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Educação, Esporte e Lazer

REDE MUNICIPAL DO RECIFE SUPERA META NACIONAL PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
18:40 Quinta-feira, 8 de Julho de 2010

Desempenho das escolas em 2009 já foi melhor do que os objetivos propostos pelo MEC para 2011

Por Otávio Dias


A Rede Municipal do Recife superou, entre 2007 e 2009, a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado na última segunda-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC) em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental – 1ª a 4ª série. As escolas da Prefeitura atingiram nota 4,1 em 2009, melhorando em relação aos 3,8 obtidos em 2007, enquanto a meta prevista pelo MEC para a capital pernambucana era de 3,6. Os números também superam a meta de 4,0 prevista para 2011. Em Pernambuco, apenas 7,5% das escolas avaliadas pelo Ideb tiraram nota igual ou superior à média brasileira para os anos iniciais, que é de 4,6 pontos.

Já em relação aos anos finais (5ª a 8ª série), a PCR avançou, entre 2007 e 2009, de 2,5 para 2,7 pontos. No caso do Recife, as melhorias são fruto de uma política pública de qualidade social da educação, reforçada pela atual gestão através da valorização profissional, com a implantação do piso salarial da categoria, distribuição gratuita de notebooks e conectividade à internet subsidiada e do investimento na recuperação da infraestrutura das escolas e creches. De acordo com a Diretoria de Engenharia, de janeiro de 2009 até agora, foram realizadas 486 intervenções em serviços diversos, além da inauguração de 13 novas unidades de ensino (novas sedes e novas unidades).

Também contribuíram para os avanços obtidos a adoção de programas e projetos em parceria com o Governo Federal, como Mais Educação, com 160 escolas passando a funcionar com jornada ampliada de 7 horas diárias e 105 escolas adotando o Programa Escola Aberta nos finais de semana. A Secretaria de Educação também criou o Programa Manuel Bandeira de Incentivo à Leitura e através dele, já providenciou a distribuição de 404.677 livros para estudantes e professores; inaugurou 24 novas bibliotecas escolares e instalou 172 laboratórios de informática, além da contratação de 550 novos professores.

Ainda foi implantado o Sistema Municipal de Avaliação da Rede (SMAR), avaliando inclusive a produção textual, com foco no efetivo acompanhamento das Unidades Escolares; da Proposta Pedagógica da Rede e do desempenho de habilidades e competências, além da reestruturação da política de Formação Continuada. Para conter a evasão a rede tem o Projeto Voltei, que acompanha a frequência mensalmente dos estudantes, encaminhando ao Conselho Tutelar os casos especiais.

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