Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

CONEXÃO 17 É ABERTA NO TEATRO DE SANTA ISABEL
18:18 Segunda-feira, 19 de Julho de 2010

Dezessete espaços públicos e privados da Cidade, entre teatros, museus e institutos, foram ocupados por cerca de 5 mil educadores ligados à rede recifense

Por Otávio Dias

Cerca de 700 educadores da rede de ensino da Prefeitura do Recife, incluindo professores, coordenadores pedagógicos e dirigentes de escolas e creches acompanharam, na tarde desta segunda-feira (19), no Teatro de Santa Isabel, na Praça da República, o musical “Cantigas do Sol”, que presta homenagem à cultura nordestina e ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A apresentação abriu festivamente a programação do projeto “Conexão 17 – Educação, Cultura e Cidadania: 50 anos do Movimento de Cultura Popular”, realizado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

No mesmo horário, entre 15h e 17h, outros 16 espaços públicos e privados da Cidade, entre teatros, museus e institutos, foram ocupados por cerca de 5 mil educadores ligados à rede recifense.

No Teatro de Santa Isabel, a Conexão 2010 foi aberta pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, que iniciou seu pronunciamento pedindo uma salva de palmas para o educador Alcides Tedesco, ex-presidente do Centro Paulo Freire, que faleceu neste domingo. Sobre a Conexão, o secretário disse ser um entusiasta do evento, que foi mantido e ampliado na gestão do prefeito João da Costa.

“A dimensão cultural está cada vez mais integrada à formação do homem e seu meio e no caso da educação ganha uma importância cada vez maior como complementação da prática pedagógica, especialmente na educação básica”, ressaltou. De acordo com o secretário, a Conexão se insere no contexto da política educacional da rede recifense que tem como uma das metas aumentar o acesso dos educadores aos bens culturais da Cidade.

Com exemplo ele citou o bônus cultural de R$ 300,00 que foi pago a todos os professores no dia 05 de julho. O secretário também aproveitou para elogiar a equipe do Bairro Escola, programa responsável pela integração e fortalecimento dos projetos de Animação Cultural, Escola Aberta e Mais Educação nas unidades de ensino.

“A educação da PCR vem avançando em várias frentes, o que foi comprovado pela 7ª colocação do IDEB no ensino fundamental I entre as capitais do Nordeste; o aumento do número de vagas na pré-escola e o fortalecimento da formação continuada dos educadores”, frisou, lembrando que recentemente os profissionais da educação ganharam o Centro de Formação Paulo Freire, o maior do Norte e Nordeste. Cláudio Duarte concluiu convidando todos os professores para a festa de encerramento, no Pátio de São Pedro.

Para professora Enilza Rosa, a Conexão 17 já faz parte do calendário de atividades culturais oferecidas pela PCR a seus educadores. “Trata-se de um evento muito importante, pois cultura anda de braços dados com educação e é uma forma de fortalecer nossa atuação em sala de aula”, garantiu. A também educadora, Socorro Pinheiro, disse que o evento consiste, igualmente, numa forma de promover a aproximação entre os colegas. “Adoro esta Conexão, não perco por nada”, argumentou.

Matérias Relacionadas
- Escola Municipal participa do Projeto um computador por aluno
- Shows encerram maratona cultural no Pátio de São Pedro
- Conexão 17 leva cultura e lazer para mais de 5 mil educadores
- Biblioteca de Afogados comemora Dia Nacional do Futebol
- PCR inicia 8º Encontro de Formação Continuada em Esporte e Lazer
- PCR abre 3.401 vagas para cursos básicos de informática
- Alunos da rede participam de colônia de férias
- Germano Coelho apresenta projeto de livro
- Rede municipal do Recife supera meta nacional para anos iniciais do ensino fundamental
- Ideb do Recife é destaque entre as capitais do Nordeste
- LISTA DAS ESCOLAS
- PCR abre 12 mil vagas para educação profissionalizante
- PCR conclui exposições das escolas profissionalizantes
- Programa Bolsa Escola Municipal realiza 6ª reunião de inclusão de beneficiários
- Prefeitura vai construir um CMEI no bairro de Nova Descoberta
- PCR investe R$ 10 milhões na melhoria da rede física das unidades escolares
- Programa Lição de Vida convoca alfabetizadores
- PCR promove exposição das escolas profissionalizantes
- Adiada inauguração do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
- Dirigentes de escolas municipais participam de oficinas literárias


Enviar    Imprimir