Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO RECEBE MULHERES PARA COMEMORAR O DIA 8 DE MARÇO
00:00 Segunda-feira, 8 de Março de 2010

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no ano em que a data completa 100 anos, o prefeito do Recife, João da Costa, recebeu na manhã desta segunda-feira (8), mais de 300 mulheres para um Café Político. O evento aconteceu no Auditório Capiba, no 15º andar do edifício-sede municipal e integra as atividades promovidas pela PCR para celebrar a data.

Feliz por ver o auditório repleto de representantes do Fórum Temático de Mulheres do Orçamento Participativo, dos fóruns regionais e de movimentos organizados, além de servidoras municipais, o prefeito parabenizou as presentes e falou sobre o compromisso na construção de políticas públicas para o gênero. “É uma satisfação ver que as mulheres estão cada dia mais organizadas, lutando por seus direitos e afirmando o seu valor na nossa cidade. Hoje é um dia que representa a luta feminina e assegura o compromisso da gestão na busca pela igualdade e pelo combate ao preconceito, à violência e à discriminação”, disse João da Costa.

Durante o encontro, foi apresentado e discutido o Plano Nacional de Direitos Humanos. “Mais do que uma reflexão, o plano consolida a busca da democracia e da liberdade. Por isso é tão importante que o maior número possível de mulheres tome conhecimento e se aproprie dessas diretrizes para que se tornem agentes ativas e articuladas”, pontuou o prefeito.

Dentre os assuntos abordados estavam os direitos sexuais e reprodutivos, a questão racial e a participação da mulher em locais de decisão. “O compromisso da gestão já foi afirmado. Agora é o momento de convocar as mulheres para participarem da efetivação do plano municipal”, disse a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira.

Visando oo fortalecimento das políticas públicas em defesa das mulheres, estão previstas ações de melhoria no Centro de Referência Clarice Lispector e na Casa Abrigo Sempre Viva, que atende a mulheres vítimas de violência. Além disso, será instituído um fórum para ampliar a participação das mulheres no governo. “O conjunto de ações busca a autonomia feminina. Contar com as diversas entidades e mulheres organizadas que lutam pelos seus direitos é fundamental para alcançarmos melhores resultados”, disse o prefeito.

O debate contou com a participação das secretárias municipais Rejane Pereira (Mulher) e Amparo Araújo (Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã SDHSC); da diretora de Igualdade Racial da SDHSC, Rosilene Rodrigues; e de representantes do Comitê de Direitos Humanos, Marcelo Santa Cruz; do Observatório Negro, Ana Paula Maravalho; do Fórum da Mulher de Pernambuco, Edicléia Santos; e do Centro das Mulheres do Cabo, Ana Veloso. Também participaram do evento as secretárias Karla Menezes (Assistência Social) e Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento); a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix; a representante do Fórum Temático de Mulheres do Orçamento Participativo, Irani Brito; do Conselho Municipal da Mulher, Cleonice Viana; e do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Sílvia Camuça.

A secretária Ceça Britto (Relações com a Impressa e Comunicação) e os secretários Fernando Nunes (Administração e Gestão de Pessoas), Amir Schvartz (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras) e Cláudio Duarte (Educação, Esporte e Lazer) também prestigiaram o evento.

As mulheres foram recepcionadas com apresentação da cantora Jaina Elne. Logo após a fala de abertura, foi servido um delicioso café da manhã em celebração à data. E, ao final do encontro, as participantes saíram em arrastão pelos andares da PCR, ao som da Orquestra Lourdinha Nóbrega, composta por 50 musicistas. O bloco seguiu animadamente até o Marco Zero.

Plenária das Mulheres – No dia 25 de março, será realizado o I Encontro de Mulheres para Efetivação do Plano de Políticas para as Mulheres. O evento irá discutir os direitos humanos das mulheres e acontece na URB – Recife, das 9h às 12h. Todas as mulheres são convidadas a participarem da construção das políticas públicas. Ao longo do ano, a temática continuará sendo abordada durante as plenárias do Orçamento Participativo.

Matérias Relacionadas
- Corrida das Pontes
- Programação paralela
- Aniversário do Recife será comemorado com programação especial
- Secretaria Especial da Mulher
- Mulheres são recebidas com festa e frevo no prédio da PCR
- Prazo para quitação da 2ª parcela do IPTU vence dia 10
- Prefeitura promove Café Político em comemoração ao Dia da Mulher
- João da Costa prestigia inauguração de Ponte em São Lourenço da Mata
- Primeira-dama e gestoras da PCR recebem diploma Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco
- Prefeito vistoria obras na RPA 2
- Prefeitura promove Café Político em comemoração ao Dia da Mulher
- 473 Anos do Recife serão comemorados com programação especial
- Prefeitura promove Café Político no Dia da Mulher
- Mulheres: “questão de gênero é prioridade da gestão”
- Prazo para quitação da 2ª parcela do IPTU vence dia 10
- Secretaria Especial da Mulher promove passeio no Barco Escola
- Obras mudam acesso à Prefeitura a partir desta segunda
- Feirinhas do Prodarte funcionam neste fim de semana
- Mulheres discutem mais cidadania e menos violência
- João da Costa recebe visita do novo embaixador da Dinamarca no Brasil


Enviar    Imprimir