Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROGRAMAÇÃO JUNINA DA REDE DE ENSINO ESTÁ ENVOLVENDO DEZENAS DE ESCOLAS
08:35 Quarta-feira, 16 de Junho de 2010

Estudantes participam de aulas concertos e oficinas de pífanos e sanfonas

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife preparou uma extensa programação junina para colocar os estudantes da rede em sintonia com as nossas tradições, fortalecendo a identidade cultural e resgatando a autoestima. As atividades, em parceria com a Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, começaram na semana passada e estão envolvendo cerca de 160 escolas, entre unidades pólos e convidadas, e mais de 20 mil alunos de todas as faixas etárias, a partir dos quatro anos – educação infantil, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

As aulas concerto, oficinas de pífanos e sanfonas, quadrilhão junino e apresentações de bandas e trios de forró estão contando com a participação de nomes de peso da cultura pernambucana, como os sanfoneiros Arlindo dos oito baixos, Camarão, Ceiça Moreno e Zé Bicudo, o mestre do pífano João do Pife, o maestro Cláudio Almeida e o compositor e cineasta Wilson Freire.

São seis projetos em andamento: “Aulas concerto canção do Milho”, “Pífanos nas Escolas”, “Tem sanfona nas salas de aula”, “Trios de forró e Escola – 2010”, “Bandinha da GAC nas escolas” e “Quadrilhão Junino – 2010”.

Nesta quarta-feira (16), a Escola Municipal Novo Pina, no Bairro do Pina, recebe pela manhã (das 10h às 11h) as “Aulas Concertos Canções do Milho”, que serão repetidas nos dias 17,18 e 21 de junho. À tarde a mesma programação (das 15h às 16h) será repetida na Escola Solano Magalhães (Pina). Além das escolas pólos, estão participando do evento alunos convidados de diversas escolas municipais. Durante o aulas concertos, o médico, compositor e cineasta Wilson Freire, presenteia os estudantes com uma narrativa musicada de todo o ciclo junino, do plantio do milho aos santos da época. Além de Freire, vão estar presentes dez músicos profissionais, incluindo a cantora Sevy Nascimento e o arranjador e maestro Cláudio Almeida.

Também na quarta-feira (16), o mestre João do Pife, de Caruaru, vai ministrar a oficina “Pífanos nas Escolas”, contemplando os alunos das escolas Nova Morada (8h às 11h), Padre José Mathias (das 14h às 17h) e Municipal Novo Horizonte (19h às 21h30). Durante o evento 25 estudantes de cada escola vão aprender com se faz um verdadeiro pífano de Caruaru, da mais legítima taboca ou taquara (um tipo de bambu, muito comum no Agreste do Estado).

O projeto “Pífanos nas escolas” será encerrado no dia 18 de junho, às 10h e 15h, com duas apresentações de João do Pife e sua banda, para os 250 alunos participantes das oficinas e mais 250 convidados das mesmas escolas. Os shows terão como palco a concha acústica do Sítio Trindade, em Casa Amarela.

O projeto “Tem sanfona na sala de aula” é outra iniciativa da programação junina da rede municipal de ensino que promete colocar todo mundo pra dançar. Até a próxima quinta-feira (17), quatro mestres do instrumento consagrado por Luiz Gonzaga estarão visitando diversas escolas pólo, além das unidades convidadas. As aulas de forró, xaxado e baião são ministradas por Arlindo dos oito baixos, Mestre Camarão, Zé Bicudo e Ceiça Moreno.

Já Bandinha Musical da Gerência de Animação Cultural vai se percorrer diversas unidades de ensino até o dia 29 de junho, animando o São João da garotada pela manhã e à tarde (a partir das 8h e partir das 14h).

TRIOS

Uma sanfona, um triângulo e uma zabumba. Em qualquer festa junina que se preze este trio não pode ficar de fora. Foi pensando nisso que a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer incluiu na programação deste ano o projeto “Trios de Forró e Escola 2010”, que será realizado entre os dias 16 e 21 de junho. Serão 10 apresentações em 10 escolas pólos, além de 27 unidades de ensino convidadas. Os dois primeiros trios farão shows na próxima quarta-feira (16). A partir das 9h, na Escola Municipal Maria Sampaio de Lucena, na UR-1 (Ibura), e às 15h, na Escola Divino Espírito Santo, no bairro da Caxangá.

QUADRILHÃO

No dia 17 de junho, às 17h, no palhoção do Sítio da Trindade, em Casa Amarela, está marcada a apresentação do “Quadrilhão junino” da rede de ensino, formado por 500 alunos, do 1º ao 4º ciclo (1ª a 8ª série), de 17 escolas municipais. O evento, que se repete há cinco anos, terá coreografias das quadrilhas tradicional e estilizada. O tema este ano é “Na sede o MCP o quadrilhão é pra valer”, numa homenagem aos 50 anos de criação do Movimento de Cultura Popular (MCP), que dá nome ao ano letivo 2010.

Além dos 500 matutos e matutas, vão se apresentar, durante o evento, a Quadrilha Junina Menezes a Banda Mandracatu, ambas do Morro da Conceição. A festa será complementada pelo casamento matuto “Da cultura com a educação”, com o grupo de Teatro da Gerência de Animação Cultural.

Confira a programação

Matérias Relacionadas
- Educação para o Teatro apresenta “Os Embromations” no Barreto Júnior
- Aglaia Costa se apresenta para beneficiários do Programa Bolsa Escola
- Recifenses terão curso de inglês e espanhol gratuito
- Programação junina da rede de ensino vai envolver 160 escolas
- Alunos dos Círculos Populares viajam para Caruaru
- Prefeitura melhora estrutura de esportes e lazer em Santo Amaro
- PCR promove curso de Gestão Escolar
- Estudantes da rede participam de curso sobre tecnologia digital
- Após fim da greve, PCR define reposição das aulas
- Regulamento do Futebol Participativo 2010 será definido nesta quinta
- Estudantes aprendem a se prevenir contra ataques de escorpião
- Escola Municipal do Recife recebe campanha de combate ao escorpião
- Prefeitura realiza mutirão oftalmológico para 200 estudantes de cinco escolas
- Teatro de Santa Isabel recebe estudantes do Bolsa Escola
- OSR apresenta concerto didático para alunos do Bolsa Escola
- Cinema São Luiz recebe alunos dos Círculos Populares
- Alunos dos Círculos Populares assistem a sessão de cinema no São Luiz
- Beneficiários do Bolsa Escola assistem a espetáculo sobre o Rei do Baião
- Beneficiários do Bolsa Escola assistem a tributo a Luiz Gonzaga
- Prefeitura promove 5ª reunião anual de inclusão do Bolsa Escola


Enviar    Imprimir