Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

LICITAÇÃO DA VIA MANGUE É DESTAQUE DAS COMEMORAÇÕES PELO ANIVERSÁRIO DO RECIFE
18:25 Segunda-feira, 8 de Março de 2010

O Recife completa 473 anos na próxima sexta-feira, 12 de março. E para marcar a data, a Prefeitura preparou uma extensa programação com show de Elba Ramalho, concerto da Orquestra Sinfônica do Recife e Francis Hime, ambos no Marco Zero, inaugurações que dão seqüência a obras anunciadas no ano passado e ainda um conjunto de iniciativas importantes para a cidade. “Vamos entregar creche, escola, o Centro de Formação de Professores, na Torre, um equipamento fundamental para o processo de melhoria na qualidade da educação, entregar também praças e parques que recuperamos como o Parque da Jaqueira, o Treze de Maio e as Praças da Mauricéia e Heróis da Restauração, abrir edital de licitação da Via Mangue, lançar pacote de obras em parceria com o Governo do Estado e entregar 3 novos habitacionais”, afirmou o prefeito João da Costa, em coletiva de imprensa, realizada ao meio-dia desta segunda-feira (08), no 9° andar do edifício-sede da PCR.
 
A Prefeitura irá presentear os recifenses com obras e ações que vão mudar o perfil e o futuro da cidade. Estamos preparando o Recife para a Copa do Mundo de 2014, atendendo antigas reivindicações da população e cumprindo compromissos assumidos”, disse João da Costa. Neste sentido, estão previstos os lançamentos dos editais de licitação de todo o sistema viário da Via Mangue; do PAC Drenagem, que prevê a revitalização de 22 canais da cidade; e dos dois primeiros lotes do projeto Capibaribe Melhor, o primeiro envolvendo 3 novos parques (Santana, Caiara e Apipucos) e o segundo o sistema viário que vai interligar os bairros da Iputinga e Monteiro.“Vamos colocar em andamento esses projetos estruturadores até o final de março. São investimentos na ordem de R$ 500 milhões. Dado esse primeiro passo, a expectativa é que no início do segundo semestre as obras tenham início”, afirmou o gestor municipal.
 
Também estão previstas assinaturas de ordens de serviços dentro do projeto Via Mangue. Entre elas, estão 2 conjuntos habitacionais, com 640 apartamentos que também fazem parte do projeto e irão tirar 1,2 mil palafitas de Boa Viagem. “Vamos transformar o Recife numa cidade moderna de serviços, mais justa socialmente e âncora do processo de crescimento de Pernambuco”, acrescentou. Na quinta-feira, dia 11, a Prefeitura lança, às 19h, no Centro de Convenções, o 2º Plano de Obras do Orçamento Participativo, que será viabilizado por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “São iniciativas que preparam a cidade para que a gente tenha um futuro articulado com o processo de mudanças que estão acontecendo em nosso estado”, afirma o prefeito
 
O prefeito destacou também, dentre as atividades programadas, que irão até o dia 31 de março, a entrega de 3 novos conjuntos habitacionais na cidade, um total de 624 novas moradias. O Via Mangue III, o primeiro do projeto Via Mangue, situado em Boa Viagem; o Zeferino Agra, em Água Fria, destinado a famílias que ocupavam o pátio da feira do bairro, onde hoje a Prefeitura do Recife está construindo uma Policlínica; e o Vila Imperial, no Arruda, que abrigará moradores de barracos e palafitas que ocupam terreno ao lado do Viaduto João de Barros, na Avenida Norte. De acordo com o prefeito também serão inauguradas ruas dentro do conjunto de 104 obras lançadas pelo Orçamento Participativo do ano passado. “Vamos inaugurar um conjunto de ruas iniciadas no ano passado em Roda de Fogo, Mangueira, Vila Antártica, Santo Amaro, Coque e outras localidades”, explicou. 
  
Na área da cultura, o prefeito do Recife João da Costa programou para este mês importantes ações. No dia 17 de março reabrirá o Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães que passou por uma ampla reforma investindo na acessibilidade do espaço. E o Teatro de Santa Isabel, que neste ano completa 160 anos de existência ganhará uma programação especial toda voltada para essa comemoração. Para isso o teatro será preparado com  melhorias em sua infra-estrutura neste mês. Todo o equipamento terá sua pintura renovada, o Salão Nobre e os camarins terão seus pisos recuperados assim como os ramalhetes dourados feitos em ferro fundido, que ficam nas laterais dos camarotes, próximo ao palco, e as esculturas externas. A platéia será melhor iluminada com o reposicionamento do sistema iluminotécnico e a Prefeitura do Recife vai abrir licitação para a compra de uma nova mesa de iluminação para a caixa cênica. Toda a tapeçaria do espaço também será trocada e os funcionários ganharão uniformes novos
 
Estavam presentes na coletiva os secretários municipais Gustavo Couto (Saúde), Claudio Duarte (Educação), Renato L (Cultura), Amir Schvartz (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras), Eveline Labanca (Gestão e Planejamento), Roberto Arrais (Meio Ambiente), Henrique Leite (Governo), Antônio Bertotti (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico), Ricardo Soriano (Assuntos Jurídicos), Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), além do presidente da Emlurb, Carlos Muniz, do Instituto Cidade do Recife Pelópidas Silveira, Milton Botler, e o chefe de Gabinete, Félix Valente.
 
Veja as ações programadas em comemoração ao 473° aniversário do Recife.  

Matérias Relacionadas
- Guarda Municipal presta homenagem às mulheres da corporação
- Secretária Especial da Mulher participa de Sessão Solene na Câmara
- Secretaria de Juventude participa de Encontro Nacional em Brasília
- Prefeito recebe mulheres para comemorar o dia 8 de março
- Corrida das Pontes
- Programação paralela
- Aniversário do Recife será comemorado com programação especial
- Secretaria Especial da Mulher
- Mulheres são recebidas com festa e frevo no prédio da PCR
- Prazo para quitação da 2ª parcela do IPTU vence dia 10
- Prefeitura promove Café Político em comemoração ao Dia da Mulher
- João da Costa prestigia inauguração de Ponte em São Lourenço da Mata
- Primeira-dama e gestoras da PCR recebem diploma Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco
- Prefeito vistoria obras na RPA 2
- Prefeitura promove Café Político em comemoração ao Dia da Mulher
- 473 Anos do Recife serão comemorados com programação especial
- Prefeitura promove Café Político no Dia da Mulher
- Mulheres: “questão de gênero é prioridade da gestão”
- Prazo para quitação da 2ª parcela do IPTU vence dia 10
- Secretaria Especial da Mulher promove passeio no Barco Escola


Enviar    Imprimir