Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

PLENÁRIA TEMÁTICA DE NEGRAS E NEGROS DO OP DEFINEM AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA O SEGMENTO
13:34 Quarta-feira, 21 de Julho de 2010

Encontro realizado no Terminal Marítimo reuniu mais de 500 pessoas

Por Tiago André Santos

Tradição, religiosidade, respeito, reafirmação da raça e engajamento. Com essas palavras podemos descrever um pouco do que foi a Plenária Temática de Negras e Negros do Orçamento Participativo do Recife, ciclo 2010. Realizado no Terminal Marítimo de Passageiros (Armazém 12), o encontro reuniu 541 pessoas, muitas delas pertencentes às comunidades de terreiros, espaços de fundamental importância para a preservação das religiões de Matriz Africana e da cultura negra.

Dentre os sete eixos temáticos e as dezesseis ações contidas na cédula de votação, três foram eleitas como prioridades e deverão ser implementadas pela Prefeitura como políticas públicas. Segundo o coordenador geral do Orçamento Participativo, Augusto Miranda, a cédula de votação de Negras e Negros foi uma das mais bem construídas das plenárias temáticas. “Essa plenária teve um processo de construção da cédula riquíssimo, e isso a partir do Fórum Temático de Negras e Negros do OP. O produto que vamos trabalhar foi exaustivamente articulado”, pontuou o gestor.

Para a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, o espaço do OP é de grande importância para que todos possam exercer seus direitos, e assim construir uma Cidade melhor para toda a população. “Hoje quem está ganhando é toda a população negra do Recife”. A diretora de Igualdade Racial da SDHSC, Rosilene Rodrigues, ficou responsável por promover uma prestação de contas as atividades que a gestão realizou em beneficio do segmento de Negras e Negros. “Cada vez mais o Recife continua sendo referência de Igualdade Racial, e só vai continuar se tiver a participação de todos, em especial a comunidade de terreiros”, afirmou.

Na apresentação, Rosilene destacou a promoção das conferências de Igualdade Racial, o conselho municipal de Igualdade Racial, o fortalecimento do núcleo de cultura afro da Secretaria de Cultura do Recife, fortalecendo as manifestações culturais como os maracatus, entre outras realizações.
Estou honrada em participar desse processo de construção de políticas públicas para o nosso povo e nossa raça. Um processo que debatido em conjunto com o poder público, definindo o que é melhor para a população”, destacou a major Verônica, oficial da Policia Militar de Pernambuco. De acordo com o Pai Everaldo de Xangô, é preciso ampliar os espaços que promovem o debate de ideia e ações. “Todos os temas são importantes, mas com a atuação desse governo chegaremos lá”, informou o participante, que elegeu como prioridade a melhoria para a juventude negra.

Na primeira posição, com 649 pontos, foi escolhida a ação de promover novas edições do curso sobre a História da África e da cultura negra Afro Brasileira para todos e todas os/as funcionários da rede municipal de ensino. A segundo colocação foi para o item de fortalecimento da Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial, destinando recursos humanos, financeiros e estruturais para o organismo articulador da política (540 pontos). Já no terceiro lugar ficou a ação da Prefeitura garantir com segurança e estrutura e realização das entregas de oferendas das religiões de matriz africana com locais públicos na cidade, respeitando a preservação e a defesa do meio ambiente (448 pontos).

Foram eleitos 34 delegados temáticos para o Fórum de Negras e Negros do OP – dos 41 candidatos inscritos. Também compareceram à plenária temática, a secretária especial da Mulher, Rejane Pereira; a coordenadora da Codecir, Niedja Queiroz; o representante da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Manuel Caetano.

As técnicas da secretaria da Mulher realizará, na próxima sexta-feira (23), às 7h da manhã , uma panfletagem no hall da Prefeitura do Recife.

Matérias Relacionadas
- Viúva do educador Paulo Freire participa da Plenária Temática de Educação do OP 2010
- Prefeitura do Recife promove Plenária Temática do OP Educação
- Reunião discute e apresenta cédula do OP Juventude
- Plenária Temática do OP Juventude tem nova data
- Plenária do OP Saúde elege ações prioritárias para o Recife
- Negras e Negros do Recife elegem prioridades na Plenária Temática do OP
- Prefeitura do Recife realiza Plenária Temática da Saúde nesta segunda (19)
- Multidão lota Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo
- CSU Bido Krause recebe reunião preparatória para OP de Juventude
- Grupos e movimentos do Recife prestigiam Plenária Temática LGBT do Orçamento Participativo
- Panfletagem convoca mulheres para a Plenária do OP
- Idosos do Recife prestigiam primeira Plenária Temática do OP voltada para o segmento
- OP Recife realiza 1ª Plenária Temática da Pessoa Idosa nesta segunda (12)
- Jovens do Alto Santa Terezinha participam de Reunião Preparatória para OP da Juventude
- Recifenses lotam Plenária Temática de Assistência Social do OP Recife
- Iniciadas plenárias temáticas do ciclo 2010 OP Recife
- Ações de Desenvolvimento Econômico serão debatidas na primeira plenária temática do OP Recife 2010
- Reuniões preparatórias para o OP da Juventude seguem pelas RPAs do Recife
- PCR abre propostas de preço para intervenções do 2º Plano de Obras do OP
- População idosa se prepara para eleger prioridades junto ao Orçamento Participativo


Enviar    Imprimir