Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

JOÃO DA COSTA VISITA ESCOLA DESTAQUE NOS ÍNDICES DO IDEB
21:02 Terça-feira, 20 de Julho de 2010

Escola Municipal Professor Aderbal Galvão obteve a 4ª melhor nota do estado nos anos iniciais do ensino fundamental entre as escolas públicas
 
O prefeito João da Costa visitará, nesta quarta-feira (21), a partir das 9h30, as dependências da Escola Municipal Professor Aderbal Galvão, no bairro do Vasco da Gama, na zona noroeste da cidade. A unidade de ensino da PCR obteve a 4ª melhor nota do estado nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) entre as escolas públicas, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 05 de julho. Os 5,7 pontos conquistados pela unidade municipal (numa escala até 10) superam a média brasileira de 4,6. A pesquisa foi realizada em 2009 em comparação a 2007. A Escola Aderbal Galvão fica na Rua Vasco da Gama, 399 e conta, atualmente, com 541 alunos matriculados em três turnos, sendo 115 ligados ao 1º e 2º ciclos (1º ao 5º ano) e 426 ao 3º e 4º (6º ao 9º ano).
  
Destaque entre as capitais também em relação aos anos iniciais do ensino fundamental, os números do IDEB revelaram ainda que o Recife ocupa a 3ª colocação geral entre as nove capitais do nordeste. A rede municipal alcançou uma média de 4,1 em 2009, superando a meta de 3,6 pontos estabelecida pelo MEC. A nota é maior do que as cidades de Salvador (3,7), Fortaleza (3,9), Natal (3,7), Maceió (3,8), Aracaju (3,5) e João Pessoa (4,0) e só perde para Teresina (5,2) e São Luís (4,3).
 
O secretário de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Cláudio Duarte, comemorou o resultado. “Entre os motivos para o bom desempenho, eu destacaria o maior número de vagas em pré-escola, com 11 mil vagas para crianças de quatro e cinco anos. Isso faz com que os alunos se alfabetizem mais precocemente, além de professores com boa formação - 92% deles têm nível superior e 55% tem especialização”, ressaltou. Cláudio Duarte também citou outros motivos para o destaque do Recife em relação às capitais da região: tradição no modelo de alfabetização utilizando-se dos princípios do educador Paulo Freire, articulação da educação com cultura e participação mais ativa das famílias dos alunos no processo de aprendizado, frisou.
 
Para Cláudio Duarte, as novas tecnologias incorporadas ao processo pedagógico, com todos os professores com acesso a internet e computadores e o acompanhamento e apoio às escolas, por intermédio do Núcleo de Apoio Regional com equipes regionais de apoio pedagógico, também são fatores que contribuíram para a 3ª colocação.
 
Já em relação aos anos finais (5ª a 8ª série), a PCR avançou, entre 2007 e 2009, de 2,5 para 2,7 pontos. No caso do Recife, as melhorias são fruto de uma política pública de qualidade social da educação, reforçada pela atual gestão através da valorização profissional, com a implantação do piso salarial da categoria, distribuição gratuita de notebooks e conectividade à internet subsidiada e do investimento na recuperação da infraestrutura das escolas e creches. De acordo com a Diretoria de Engenharia, de janeiro de 2009 até agora, foram realizadas 486 intervenções em serviços diversos, além da inauguração de 13 novas unidades de ensino (novas sedes e novas unidades).
 
Também contribuíram para os avanços obtidos a adoção de programas e projetos em parceria com o Governo Federal, como: Mais Educação, com 160 escolas passando a funcionar com jornada ampliada de 7 horas diárias e 105 escolas adotando o Programa Escola Aberta nos finais de semana. A Secretaria de Educação também criou o Programa Manuel Bandeira de Incentivo à Leitura e através dele, já providenciou a distribuição de 404.677 livros para estudantes e professores; inaugurou 24 novas bibliotecas escolares e instalou 172 laboratórios de informática, além da contratação de 550 novos professores.
 
Ainda foi implantado o Sistema Municipal de Avaliação da Rede (SMAR), analisando, inclusive, a produção textual, com foco no efetivo acompanhamento das Unidades Escolares; da Proposta Pedagógica da Rede e do desempenho de habilidades e competências, além da reestruturação da política de Formação Continuada. Para conter a evasão, a rede tem o Projeto Voltei, que acompanha a frequência mensal dos estudantes, encaminhando ao Conselho Tutelar os casos especiais.
 
SAIBA MAIS - O Ideb avalia a qualidade da educação brasileira (ensino fundamental I e II e ensino médio) desde 2005 e é divulgado a cada dois anos. A nota pode ir de zero a 10. A partir dos índices de cada biênio, são traçadas metas para os dois anos seguintes em todos os municípios do País. O objetivo do MEC é que o Brasil alcance, até 2021, a média igual a 6,0 em todas as unidades de ensino.

Matérias Relacionadas
- Parceria leva cursos da Escola de Gestão ao Centro de Formação de Professores
- Escola Municipal participa do Projeto um computador por aluno
- Shows encerram maratona cultural no Pátio de São Pedro
- Conexão 17 é aberta no Teatro de Santa Isabel
- Conexão 17 leva cultura e lazer para mais de 5 mil educadores
- Biblioteca de Afogados comemora Dia Nacional do Futebol
- PCR inicia 8º Encontro de Formação Continuada em Esporte e Lazer
- PCR abre 3.401 vagas para cursos básicos de informática
- Alunos da rede participam de colônia de férias
- Germano Coelho apresenta projeto de livro
- Rede municipal do Recife supera meta nacional para anos iniciais do ensino fundamental
- Ideb do Recife é destaque entre as capitais do Nordeste
- LISTA DAS ESCOLAS
- PCR abre 12 mil vagas para educação profissionalizante
- PCR conclui exposições das escolas profissionalizantes
- Programa Bolsa Escola Municipal realiza 6ª reunião de inclusão de beneficiários
- Prefeitura vai construir um CMEI no bairro de Nova Descoberta
- PCR investe R$ 10 milhões na melhoria da rede física das unidades escolares
- Programa Lição de Vida convoca alfabetizadores
- PCR promove exposição das escolas profissionalizantes


Enviar    Imprimir