Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESCOLA OCTÁVIO DE MEIRA LINS LEVA O TRI DA GINCANA DE COLETA SELETIVA
00:00 Sábado, 16 de Outubro de 2010

Unidade de ensino somou o maior número de pontos nos quesitos julgados e ficou com o troféu do evento
 
Pelo terceiro ano consecutivo a Escola Municipal Octávio de Meira Lins, de Casa Amarela, foi a grande vencedora da Gincana Recife de Coleta Seletiva, evento integrante da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. No somatório final dos seis quesitos avaliados, a instituição alcançou 1.487 pontos e bateu as escolas Costa Porto, com 977, e Antônio de Brito Alves, com 840. A unidade de ensino vencedora levou um datashow como prêmio, enquanto a 2ª e 3ª colocadas ganharam uma filmadora e uma maquina fotográfica para uso didático. A premiação ocorreu na manhã deste sábado, na quadra de esportes do SESC/Santo Amaro.
 
Durante 45 dias, cerca de 600 alunos de 12 escolas municipais se reuniram para a realização de diversas tarefas voltadas para o tema ambiental. As escolas foram avaliadas nos seguintes quesitos: maior quantidade de lixo recolhido, melhor projeto de sustentabilidade, melhor mascote produzido com material reciclado, melhor jingle sobre coleta seletiva, melhor coreografia e torcida mais animada durante o dia da premiação. Este ano, os alunos conseguiram tirar das ruas 9.860 quilos de lixo, contra 4.422 do ano passado. Somente a instituição vencedora foi responsável pelo recolhimento de 2.553 quilos de papel, papelão e plástico. O material coletado será destinado às cooperativas de catadores cadastradas pela Prefeitura do Recife.
 
De acordo com o diretor da Octávio de Meira Lins, Maurílio Lins, o resultado da gincana e fruto do empenho dos alunos e da maneira como a instituição trata a questão ambiental em sala de aula. “Trabalhamos o tema durante todo o ano letivo, com aulas expositivas, incentivando nossa comunidade a reciclar o lixo que produz. Sabemos que a conscientização é um processo lento, mas estamos fazendo nosso papel e nossos alunos estão cada vez mais engajados nisso”, explicou. “É um assunto importante e com a gincana aprendemos a dar ainda mais valor ao meio ambiente”, completaram Helena Oliveira e Yasmin Rayane, alunas da 6ª série.
 
A escola também recebeu destaque pelo projeto de sustentabilidade desenvolvido pelos alunos. “Temos uma horta na escola que é alimentada por material orgânico colhido pelos estudantes. Eles trazem sobras de alimento de casa e colocamos tudo em uma composteira que produz o adubo necessário para que as plantas cresçam”, contou a professora Ana Paula Freire, que coordena o trabalho em parceria com a professora Julieta Iara. Segundo a docente, quando florescer, a horta produzirá diversos alimentos, como tomate, alface, cenoura, coentro, maxixe e pimenta.
 
Para o secretário de Meio Ambiente do Recife, Roberto Arrais, a Prefeitura vem ampliando a abordagem ambiental dentro do conteúdo das escolas municipais e alguns resultados já podem ser percebidos. “Através de um trabalho integrado de várias secretarias estamos conseguindo sensibilizar alunos, professores e as comunidades em que as escolas estão inseridas sobre a importância da coleta seletiva e da destinação adequada do lixo. Consequentemente, tocamos na importância da conservação do meio ambiente como um todo. O exemplo disso é que nas escolas que participam da gincana deste ano, estamos criando áreas verdes e pequenos jardins no espaço interno, como forma de mostrar que a preocupação com a educação ambiental deve vir desde cedo”, ponderou o secretário.
 
Além das três unidades de ensino agraciadas com os prêmios, participaram da gincana as escolas Rodolfo Aureliano, Arraial Novo do Bom Jesus, Reitor João Alfredo, Antônio Eráclio, Cícero Franklin Cordeiro, Vila Sésamo, Abílio Gomes, Nadir Colaço e Mário Melo. A III Gincana Recife de Coleta Seletiva contou com o apoio das secretarias de Serviços Públicos, Educação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). A iniciativa ainda contou com o apoio de instituições engajadas na questão ambiental como, o SESC, a Tetrapak, a Gerdau e a Indústria ASA.

Matérias Relacionadas
- II Baile do Professor agita Clube Internacional
- Prefeito em exercício do Recife prestigia o II Baile do Professor
- Barreto Júnior exibe Chapeuzinho de Neve Adormecida para alunos da rede pública
- Prefeitura firma parceria com empresa da Microsoft
- Crianças reinventam bumba-meu-boi
- Aula-Concerto leva alunos do Bolsa Escola para o Santa Isabel
- Oficina de fotografia traz registros e uma mini-câmara obscura
- Experiências com o incentivo à leitura e escrita em salas de aula do Recife
- Jessier Quirino e os causos em sala de aula
- Passeio de metrô diverte a criançada
- Os desafios e as conquistas no incentivo à leitura e escrita serão debatidos em festival
- Pais e mães de beneficiários do Bolsa Escola assistem a peça de teatro no Santa Isabel
- Alunos da rede municipal de ensino comemoram o Dia das Crianças
- Começa amanhã (06) o I Festival de Leitura e Escrita
- Novos beneficiários do Programa Bolsa Família recebem boas vindas
- I Seminário de Escolha do Livro Didático no Centro de Formação Paulo Freire
- I Encontro Municipal de Tecnologia da Educação discute o papel do professor diante das redes sociais
- Mais de 1,3 mil alunos do Bolsa Família receberam certificados em cursos de Turismo
- As emoções e os aspectos técnicos na educação com as novas mídias
- Minicursos movimentam I Encontro Municipal de Tecnologia


Enviar    Imprimir