Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESCOLA MUNICIPAL PARTICIPA DO PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO
15:27 Terça-feira, 20 de Julho de 2010

Serão beneficiadas, inicialmente, 15 unidades públicas de ensino, sendo duas na capital pernambucana

Por Otávio Dias

Recife é um dos 10 municípios pernambucanos escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC) para participar do projeto Uca (um computador por aluno). Serão beneficiadas, inicialmente, 15 unidades públicas de ensino, sendo duas na capital pernambucana: a Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto, em Santo Amaro, e o Colégio de Aplicação da UFPE, na Cidade Universitária, além de outras 13 no interior do Estado. A ideia é utilizar a informática como instrumento didático em sala de aula. Para isso, serão distribuídos computadores portáteis entre os professores e os alunos.

O lançamento na rede municipal do Recife aconteceu nesta terça-feira (20), nas dependências da Escola Emídio Dantas Barreto, e foi acompanhado pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte. O projeto já vem sendo desenvolvido em todo o território nacional desde 2007. No caso da unidade recifense, vão receber os equipamentos 11 professores e 256 alunos, na faixa etária dos 4 aos 12 anos (educação infantil e ensino fundamental I).

O evento desta terça-feira marcou o início da formação dos professores e da equipe gestora da unidade educacional, que ficará a cargo da equipe técnica da Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania – DGTEC. O lançamento também foi acompanhado pela diretora da DGTEC, Irenice Bezerra e pelo professor da UFPE, Paulo Gileno, membro do comitê assessor do MEC responsável pelo projeto UCA, além dos professores e dirigentes da escola.

De acordo com Cláudio Duarte, a implantação do projeto não é simples, tendo em vista a estrutura educacional brasileira. “A Prefeitura sai na frente, inclusive em relação a escolas da rede particular, propiciando ao estudante uma educação de qualidade e favorecendo a possibilidade futura de ingresso no mercado de trabalho”, ressaltou.

Após o pronunciamento do secretário, houve a entrega simbólica dos primeiros computadores para os professores, que inicialmente se apropriarão da ferramenta, por intermédio da equipe da DGTEC. Posteriormente, computadores portáteis semelhantes serão distribuídos entre os alunos.

“Com certeza, isso vai melhorar a aprendizagem do educando, favorecendo o desenvolvimento da leitura e aquisição de novas competências, por meio de pesquisas, jogos e internet”, explicou a professora Lourdes Dias, da educação infantil da unidade de ensino.

Já a vice-dirigente Edilene Florêncio disse que, para o bom andamento do projeto, um dos desafios é alcançar as metas propostas pelo MEC. “Para isso, vamos contar com o empenho do professor em descobrir as várias possibilidades que as novas tecnologias oferecem, na construção do conhecimento junto com o aluno“, frisou”.

Matérias Relacionadas
- Festival dos Círculos Populares agita o CSU Bido Krause
- Prefeito visita escola campeã do IDEB
- Parceria leva cursos da Escola de Gestão ao Centro de Formação de Professores
- Shows encerram maratona cultural no Pátio de São Pedro
- Conexão 17 é aberta no Teatro de Santa Isabel
- Conexão 17 leva cultura e lazer para mais de 5 mil educadores
- Biblioteca de Afogados comemora Dia Nacional do Futebol
- PCR inicia 8º Encontro de Formação Continuada em Esporte e Lazer
- PCR abre 3.401 vagas para cursos básicos de informática
- Alunos da rede participam de colônia de férias
- Germano Coelho apresenta projeto de livro
- Rede municipal do Recife supera meta nacional para anos iniciais do ensino fundamental
- Ideb do Recife é destaque entre as capitais do Nordeste
- LISTA DAS ESCOLAS
- PCR abre 12 mil vagas para educação profissionalizante
- PCR conclui exposições das escolas profissionalizantes
- Programa Bolsa Escola Municipal realiza 6ª reunião de inclusão de beneficiários
- Prefeitura vai construir um CMEI no bairro de Nova Descoberta
- PCR investe R$ 10 milhões na melhoria da rede física das unidades escolares
- Programa Lição de Vida convoca alfabetizadores


Enviar    Imprimir