Atalhos de navegação:

    Cultura     Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães volta à ativa Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MUSEU DE ARTE MODERNA ALOÍSIO MAGALHÃES VOLTA À ATIVA


O Aquário Oiticica será um espaço dedicado a ações experimentais. Para reinauguração foi montada uma mostra sobre a vinda de Hélio Oiticica ao Recife, em 1978, a convite do artista Paulo Bruscky. O Recife foi uma das poucas cidades onde Oiticica, falecido em 1979, realizou performances com seus Parangolés.

A Loja Mamam será administrada pela Sociedade Amigos do Mamam e tem relação íntima com o Centro de Design do Recife, também equipamento cultural da PCR. O ponto comercial vai vender produtos que dialogam com o perfil de um museu de arte moderna, como objetos de design, acessórios, souvenirs, reproduções e obras de artistas. Nomes como Gil Vicente, Jacaré e Brás Marinho já estão confirmados no hall dos que assinam produtos disponíveis. O lucro será revertido para instituição e poderá ser investido em ações como aquisições de obras, por exemplo.

O Café-bistrô também terá uma relação direta com a arte. A idéia é que este seja um local para uma pausa para reflexão sobre as exposições, para pequenas reuniões e, claro, degustar um café. O lugar deve ainda sediar lançamentos, audições musicais e outros encontros culturais. Certamente será um ponto de encontro para as cabeças mais fervilhantes da Cidade. A empresa a gerenciar o local será definida em breve através de processo de licitação.

Mas o Mamam vem com mais novidades. Uma delas é a formação do Conselho Curatorial composto por quatro profissionais especialistas em suas áreas: Andrés Hernandes, cubano naturalizado brasileiro, que é curador independente e diretor executivo do MAM – SP; Beth da Matta, diretora do Mamam; Marcelo Silveira, artista plástico pernambucano, reconhecido nacionalmente e Ricardo Resende, que é diretor de Artes Visuais da Funarte, curador da Sociedade Amigos do Projeto Leonilson e curador independente para projetos especiais de instituições como o MAM – SP e MAC – USP.

E não para por ai. A direção do Mamam já está planejando novos usos para o auditório. Em breve ele abrigará sessões de audiovisual, podendo funcionar na hora do almoço, com exibições de videoartes e curtas-metragens. Também está programada para abril de 2010 a criação do Clube de Fotografia Mamam, inspirado no bem sucedido clube do MAM-SP, que será coordenado pelo fotógrafo Alexandre Belém e terá curadoria da teórica e pesquisadora Geórgia Quintas. A cada ano serão definidos cinco fotógrafos que doarão uma obra inédita, que será reproduzida e direcionadas para venda ao público, provas de artistas, acervo da casa, acervo do Clube e para o curador.

PROGRAMAÇÃO – O ano de 2010 vem cheio de boas novidades para quem frequentar o Mamam. Além das que já estão em cartaz, estão programadas uma série de mostras de grande valor artístico. O público recifense vai ter acesso a mostras dedicadas a Tomie Ohtake, Anna Letycia Quadros, Lygia Clark e a ECO – Exposição Internacional de Fotografia, as duas últimas realizadas em parceria com o BNB e o Centro Cultural de España em São Paulo. Obras do artista Leonilson também ganharão exposição no museu, assim como João Modé. O Mamam também garante espaço para exposição em homenagem aos 100 anos de Lula Cardoso Ayres, Coletivas de Desenho, mostras do Centro de Design do Recife, entre outras. O horário de funcionamento foi aumentado: agora o Mamam funciona de terça a sábado, das 10h às 19h e nos domingos, das 10h às 17h.

HISTÓRICO - O Mamam foi criado, em 1997, com o objetivo de transformar a Galeria Metropolitana de Arte Aloísio Magalhães, instituição atuante desde o início da década de 1980 – em centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais brasileiras. Desde sua inauguração, a missão do Mamam é fornecer formação de e para o público, realizando exposições de artistas consolidados e também dos novos e promissores nomes que frequentemente aparecem na cena. O Mamam trabalha ainda no estreitamento da relação entre as mostras e a população, através de visitas guiadas, encontros com professores e outras ações.

Serviço:
Entrega de primeira etapa de reforma do Mamam e coquetel de abertura das exposições CONTIDONÃOCONTIDO e HO/REC
Quando: 17 de março de 2010
Horário: 19h
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM
Endereço: Rua da Aurora, 265 - Boa Vista e Rua da União, 88
Telefones: 3232.1694 // 3232.2188
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 19h; domingos, das 10h às 17h.



Enviar    Imprimir