma carroceria de ônibus e posteriormente por uma de bonde, marca registrada como um importante meio de transporte na paisagem do Recife antigo.

No início, circulava apenas no centro da Cidade. Posteriormente, mais bem equipada, passou a circular em todos os locais onde era solicitada, levando o frevo e a animação para diversos bairros do Recife. Participando do desfile de inúmeros blocos do carnaval recifense, inclusive O Galo da Madrugada, além de outros eventos como o Corso de Carros Antigos, a Frevioca tornou-se conhecida em todo o Brasil e o seu sucesso possibilitou a criação da Frevioca II, em 1984.

Em 2007, por ocasião das comemorações do Centenário do Frevo, as Freviocas I e II receberam novos equipamentos, como geradores, reguladores estabilizadores sem fio, microfones para os instrumentos de sopro, fones de ouvido, possibilitando melhor qualidade de som e melhor desempenho para os músicos, hoje em número de 17, entre sopro e percussão.

Circulando bem próxima das pessoas - o que não acontece com o trio elétrico-, está sempre cercada de foliões, tocando frevo-canção, frevo de bloco ou frevo de rua para animar a multidão.



Enviar    Imprimir