Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

QUADRILHAS JUNINAS DÃO SHOW DE BELEZA E ALEGRIA NO SÃO JOÃO DO RECIFE
02:28 Sábado, 26 de Junho de 2010

Resultado das campeãs do festival será conhecido neste sábado (26)

Por Tiago André Santos

Na sequência das apresentações da finalissíma do grupo 1 do Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas, realizado no Geraldão na noite desta sexta-feira (25), a quarta agremiação a evoluir no local foi a Raio de Sol, de Olinda. Fundada em 1996 pelos alunos de uma escolinha, a quadrilha entrou em cena com todos os integrantes trazendo os rostos pintados. Com diversos títulos na bagagem, o grupo trouxe como tema de 2010, Paisagem de interior.

Na cenografia, a agremiação utilizou grandes painéis simbolizando a literatura de cordel, e na exibição, relatou passagens tradicionais dos municípios do interior, a exemplo da uma procissão. A quinta quadrilha que evoluiu no ginásio foi a Forró Moderno, também de Olinda, e que teve como enredo a promessa. Na encenação, uma mulher promete para o santo sair do sertão de Pernambuco até a capital vestida de noiva se conseguir casar-se. Ainda na coreografia, a quadrilha fez menção a uma das mais típicas manifestações do Nordeste, as vaquejadas.

No intervalo entre um grupo e outro, os locutores e apresentadores do festival, Mateus e Catirina, divertiam as cerca de quatro mil pessoas que prestigiavam os espetáculos de dança e música. A dona de casa e mãe de quadrilheira, Regina Santana, era de uma alegria contagiante. Vibrando muito, a torcedora acho muito bom o nível de todas as concorrentes. A cada ano as quadrilhas ficam mais profissionais e mostram mais beleza e animação, declarou.

A última quadrilha a se apresentar na estrutura montada no centro do Geraldão foi a Brigões de Suape, vinda do Cabo de Santo Agostinho. Criada em 1987, a agremiação desenvolve um importante trabalho social de retirar jovens da ociosidade e da marginalidade, e oferecendo oportunidades em diversas áreas artísticas. Os 80 componentes abordaram o mote do Banho, defendendo a sua importância na cultura do povo, e em especial o banho de São João, ritual religioso muito realizado durante o mês junino.

Para o secretário de Políticas para a Juventude do Recife e diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja, a promoção do festival no ginásio de esportes oferece uma opção a mais na programação do São João do Recife, além de beneficiar os moradores da Zona Sul. Aqui as quadrilhas têm uma estrutura de qualidade para as suas apresentações. Os vestiários viram camarins para os grupos, e eles contam com um cenário que ficou muito bem montado, explicou o secretário, lembrando ainda a organização de uma praça de alimentação com barracas de comidas típicas.

A premiação para os vencedores soma um total de R$ 78 mil e contempla do primeiro ao quinto lugar de cada grupo. A Fundação de Cultura Cidade do Recife - FCCR entregará também um troféu às categorias de melhor casamento, trilha sonora, marcador, figurino e coreografia.

Matérias Relacionadas
- Cikó Macedo faz público levantar a poeira no Sítio Trindade
- Geraldão recebe segundo dia das finais do Festival de Quadrilhas
- João Silva apresenta o tradicional forró pé-de-serra no Arsenal
- Rabecado apresenta o fino da música regional na Praça do Arsenal
- Forró com cheiro de Fulô no palco do Sítio Trindade
- Gennaro e Walkíria lembram Gonzagão e Marinês no Pátio
- Camarão destila forró de primeira qualidade no Pátio
- Decoração do Sítio Trindade dá show
- Gaspar Andrade agita o São João do Pátio de São Pedro
- Prefeitura do Recife promove show de solidariedade
- Teatro Oficina realiza workshops no Nascedouro de Peixinhos
- Forrozeiros referenciam Petrúcio Amorim no Sítio Trindade
- A eclética Mônica Feijó mostra suas diversas facetas no Arraial Tomazina
- Tomazina lotada no show de Catarina Dee Jah
- Sítio Trindade recebe noite do coco no Dia de São João
- Maestro Forró comanda fole de sopro da Orquestra da Bomba do Hemetério no Arsenal
- King Size abre a segunda noite do Arraial Tomazina
- Programa +Vida orienta público do Sítio sobre o perigo do uso de drogas
- Festa Junina mexe com a imaginação da platéia no Recife
- Zé Rocha apresenta sua veia forrozeira no Arsenal


Enviar    Imprimir