Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

MULTIDÃO LOTA PLENÁRIA TEMÁTICA DE MULHERES DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
00:00 Domingo, 18 de Julho de 2010

Encontro democrático elegeu eixos temáticos e ações a serem implementadas até 2011

Por Geisa Agricio

A reunião de uma grande plateia com cerca de 1.300 mulheres superou todas as expectativas da festa democrática da Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo, realizada na tarde do sábado (17) no Terminal Marítimo de Passageiros (Armazém 12), situado no Bairro do Recife.  

Esse é o grande momento em que as mulheres se reúnem para decidir o que querem para a cidade e pensam juntas a respeito das pautas específicas para elas. O OP é a ferramenta democrática fundamental para colocar a população a par das políticas públicas e nossa secretaria quer trabalhar em comunhão com o anseio da população”, afirma a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira.

A iniciativa foi realizada pela Secretaria Especial da Mulher e Coordenadoria do Orçamento Participativo após diversas reuniões preparatórias realizadas em 18 microrregiões e cujas propostas foram referendadas nos Fóruns de Prioridades ocorridos nas RPA’s. As etapas preparatórias à plenária tiveram a participação de 438 mulheres.

Neste ano, a gestão evolui para a descentralização da mobilização. As reuniões preparatórias universalizaram a metodologia do OP e as mulheres que não se representam em organizações sociais também participam do processo. Sem dúvida esta é a plenária em que a mulher suburbana que vive os problemas no dia-a-dia está mais presente. É esse é intuito do OP, chegar a quem sofre com a exclusão”, avalia Augusto Miranda, coordenador do Orçamento Participativo.

O encontro promoveu a eleição dos três temas que as mulheres presentes consideraram prioridades às suas comunidades, e dentro de cada tema votaram numa ação para ser implementada pela PCR. As propostas  serão encaminhadas à gestão para serem executadas no período de 12 meses até a data de realização da plenária de 2011.

A plenária 2010 determinou como eixos: Gênero, Trabalho e Renda; Violência Contra a Mulher e Equidade de Gênero na Saúde. Para tanto, foram estabelecidas as ações de incentivo a cooperativas e/ou associação de mulheres de produção e serviços; garantia, através da realização de concursos públicos, dos serviços do Centro de Referência Clarice Lispector e da Casa Abrigo Sempre Viva; e melhoria do acesso a exames de citologia e colposcopia e acompanhamento de recuperação em casos de câncer de colo uterino.

“É se unindo que a gente consegue brigar pelos nossos direitos. Aqui, a mulher mostra - se organizando - que é a parte mais forte”, vibra Lenira Araújo da Silva, de 71 anos, de Nova Descoberta, uma das participantes do Grupo Mulher Maravilha.

Delegadas - Durante o OP Mulher 2010, houve a eleição de 120 novas delegadas para o Fórum Temático da Mulher. As delegadas eleitas do OP têm, entre outras atribuições, a função de acompanhar e fiscalizar os gastos e as ações do Município, especialmente da Secretaria Especial da Mulher, nas áreas de desenvolvimento econômico, participação e controle social, assistência e prevenção da violência contra a mulher, igualdade entre homens e mulheres no enfrentamento ao racismo.

Atrações culturais – O evento não se restringiu a um encontro de decisões políticas. Incluiu uma edição especial da Feira Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária, uma Brinquedoteca para atender aos filhos das participantes, e um espaço reservado às apresentações culturais.

 

 

 

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife realiza Plenária Temática da Saúde nesta segunda (19)
- CSU Bido Krause recebe reunião preparatória para OP de Juventude
- Grupos e movimentos do Recife prestigiam Plenária Temática LGBT do Orçamento Participativo
- Panfletagem convoca mulheres para a Plenária do OP
- Idosos do Recife prestigiam primeira Plenária Temática do OP voltada para o segmento
- OP Recife realiza 1ª Plenária Temática da Pessoa Idosa nesta segunda (12)
- Jovens do Alto Santa Terezinha participam de Reunião Preparatória para OP da Juventude
- Recifenses lotam Plenária Temática de Assistência Social do OP Recife
- Iniciadas plenárias temáticas do ciclo 2010 OP Recife
- Ações de Desenvolvimento Econômico serão debatidas na primeira plenária temática do OP Recife 2010
- Reuniões preparatórias para o OP da Juventude seguem pelas RPAs do Recife
- PCR abre propostas de preço para intervenções do 2º Plano de Obras do OP
- População idosa se prepara para eleger prioridades junto ao Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo do Recife retoma plenárias regionais
- Jovens da RPA 3.1 participam de reunião preparatória para o OP da Juventude
- Plenárias regionais do OP retornam nesta quinta-feira (1º)
- Mulheres do Recife conhecem a cédula de votação da Plenária do OP
- Prefeitura lança cédula de votação do OP Mulher
- Orçamento Participativo do Recife promove reunião na UR-2
- Fórum elege prioridades das mulheres da RPA-6 para Plenária do OP


Enviar    Imprimir