Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

DIA DA VISIBILIDADE LÉSBICA É LEMBRADO NO MERCADO DA BOA VISTA
15:02 Domingo, 29 de Agosto de 2010

Evento reuniu grupos LGBT em defesa dos direitos das lésbicas e bissexuais
 
Por Juliano Muta
 
Para reafirmar o orgulho lésbico e comemorar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e Bissexual, a Prefeitura do Recife, através da Gerência da Livre Orientação Sexual (GLOS), em parceria com o Movimento Gay Leões do Norte, realizou a terceira edição do Sarau da Visibilidade Lésbica, neste domingo (29), a partir da 10h, no Mercado da Boa Vista.
 
O evento reuniu simpatizantes e integrantes de grupos LGBT, sobretudo do movimento de mulheres lésbicas e bissexuais. Além de um ato político, capitaneado pelo grupo Labris, que interagiu com o público do mercado com faixas, um bandeirao com o arco-íris (símbolo da diversidade sexual), a programação contou com apresentações musicais  As atrações como apresentação com Lia Moraes e convidados (As cantoras Carolina Acioly, Sandra Regina e Xuxinha).
 
“A PCR tem um compromisso político  com o segmento LGBT. Nesse sentido, a gestão tem desenvolvido ações transversais, da gerência com outras secretarias, oferecendo serviços de saúde, ações na área cultural, entre outras, a partir das demandas do Orçamento Participativo”, afirmou Rivânia Rodrigues, gerente da GLOS. Para o presidente do Movimento Gay Leões do Norte, Weligton Medeiros, o Mercado da Boa Vista é uma boa vitrine para o movimento LGBT. “Como o mercado tem esse público mais diversificado e intelectual, escolhemos o local para o primeiro sarau. Este ano resolvemos contribuir com o segmento das lésbicas e bissexuais, realizando no dia em que comemora sua visibilidade”, explicou.
 
Segundo o presidente dos Leões do Norte, a parceria com a Prefeitura permitiu trazer o tema da diversidade à tona. “A gestão, desde o governo do prefeito João Paulo com continuidade com João da Costa, abriu esse diálogo com o movimento LGBT. Já Joyce Alves, representante do grupo de lésbicas Labris, o evento é uma ação afirmativa. “O ano inteiro as lésbicas ficam invisíveis por conta do preconceito. Esse dia é importante para chamar a atenção da sociedade e dizer que não aceitamos mais ficar excluídas”, disse.
 
Visibilidade – O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e Bissexual surgiu em 29 de agosto de 1996, pois, no Rio de Janeiro, começava o primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (Senale). Hoje é uma data nacional na agenda de luta do movimento das mulheres lésbicas e bissexuais. Vem se constituindo, há mais de uma década, incorporando atividades diversas e pautando a liberdade de expressão como forma de romper com a heterossexualidade compulsória. Em Recife, há alguns anos, os grupos de “mulheres que amam mulheres” tem realizado programações específicas em referência a essa data. Esse movimento de articulação coletiva ganhou força ano passado com a criação do Coletivo de Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco, composto por diversas organizações, grupos e redes que discutem as questões afetivo-sexuais das mulheres, enfatizando ainda mais as políticas afirmativas de sensibilização e o diálogo com o conjunto da sociedade na construção de uma sociedade mais igualitária e não discriminatória.
 
Duas leis, uma municipal (Lei nº 16.780/2002) e outra estadual (Lei nº 17.025/2004) regem os direitos dos bissexuais e dos casais homossexuais em Recife e Pernambuco.
 
Programação - Na próxima quarta, 1 de setembro, das 14h às 18h, no auditório do bloco G da Unicap, acontece a oficina “Como a mídia vem tratando as mulheres negras e bissexuais?” com uma palestra da jornalista Ana Veloso, do Fórum de Mulheres de Pernambuco.
 
As homenagens terminam na sexta-feira (03/09), das 8h às 12h, no auditório do bloco G da Unicap, onde ocorre o seminário “Participação das mulheres lésbicas e Bissexuais nos espaços do Poder”.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura comemora o Mês da Visibilidade Lésbica e Bissexual com programação diversificada
- Prefeitura realiza mais uma atividade na 10ª Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura abre Fórum de Política Municipal para a Pessoa com Deficiência
- PCR abre a 10ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura promove mais um Fórum Recife De Envelhecimento Ativo
- Prefeitura do Recife inicia projetos do Pronasci
- GGIM e GGIE avaliam os projetos do Pronasci no Estado
- Direito à Aposentadoria é tema do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo
- Comud realiza eleição para novos delegados
- Identidade Cidadã chega à comunidade Vila dos Milagres
- SDHSC promove mais uma edição do Quintas da Diversidade
- SDHSC coordena exposição sobre a Ditadura no Brasil
- SDHSC distribui convites a pessoas idosas para Festival no Teatro de Santa Isabel
- Secretaria de Direitos Humanos realiza edição do Projeto Identidade Cidadã
- Fórum de Envelhecimento Ativo debate sobre nutrição e cuidadores de idosos
- SDHSC realiza reunião preparatória com jogadoras e técnicos de futebol feminino
- Prefeitura participa de debate promovido pela Federação Ibura Jordão
- Identidade Cidadã leva prestação de serviços à Estância
- PCR assina convênio para formação de agentes multiplicadores dos direitos da criança e adolescentes
- Livro sobre a luta de mulheres durante a ditadura é lançado no Recife


Enviar    Imprimir