Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Guarda Municipal

GUARDA MUNICIPAL DO RECIFE FESTEJA SEUS 117 ANOS
00:00 Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2010

Uma festa com direito a bolo, queima de fogos e a inauguração de um novo painel institucional marcaram, na manhã desta quarta-feira (24), o aniversário da Guarda Municipal do Recife (GMR). Mais de 100 integrantes da corporação se reuniram na sede da GMR, localizada na Rua Afonso Pena, em Santo Amaro, para comemorar a data. O evento, que foi aberto com execução do Hino Nacional Brasileiro, ganhou um sabor especial por a guarda mais antiga do Brasil chegar aos 117 anos de existência, ainda mais atuante na prestação de serviços à população do Recife.

“Para o governo, este é um momento muito importante. A Guarda Municipal merece todas as homenagens e o reconhecimento pela sua atuação. Nos últimos 10 anos, a instituição passou por mudanças e se fortaleceu. A Prefeitura equipou a corporação, realizou concursos e capacitou seus integrantes. Ao assumir o trânsito, ainda mostrou como é capaz de desempenhar a atividade com competência, respeito e honestidade”, frisou o secretário interino de Coordenação Política, Henrique Leite, que representava o prefeito João da Costa.

Os guardas municipais também foram saudados pela assessora executiva da Secretaria de Serviços Públicos, Isabel Viana, que destacou as virtudes de quem hoje compõe a corporação. “Parabenizo todos pela data e pelos bons serviços prestados. É uma honra comemorar com vocês o sonho iniciado há 117 anos. Dizem que todos têm um anjo da guarda e eu quero ressaltar que o povo do Recife tem vocês”, destacou Isabel.

Como não poderia deixar de acontecer, os guardas municipais cantaram os “parabéns a você” e houve a queima de fogos de artifício, antes do tradicional corte do bolo. Em seguida, foi inaugurado o novo painel que identifica o comando da GMR. Medindo 4m de largura por 2m de altura, o quadro possui o brasão da Guarda Municipal e imagens de agentes nas três diferentes funções exercidas pela instituição: segurança patrimonial, trânsito e brigada ambiental. Atualmente, a corporação possui 1.070 membros.

Para o comandante da GMR, inspetor Ednaldo Gomes, a comemoração realizada nesta quarta-feira (24) revela que a Guarda Municipal está mais forte e valorizada. “Hoje é uma data muito significativa para nós. Desde 2001, a corporação vive tempos de valorização do servidor e institucional”, disse Gomes. O coordenador geral da Associação dos Guardas Municipais, Inspetores e Subinspetores da GMR (Agis-Recife), Alexandre Fook, também reforçou o discurso. “Esta valorização se reflete hoje quando o governo deposita a confiança de que a GMR seja comandada por pessoas da própria corporação”, disse Fook, referindo-se não só ao cargo do comandante da Instituição, mas a todos os cargos de chefias da GMR.

O evento ainda foi prestigiado pelos secretários municipais Amir Schvartz (Obras), Roberto Arrais (Meio Ambiente) e Amparo Araújo (Direitos Humanos), além da assessora executiva Niedja Queiroz (Direitos Humanos) e do presidente da Câmara de Vereadores, Múcio Magalhães.

Programação - Além da festa realizada nesta quarta-feira (24), a GMR está com uma semana repleta de atividades comemorativas pela passagem do seu aniversário. Em parceria com a Agis-Recife, também serão realizados torneios de dominó e de futebol. O primeiro acontecerá na tarde da sexta-feira (26), na sede da Agis. Já na manhã do sábado (27), os guardas municipais vão fazer a bola rolar nas quadras da praia do Pina, na Zona Sul do Recife.

No início da semana, a GMR promoveu passeios com estudantes do ensino fundamental ao comando da corporação e ao Jardim Botânico do Recife (JRB). Na sede da Guarda, quinze estudantes foram recebidos por agentes lotados em diferentes funções (trânsito, brigada ambiental, ronda escolar, patrimonial) que apresentaram o material usado no trabalho e esclareceram as atividades realizadas no dia a dia. Já no JBR, outras quinze crianças conheceram as trilhas e a diversidade de plantas, sendo monitoradas por homens da Brigada Ambiental.

Matérias Relacionadas
- Festa marca aniversário da Guarda Municipal do Recife
- João da Costa e ministro Edson Santos assinam convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Prefeito recebe visita do ministro Edson Santos
- PCR assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Prefeitura paga até sexta-feira o auxílio-moradia de fevereiro
- João da Costa prestigia assinatura de acordo para construção de estaleiro em Suape
- Prefeitura assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- PCR realiza mobilização para atividades ligadas ao Mês da Mulher
- Guarda Municipal do Recife comemora 117 anos
- Guarda Municipal promove atividades para comemorar seus 117 anos
- Representante da Eletrobrás visita projetos sociais durante Carnaval
- Emlurb garante cidade limpa para a folia
- PCR divulga ações durante desfile do Galo da Madrugada
- Prefeito de Olinda curte desfile do Galo da Madrugada
- Camarote do Galo da Madrugada recebe secretários municipais
- Secretários municipais prestigiam camarote da Prefeitura
- João da Costa acompanha a abertura do carnaval de Olinda
- Prefeito prestigia bloco Imprensa que vai
- Centro fechado para a passagem do Galo da Madrugada
- Roteiros para quem optar por ir de carro


Enviar    Imprimir