Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DO PELC/PRONASCI É ABERTO EM BOA VIAGEM
14:37 Quarta-feira, 17 de Março de 2010

Foi aberto nesta quarta-feira (17), no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, o Encontro Regional Nordeste do PELC/Pronasci, uma realização da Prefeitura do Recife, em parceria com o Ministério do Esporte e o Ministério da Justiça. O objetivo do evento é aproximar os envolvidos na gestão dos programas através da participação em discussões de temáticas específicas e oficinas.

Programado para acontecer até a próxima sexta (19), o encontro reúne coordenadores gerais e de núcleos do PELC/Pronasci, pesquisadores, formadores e gestores. Representando o Ministério da Justiça, o Coordenador-Geral de Planejamento Estratégico em Segurança Pública, Jorge Luiz de Quadros, participou da mesa de abertura, onde ressaltou a importância do PELC/Pronasci no enfrentamento à violência. Segundo ele, para atingir o objetivo de reduzir os índices de criminalidade é preciso o comprometimento de todos. “Temos que saber que existe um nível de segurança que é executado pela própria comunidade, ou seja, é preciso mudar a cultura do papel da polícia na segurança pública”, disse Quadros.

Quem também participou da Mesa de Abertura que tinha a temática “O Pronasci/PELC como uma Política Pública de Esporte e Lazer”, foi a Secretária Nacional do Desenvolvimento do Esporte e Lazer, Rejane Penna Rodrigues, que falou sobre a realização da Conferência Livre, programada para as 14h da próxima sexta (19). “Teremos uma excelente oportunidade de contribuir com a III Conferência Nacional de Esporte nesta plenária, onde poderemos elaborar propostas para a nossa área”, disse a representante do Ministério dos Esportes.

Representando o Prefeito João da Costa, o Secretário Especial de Políticas para Juventude e diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja, saudou a todos os participantes que vieram de vários estados do nordeste. Granja destacou a importância do Recife receber a reunião. “A nossa cidade tem se destacado na execução das atividades propostas pelo convênio e a escolha do Recife é um reconhecimento disto , mas também queremos conhecer as experiências de outros lugares para que possamos, de maneira integrada, contribuir para que os resultados melhorem e os índices de violência sejam diminuídos”, afirmou.

O Encontro Regional Nordeste do PELC/Pronasci segue até a próxima sexta-feira (19), com palestras, mesas de debate, dinâmicas de grupo e oficinas.

Convênio - Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no País. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Um convênio firmado entre os ministérios do Esporte e da Justiça possibilitou a transferência de recursos do Pronasci para a criação de novos núcleos de esporte e lazer em áreas com histórico de violência e atividade do crime organizado no País. No Recife, foram escolhidos os bairros de Santo Amaro, Iputinga, Coque e Ibura, onde o projeto atende a cerca de 500 jovens, nas modalidades teatro, break, jogos populares, jiu-jitsu e futebol de campo. As oficinas foram criadas a partir de uma parceria entre o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), do Ministério do Esporte e os Círculos Populares de Esporte e Lazer, da Prefeitura do Recife.


Confira a programação do Encontro:

Dia 18
8h - Palestra 01: “Polícia, Comunidade e Cidadania”
10h30 – Palestra 02: “Projetos Sociais em Parceria com as Comunidades”
14h – Mesa 02: “A Formação continuada de agentes sociais e o envolvimento comunitário”
16h30 – Dinâmica de Grupos

Dia 19
8h – Mesa 03: “Relatos de experiências exitosas em trabalhos intersetoriais”
10h30 – Dinâmicas de Grupos
14h – Plenária: Conferência Livre
16h30 – Avaliação do Evento
Coordenador-Geral de Planejamento Estratégico em Segurança Pública

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife promove ações para celebrar Dia Mundial da Árvore
- Painéis digitais orientam passageiros do Terminal da Caxangá
- Rua da Regeneração parcialmente interditada para obras da Bacia do Beberibe
- Sistema Público divulga vagas de emprego para esta quarta-feira (17)
- PCR apoia a II Conferência Estadual de Economia Solidária
- Agentes da Guarda Municipal recebem aulas de informática
- Mulheres discutem os direitos da pessoa idosa
- Delegados do OP visitam casas de acolhida da Assistência Social
- João da Costa participa de audiências em Brasília a fim de captar recursos para o Recife
- Procon-Recife participa de Audiência Pública
- Sanear dá continuidade às sessões de cinema com temática ambiental
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de março
- João da Costa entrega Praça da Mauricéia revitalizada
- Prefeitura promove curso de informática para guardas municipais
- Servidores das DAS iniciam curso sobre orçamento e responsabilidade fiscal
- Prefeito entrega reforma de escola municipal na Ilha de Joana Bezerra
- João da Costa entrega ruas e assina OS para ações na Joana Bezerra
- Prefeito João da Costa prestigia show de Elba Ramalho no Marco Zero
- Recife comemora aniversário com bolo de 473 quilos no Arsenal
- Prefeito participa do ato cívico de troca e incineração da bandeira da cidade do Recife


Enviar    Imprimir