Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

LIÇÃO DE VIDA FORMA PRIMEIRAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO
19:34 Quinta-feira, 1 de Abril de 2010

As duas primeiras turmas do Programa Lição de Vida, com foco para moradores em situação de rua do Recife, concluíram o curso nesta quarta-feira (31), às 18h30, no Espaço Travessia (Bairro do Recife). A iniciativa foi lançada em julho do ano passado pelo prefeito João da Costa, através de uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Educação de Jovens Adultos (EJA), a Secretaria de Assistência Social e Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc). As turmas foram iniciaram as aulas em novembro do ano passado, cada uma com 18 alunos.

O principal objetivo do programa é fortalecer e integrar a alfabetização inicial e a educação continuada ofertada aos recifenses, acima dos 15 anos, que nunca estudaram ou desejam retornar às bancas escolares para conclusão do ensino fundamental I e II – até o 4º ciclo (8ª série). As aulas aconteceram em duas unidades do Iasc (CRS e Espaço Travessia Bairro do Recife) com o intuito de promover a inclusão social da população em situação de rua. “Este é um trabalho de resgate da cidadania. O objetivo é não só tirar eles da rua, mas apresentá-los a um novo projeto de vida, através do aprendizado”, afirmou a secretária de Assistência Social, Karla Menezes.

Além de terem as aulas com educadores do Programa Lição de Vida, os usuários são acompanhados pelas equipes técnicas do Iasc, com o objetivo de terem suas demandas atendidas. A partir dessa iniciativa, 12 usuários acompanhados pelo Serviço de Educação Social de Rua foram contemplados pelo Aluguel Social, autorizado pelo prefeito no mês de dezembro, e, hoje, não estão mais em situação de rua. Para a professora Maria do Carmo, a experiência com os alunos foi de troca. “A gente aprendeu muito com eles. A valorizá-los e ver que eles interagem bastante e são muito inteligentes”, comentou. Para a gerente do EJA, Janayna Cavalcante, o método bilateral proposto por Paulo Freire se aplicou a esse curso. “O resultado desse projeto demonstra que o diálogo e o trabalho coletivo vale a pena, para superaras dificuldades”, disse.

A conclusão das aulas será marcada por uma festa para finalização do ciclo de trabalho, que reunirá os formandos do EJA, no próximo dia 09, às 18h, no Centro de Convenções da UFPE. O próximo passo, que já está em andamento, será a inclusão desses usuários na rede municipal de Educação. O simples fato de aprender a escrever o nome foi motivo de alegria para muitos dos alunos.  Para José Rosseti da Silvam de 45 anos, o mundo se abriu apos essa oportunidade. “Eu não sabia nem escrever meu nome e aprendi aqui. Isso vai desenvolver muito minha vida”, comemorou. Já o jovem Ademir Bastos, de 21 anos, relatou a experiência vivenciada durante as aulas. “Fiz muitos amigos, conheci a história das pessoas e aprendi muita coisa, principalmente a pensar meu projeto de vida, que é continuar estudando”, comentou.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura oferece 3.381 vagas em cursos profissionalizantes
- Cursos:
- Seleção de professores para o ProJovem Urbano é prorrogada
- Novos beneficiários recebem orientações sobre o Programa Bolsa Escola Municipal
- PCR promove fórum de dirigentes escolares
- Beneficiários do Bolsa Escola participam de reunião de boas-vindas
- Aulas de dança e teatro para educadores dos Círculos Populares
- Educadores dos Círculos Populares participam de formação
- Alunos de cinco escolas municipais participam da Gincana Praia Limpa
- Morro da Conceição recebe reunião preparatória para Conferencia de Esporte
- Prefeitura e UFPE iniciam seleção de profissionais para o ProJovem Urbano
- ProJovem Urbano do Recife ainda tem 3 mil vagas para interessados em retomar os estudos
- ARCOS OCUPACIONAIS OFERECIDOS DURANTE O CURSO
- ENDEREÇO DOS 32 NÚCLEOS:
- Seminário reúne profissionais de educação para discutir sobre Gestão Escolar
- Seminário sobre gestão escolar é aberto na UFPE
- Dia Mundial da Água é comemorado com exposição na Ilha do Leite
- PCR abriga 1ª Reunião Intersetorial de Juventude
- Alunos da rede dão show de democracia na posse dos delegados do OP Criança
- Educação promove exposição em homenagem ao dia da água


Enviar    Imprimir