Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

ENCONTRO REÚNE GESTORES DOS TELECENTROS DO RECIFE
18:22 Quarta-feira, 21 de Julho de 2010

Reunião esclarece regras para implantação e recondicionamento de Telecentros no Município

Por Gérsica Marques

Na tarde desta terça-feira (20), na sala de reuniões da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, foi realizada uma reunião com gestores dos telecentros, sobre o Programa de Inclusão Digital do Recife (PID). Devido à aprovação do projeto, elaborado pela PCR, para implantação e recondicionamento das unidades na Cidade e que foi encaminhado para a seleção do Programa Telecentros.BR., a secretaria promoveu o encontro com o intuito de orientar e esclarecer os gestores, tanto dos telecentros existentes como dos das unidades que serão implantadas na Cidade, sobre o PID.

O Programa (PID) tem como objetivo escolher propostas visando à implantação de telecentros e à disseminação da inclusão digital em território nacional. O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União do dia 27 de abril. O projeto da Prefeitura do Recife irá beneficiar todas as Regiões Político-Administrativas da Cidade (RPAs) com o recondicionamento ou a implantação de 18 telecentros no Recife até o final deste ano.

As comunidades de Santo Amaro, Boa Vista, Dois Unidos, Alto José do Pinho, Casa Amarela, Cordeiro, Boa Viagem, Ibura - UR1 e Brasília Teimosa serão beneficiadas com o recondicionamento dos equipamentos de informática existentes nos telecentros. As unidades oferecem à população computadores ligados à internet para utilização gratuita do serviço. Desta forma a comunidade tem a possibilidade de fazer trabalhos escolares e profissionais, enviar e receber e-mails, dentre outras atividades.

O conjunto de computadores recondicionados é composto por cinco ou dez máquinas e um servidor. Estes computadores são equipados com dispositivos para a rede lógica padrão Ethernet e configurados com sistemas operacionais e aplicativos livres e de código aberto.

E até dezembro serão implantados novos Telecentros nos bairros da Torre, Guabiraba, Torrões, Iputinga, Ilha do Retiro, Várzea, Mustardinha, Totó e Ibura - UR10. Cada localidade receberá um kit contendo dez computadores configurados com sistemas operacionais e aplicativos (softwares) livres e de código aberto, 21 cadeiras multiuso, uma mesa do professor, um armário, 11 mesas para computador, um projetor multimídia, um roteador wireless, uma impressora, 11 estabilizadores, uma câmera de segurança e um servidor configurado com sistema operacional e aplicativos livres de código aberto e sistemas e programas informatizados de gestão do telecentro.

Nos pontos de acesso gratuito à internet também haverá monitores para auxiliar os visitantes quanto à utilização dos equipamentos e da internet, atuando como agentes de inclusão digital. Os monitores serão selecionados nas comunidades que receberem o telecentro e serão bolsistas do programa, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq. Além disso, participarão de um curso de formação com duração de doze meses.

Matérias Relacionadas
- Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico representa prefeito durante o ENCOMEX
- Ação da Prefeitura do Recife orienta Comerciantes Populares da Mustardinha
- Prefeitura oferece stand para apoiar artesãos na XI Fenearte
- Prefeitura divulga vagas do Sistema Público para esta quarta-feira (30)
- PCR amplia prazo de inscrições para entidades que desejam executar o PlanTeQ
- Gestores da PCR debatem sobre pesquisa das cadeias produtivas
- Sistema Público de Emprego oferece 182 oportunidades nesta sexta
- PCR e SEBRAE levam informações sobre EI ao Mercado de Afogados
- Feiras de artesanato em diversos pontos do Recife
- Secretário de Ciência e Tecnologia participa do Fórum Nordeste 2010
- PCR organiza Comércio Popular do ciclo junino
- Comidas de Santos em evidência na programação do Ciclo Junino da PCR
- Programa Somos Todos Cientistas vai à escola municipal do Pina
- Sistema Público de Emprego oferece 148 oportunidades para esta quarta-feira
- Secretário participa de seminário sobre biotecnologia
- Prefeitura do Recife realiza Jornada do Empreendedor Individual
- Evento marca lançamento de livros do IPEA no Recife
- Prefeitura do Recife divulga a lista de vagas do Sistema Público
- Evento marca lançamento de livros do IPEA no Recife
- Feiras de artesanato são opções para aquisição de artigos juninos


Enviar    Imprimir