Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SOBRE OS PALESTRANTES


RICARDO CRAVO ALBIN
Ricardo Cravo Albin é musicólogo brasileiro, considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira. Cravo Albin fundou e dirigiu o Museu da Imagem e do Som (MIS) entre 1965 e 1971. Historiador de MPB, produtor musical, produtor de rádio e televisão, crítico e comentarista, Albin foi ainda diretor geral da Embrafilme e presidente do Instituto Nacional de Cinema (INC). É também autor, desde 1973, de aproximadamente 2500 programas radiofônicos para a Rádio MEC. Fundador do o Instituto Cultural Cravo Albin e autor vários livros sobre música. Sua maior obra é o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, disponível em meio digital, com cerca de sete mil verbetes.
 
RENATO PHAELANTE
Ator, pesquisador, escritor, produtor de rádio e TV, diretor de teatro e compositor. Ele tem destacada atuação através de vários trabalhos publicados em revistas e jornais sobre a discografia da música popular brasileira e sua importância social, cultural, política, econômica. É também autor de livros. Há 25 anos produz o programa Memória de Nossa Gente, levado ao ar pela Rádio Universitária FM. Atua no Teatro de Amadores de Pernambuco, onde realizou trabalhos como ator e diretor de peças teatrais. Ainda nesta área, como ator, participou de filmes nacionais. Também é pedagogo licenciado pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduado em História de Pernambuco pela mesma Universidade.
  
PILOTO (FAUSTO LUIZ MACIEL)
Filho de Muniz, irmã de Luiz Gonzaga, nascido no Ceará, começou a acompanhar Gonzaga no ano de 1975. Sua primeira gravação com o tio foi no disco Capim Novo, em 1976. Participou de inúmeros trabalhos e viagens do tio como zabumbeiro, motorista e secretário. A partir de 1980 seguiu acompanhando Luiz Gonzaga em todos os seus trabalhos, até o ano de seu falecimento, em 1989. Atualmente mora em Petrolina/PE.
 
SILVÉRIO PESSOA
Vencedor do Prêmio TIM 2006 como Melhor Cantor na Categoria Regional, Silvério Pessoa nasceu em Carpina, zona da mata norte de Pernambuco. Sua formação musical foi através da programação das rádios do interior, de sua mãe (professora de acordeon) e de sua avó, uma freqüentadora assídua dos programas de auditório de Recife nas décadas de 40 e 50. Com o CASCABULHO, banda que formou em 1994, fez turnês pelo Canadá, E.U.A. e Berlim. Participou do Free Jazz, de 03 versões do Festival Abril pro Rock e recebeu, como compositor, o Prêmio Sharp de Música em 1999, categoria Regional. Apos sua saída da banda, Silvério desenvolveu um trabalho com base na música de Jacinto Silva (um alagoano radicado em Caruaru, exímio cantador de coco) lançando no Brasil em 2001 o CD “BATE O MANCÁ – O Povo dos Canaviais e, em 2004, lançado na Europa. O CD ainda foi selecionado como um dos melhores lançamentos do ano pela redação da Revista Vibrations da França e, até hoje, continua atual em relação à proposta de trabalhar as origens, a tradição e a cultura popular.
 
JOSÉ MANOEL DE LEMOS 
José Manoel de Lemos Pereira é natural de Sanharó-PE. Filho de pai itapetinense e mãe limoeirense-PE. Vive na cidade do Recife desde o ano de 1975. Trabalha na Caixa Econômica desde 1976, atualmente trabalha com desenvolvimento urbano (por isso é conhecido por alguns como Manoel da Caixa). É graduado em Sociologia – cujo tema de dissertação foi o forró e pós graduou-se em Gerenciamento de Cidades. Convive com a música desde criança - aos 10 anos de idade tocou em banda de música e na orquestra de frevos de sua cidade natal. Realizou diversos trabalhos na área musical colaborando com artistas como: Cascabulho, Silvério Pessoa, Maciel Melo, Targino Gondim, entre outros.



Enviar    Imprimir