Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA PROMOVE CAFÉ POLÍTICO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA MULHER
09:17 Segunda-feira, 8 de Março de 2010

Nesta segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o prefeito João da Costa recebe 300 mulheres representantes do Fórum Temático de Mulheres do Orçamento Participativo, dos fóruns regionais e de movimentos organizados para o evento Café Político. O encontro, que integra as atividades promovidas pela PCR para celebrar a data, acontece no Auditório Capiba, no 15º andar do edifício-sede municipal, às 9h.

Logo no início da manhã, a cantora Jaína Elner fará uma apresentação especial no hall de entrada principal do edifício-sede da PCR. As músicas interpretadas, todas com temas femininos, darão as boas vindas às companheiras. O acolhimento também acontece com as funcionárias e cidadãs que entram pela garagem do prédio. Lá, a orquestra da Escola Municipal de Frevo, composta exclusivamente por mulheres, dará os primeiros acordes do dia que marca a luta contra a desigualdade de gênero.

“O objetivo é, além de receber bem as mulheres, convidá-las a participar do Café Político”, conta a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira. No auditório Capiba, com capacidade para 300 pessoas, especialistas irão discutir o Plano Nacional de Direitos Humanos, com enfoque na questão feminina.

Participarão do debate Marcelo Santa Cruz, do Comitê de Direitos Humanos; Ana Paula Maravalho, do Observatório Negro; Joana Santos, do Fórum da Mulher de Pernambuco; além das secretárias municipais Rejane Pereira (Mulher) e Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã). “Vamos abordar os direitos sexuais, reprodutivos, a questão racial e a participação da mulher em locais de decisão”, afirma Rejane.

Um delicioso café da manhã será servido em celebração à data. “Pensamos em mugunzá para lembrar a resistência das mulheres negras”, revelou a secretária. No final do encontro, previsto para o meio dia, as participantes saem em arrastão pelas escadas da PCR ao som da Orquestra Lourdinha Nóbrega, com 50 musicistas. O bloco segue até o Marco Zero em grande festa.
À tarde, haverá uma sessão solene na Câmara Municipal do Recife e, encerrando as comemorações do dia 08 de março, às 20h, será exibido no Teatro do Parque o filme Julie & Julia, que conta uma história real e aborda questões sobre o mercado de trabalho. A entrada será gratuita para as mulheres.

“As ações comemoram o centenário do Dia Internacional da Mulher e representam o compromisso da gestão na construção das políticas públicas voltadas para o segmento”, disse a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira. De acordo com a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, é importante que todos estejam engajados na construção dessas políticas públicas. “O importante é a participação de todos os atores que irão trabalhar e discutir os mais diversos aspectos da questão de gênero, incluindo as ações de direitos humanos”, pontua a secretária.

Centenário - Há exatos cem anos, em 1910, acontecia, na Dinamarca, a primeira conferência internacional de mulheres, quando foi aprovada a proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituir um dia em homenagem à mulher, embora sem data definida. O dia 08 de março foi escolhido para lembrar as 130 operárias mortas em um suposto incêndio na fábrica em que trabalhavam em situações precárias, na cidade de Nova Iorque (EUA). As mulheres estavam em greve por melhorias e igualdade salarial, quando foram trancadas e o fogo tomou conta do local. Não se sabe ao certo se o episódio é verídico, mas já foi incorporado ao imaginário coletivo e é uma das principais referências do movimento. A data só foi oficializada em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas independente disso, o centenário está sendo comemorado ao redor do mundo.

Matérias Relacionadas
- João da Costa prestigia inauguração de Ponte em São Lourenço da Mata
- Primeira-dama e gestoras da PCR recebem diploma Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco
- Prefeito vistoria obras na RPA 2
- Prefeitura promove Café Político em comemoração ao Dia da Mulher
- 473 Anos do Recife serão comemorados com programação especial
- Prefeitura promove Café Político no Dia da Mulher
- Mulheres: “questão de gênero é prioridade da gestão”
- Prazo para quitação da 2ª parcela do IPTU vence dia 10
- Secretaria Especial da Mulher promove passeio no Barco Escola
- Obras mudam acesso à Prefeitura a partir desta segunda
- Feirinhas do Prodarte funcionam neste fim de semana
- Mulheres discutem mais cidadania e menos violência
- João da Costa recebe visita do novo embaixador da Dinamarca no Brasil
- Musical, animação e comédia na programação dos cinemas
- Prefeitura promove extensa programação em homenagem às mulheres
- SECRETARIA ESPECIAL DA MULHER PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE. Programação completa
- PCR limpa paradas de ônibus na Conde da Boa Vista
- Objetivos de Desenvolvimento do Milênio é tema de reunião na Prefeitura
- Mulheres contemplam o Recife a bordo do Barco Escola
- Prefeito do Recife recebe representantes do Unifem


Enviar    Imprimir