Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROJETO “UMA NOITE NA BIBLIOTECA”


1. APRESENTAÇÃO:

“Ler e escrever são tarefas na escola, em cada sala de aula e na biblioteca, esta como espaço convergente de todas as atividades . É nela que se estimula a circulação e a transferência da informação, que se favorece a convivência dos diferentes segmentos da comunidade escolar, pertencendo portanto, a todos os usuários e, ao mesmo tempo, não sendo propriedade exclusiva de uns e de outros . A escola que não olha para sua biblioteca, que não a vê como espaço do professor – com livros para seu aperfeiçoamento continuado – e do aluno, descura da leitura e da escrita que realiza. Ler e escrever, portanto, implica em redimensionar nossas práticas e nossos espaços.” ( NEVES, 2007,15)

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Construir o conceito de que a biblioteca é um espaço de lazer e aprendizagem; motivando o uso contínuo de todas as suas propriedades, incentivando-os para o gosto pela leitura, proporcionando a oportunidade de experimentar a biblioteca como lugar mágico de encontro com os livros e com o restante da comunidade educativa estabelecendo o contato do estudante com o livro de maneira lúdica.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar uma atividade diferente na biblioteca;
Criar momentos propícios para a leitura de diferentes gêneros textuais;
Perceber a leitura como momento de prazer e satisfação;
Reconhecer e utilizar a música como linguagem expressiva e forma de conhecimento do mundo;
Participar de situações de intercambio oral;
Estimular o aluno a comunicar-se com um auditório, aprimorando o sentido poético através da audição de poesias;
Despertar, criar, fomentar e fortalecer o gosto pela leitura;
Estimular a imaginação e a criatividade por meio dos recursos que a
biblioteca oferece;
Propiciar acesso às expressões culturais das artes em geral;
Fomentar o diálogo intercultural e favorecer a diversidade cultural;
Apoiar e cultivar a tradição oral;

3. JUSTIFICATIVA

A partir de pesquisas e estudos coletivos, realizados na biblioteca da nossa escola em parceria com o corpo docente, observamos uma tendência mundial de transformar este espaço num local de lazer e aprendizagem. No intuito de agregar estes dois valores, buscando atividades diversificadas, na tentativa de elevar o processo de ensino aprendizagem, mas principalmente baseadas nos objetivos do nosso Projeto Político Pedagógico: elevar o índice de proficiência dos estudantes; aprimorar a prática de sala de aula; aproximar os pais da escola.

Conscientemente intencionadas neste sentido, buscamos também enriquecer este projeto com elementos que contaminasse os estudantes com nossa sede pela leitura, assim acreditamos que no presente estamos plantando a semente do nosso do futuro leitor. Leitor, que além de realizar a leitura convencional dos livros, consegue realizar uma leitura mais ampla, uma leitura de mundo, um leitor que sabe valorizar um livro em toda sua potencialidade, que encontre no livro o parceiro ideal para todos os momentos.

4. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

Participaram das atividades três turmas do 2º Ano do 2º Ciclo, do Ensino Fundamental, por adesão e inscrição prévia dos pais ou responsáveis, num total de 67 estudantes. Abordando variados temas, entre eles: Contos fantásticos, meio ambiente, romance, etc..

A comunidade participará na parte final do projeto, ajudando na execução, infraestrutura e na contação de histórias (serão convidadas pessoas da comunidades que são griôs de fato para realizar contação de histórias e outras pessoas da comunidade para ajudar durante o evento final);

Durante o semestre foram desenvolvidas as seguintes atividades:

Contação de diversas histórias (deleite);
Empréstimo de livros na biblioteca;
Comentários e socialização de livros lidos;
Dramatizações através do Programa MAIS EDUCAÇÃO;
Recital de poesia;
Produção de caderno de poesia;
Produção de poesias pessoais do estudante;
Pesquisa de campo(Procurar griôs da comunidade);
Convidar os griôs para realizar a contação de história na culminância do projeto;

CRONOGRAMA:

19h30 - Na entrada: os estudantes cantarão músicas previamente ensaiadas para despedirem-se dos pais, antecipando como será o evento dando segurança a família quanto aos conteúdos que serão trabalhados;

20h00 - Boas vindas aos estudantes dentro da biblioteca pelas professoras e direção a apresentação dos Griôs da comunidade ( pessoas escolhidas para contar suas histórias);

20h30 - Exibição do filme: Coração de tinta: o livro mágico (Tempo de Duração: 105 minutos) Sinopse: (Meggie trocaria facilmente sua vidinha chata pelas aventuras que costuma ler nos livros. Pois parece que seus pedidos foram atendidos. Seu pai Mo, com quem mora sozinha depois do desaparecimento de sua mãe, esconde um estranho segredo - ele é capaz de trazer os personagens dos livros à vida quando lê seus trechos em voz alta. Esta habilidade pode ter relação com o sumiço da mãe de Meggie mas, antes que a menina descubra mais, o vilão Capricórnio surge das páginas de Coração de Tinta em busca dos poderes de Mo para realizar seus planos. Agora, com a ajuda do misterioso Dedo Empoeirado e de sua tia-avó Elinor, Meggie e o pai entram em um intrigante mundo de magia para impedir o maligno Capricórnio e quem sabe finalmente encontrar sua mãe perdida).;

22h30 - Comentários acerca do filme;

23h00 - Fora da biblioteca: Lanche da noite

23h30 - Divididos em grupos os estudantes vão escolher entre algumas caixas espalhadas pelo pátio e dentro delas encontraram figurino, maquiagem e um texto para dramatização onde, orientados por monitores, terão um pequeno tempo para preparação e logo depois apresentarão a pequena peça teatral aos colegas no palco da referida área;

0h - Em grupos, vão à biblioteca e laboratório de informática para lerem livros digitais através de links divulgados anteriormente;

0h40 Leitura de contos fantásticos

Cantar músicas diversas para tirar o sono;
Teatro de fantoche;
Contação de história;
Recital de poesia (livre: se apresentarão apenas os estudantes que quiserem);

01h40 - Distribuição de um pequeno travesseiro confeccionado pelas professoras e contação de historias para dormir e cantigas de ninar;

5h - Acordar com musica relaxante e ainda no colchão alongamento, logo após receberão uma escova de dentes e creme dental para higiene bucal, bem como momento para pentear os cabelos e irem ao banheiro;

5h30 - Café da manhã acompanhado de muita música

6h - Projeções no data show com fotos dos melhores momentos (flagras) dos participantes;

7h - Os estudantes recebem canetas acrilpen (específica para escrita em tecido) onde deverão registrar (por desenho ou escrito) em seu travesseiro como foi a noite que passou na biblioteca;

8h - Saída para o pátio. Encontro com os pais;

Lá fora encontraram um “muro” de papel, onde serão estimulados através de narrativa, efetuada por uma das organizadoras, a “derrubar as barreiras e descobrirem o mundo mágico da leitura” e atrás deste “muro” estarão os pais ou responsáveis com placas e desenhos de personagens dos livros encantadores de nossa biblioteca para recebê-los ao som da música:(todos serão estimulados a se abraçarem).

PROFESSORAS IDEALIZADORAS:
Ana Helena Gouveia;
Anailse Moura dos Santos;
Analgasina Soares Moura Guedes;
Maria Goretti Costa;
Zenia Bold Bacalhau;
Gilvanete Freitas Tavares;
Elisângela Queiroz.



Enviar    Imprimir