Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PCR ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO XIII FESTIVAL RECIFE DO TEATRO NACIONAL
00:00 Quinta-feira, 11 de Novembro de 2010

Tradição e ruptura na cena contemporânea é o eixo temático do evento em 2010

Na manhã desta quinta-feira (11), no Teatro Hermilo Borba Filho, o secretário de Cultura do Recife, Renato L, comandou a coletiva de anúncio do XIII Festival Recife do Teatro Nacional, evento promovido pela Prefeitura do Recife, com patrocínio do Governo de Estado e BNB. Na ocasião também estavam presentes o coordenador do Festival, Vavá Schon-Paulino; o curador, Kil Abreu, e ainda Leda Alves, uma das homenageadas desta edição, além de Plínio Pacheco Neto, representando a outra homenageada, Diva Pacheco. A mesa também contou com a presença da coordenadora de eventos especiais, Lúcia Machado.

Em sua fala de abertura, o secretário Renato L frisou a importância das homenageadas do XIII Festival Recife do Teatro Nacional, ressaltando a importância das mesmas para o cenário das artes no Brasil e ainda a responsabilidade que a homenagem traz para a produção: “É uma honra para a Prefeitura do Recife ter nomes como o de Leda Alves e de Diva Pacheco como as homenageadas deste ano; mulheres que são reconhecidas pelos seus trabalhos e pela envergadura de suas trajetórias. Isso só aumenta o nosso compromisso de oferecer ao público um Festival que deve marcar pela qualidade e pelo alcance”, disse.

O XIII Festival Recife do Teatro Nacional acontece de 17 a 29 de novembro, quando 14 espetáculos da cena teatral brasileira estarão em cartaz em quatro teatros (Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho e Barreto Junior) e, pela primeira vez, na Refinaria Nascedouro de Peixinhos. A programação conta, ainda, com 18 apresentações em seis Regiões Político-Administrativas (RPAs).

ABERTURA - O lançamento do XIII Festival Recife do Teatro Nacional acontece dia 17, no Teatro de Santa Isabel, às 19 horas, em seguida, a platéia assistirá à elogiada atuação da atriz Beth Goulart no monólogo “Simplesmente eu, Clarice Lispector”.

Outros destaques são “Corte Seco”, com Eduardo Moscovis; “As Comchambranças de Quaderna”, estrelado por Leonardo Brício; “Quem não sabe mais que é, o que é e onde está precisa se mexer”; além das montagens pernambucanas: “O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas”, “Senhora dos Afogados”, “Os fuzis da senhora Carrat” e “O fio mágico”.

Segundo o curador Kil Abreu, que se despede da função depois de 3 anos selecionando o produções de vulto para o público pernambucano, essa edição, que terá como tema a Tradição e ruptura na cena contemporânea: “Trouxemos alguns dos espetáculos mais importantes da temporada, seguindo uma dupla perspectiva, recorrente no panorama brasileiro e internacional: a convivência entre o teatro Tradicional e o Experimental”, explicou. A programação é composta por montagens que têm mobilizado, com sucesso, as plateias Brasil afora, seja na linha mais convencional ou na linha de um teatro “de ruptura”.

DEDICATÓRIA - Os eventos especiais serão dedicados ao centenário do dramaturgo do TPN-Teatro Popular do Nordeste, Aristóteles Soares. O autor será lembrado nas leituras dramáticas “Município de São Silvestre”, dirigida por José Pimentel, e “Sangue Velho”, em co-autoria com Valdemar de Oliveira, que será dirigida por Reinaldo de Oliveira.

Um dos grandes escritores da atualidade, o pernambucano Newton Moreno, trará o seu mais novo livro “Centenárias & Maria Caritó”. As plaquetes – publicação maior que uma apostila, menor que um livro – “Diva Pachêco- Muito além das muralhas de pedra”, de Lêda Rivas, “Vanguarda, Cultura popular e Pernambuco: os múltiplos caminhos de Leda Alves”, de Carolina Leão, e “Teatro de Aristóteles Soares”, organizado por Lúcia Machado e Jones Melo, completando os títulos que serão lançados durante o evento.

Três oficinas, “Exercícios para uma cena dialética”, “Atuação como construção do tempo, do espaço e do imaginário”, “Análise das estratégicas dramatúrgicas empregadas na construção de poéticas contemporâneas”, além do seminário Caminhos da Formação Teatral, compõem as atividades formativas do Festival.

Serviço:
XIII Festival Recife do Teatro Nacional – Homenagens a Diva Pacheco, Leda Alves e Aristóteles Soares
de 17 a 29 de novembro
Nos teatros de Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho e Barreto Junior e na Refinaria Nascedouro de Peixinhos, além das 6RPAs

Matérias Relacionadas
- 3ª Janela Internacional de Cinema do Recife tem abertura oficial no Cinema São Luiz
- Semana de Fotografia do Recife chega à 4ª edição consolidada no calendário do segmento no País
- CFAV inscreve para oficina O artista, o sintoma e a obra
- Revela Design provoca debate sobre Desenho Urbano
- Festival faz homenagem à culinária judaica no Recife
- Prefeitura do Recife anuncia programação do Festival de Teatro
- O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas no teatro Barreto Júnior
- Primeira noite de palestras do Revela 2010 aproxima Design e Arquitetura
- Janela Internacional de Cinema do Recife convida para ver e discutir filmes do mundo inteiro
- Publicação sobre Reynaldo Roels é lançada no Mamam
- Designer argentino Lorenzo Shakespear dá início ao Revela Design 2010
- Dança, poesia e jazz marcam a programação dos teatros municipais
- Começam inscrições das oficinas do XIII Festival de Teatro
- Igreja da Soledade recebe concerto da Orquestra Sinfônica
- Troféu Terça Negra é entregue a personalidades
- MAP oferece oficinas gratuitas
- Prosseguem nos cinemas municipais, a exibição de filmes campeões de bilheteria nacionais e internacionais
- Domingo é dia de teatro infantil no Sítio Trindade
- Artistas populares se reúnem no 9º Congresso de Cantadores do Nordeste
- Prefeitura do Recife apoia 32ª Festa da Vitória Régia


Enviar    Imprimir