Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE RECEBE CARAVANA DE DELEGADOS DO OP
00:00 Sábado, 19 de Março de 2011

Esta foi a primeira de uma série de visitas programadas pelos delegados, que vão ainda ao Parque dos Manguezais, áreas de risco do Ibura e às matas do Engenho Uchoa, no Barro.

Por Pablo Ravel

Com objetivo de conhecer melhor as unidades de preservação, parques e territórios da capital pernambucana, cerca de 20 delegados do Orçamento Participativo (OP), eleitos nas Plenárias Temáticas de Meio Ambiente do OP, participaram, na manhã deste sábado (19), no Jardim Botânico do Recife (JBR), de uma aula de Educação Ambiental, promovida pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente. 

Esta foi a primeira de uma série de visitas programadas pelos delegados, que vão ainda ao Parque dos Manguezais, áreas de risco do Ibura e às matas do Engenho Uchoa, no Barro. Decidimos fazer com os delegados algumas reuniões passeio, com objetivo de conhecer melhor as atividades e áreas de preservação administradas pela Prefeitura. Iniciamos pelo Jardim Botânico por ser nosso principal parque ambiental no município, falando dos biomas do Parque e sobre a importância de existir este espaço, para desenvolvimento de ações ambientais e pesquisas, além do lazer e turismo ecolôgico, afirmou o secretário de Meio Ambiente do Recife, Roberto Arraes, que acompanhou de perto a visita.

Durante a atividade, os delegados fizeram uma trilha na mata, monitorados pelo gerente do JBR, Carlos Augusto Pereira, que apresentou para caravana os equipamentos do Jardim Botânico. Nunca tinha tido a oportunidade de conhecer o parque, e graças ao OP, estou tendo esta aula maravilhosa e muito informativa. Por mais que agente goste e estude a natureza, aprendemos bem mais quando estamos tão próximos do meio ambiente, afirmou Mírian Elias de Oliveira, delegada representante da RPA 4 (Cordeiro).

Já a professora aposentada Celeste de Mendonça, delegada da RPA 6.1 (Brasília Teimosa), ficou surpresa com o que encontrou no local. Já havia vindo ao parque com a escola em que trabalhava e realmente fiquei muito surpresa com as melhorias e o avanço do local. Estou bastante motivada com as novidades e a preocupação do pessoal que trabalha aqui. É muito importante que as pessoas possam conhecer um pouco de nossa história através da mata, que foi onde tudo começou. Quem ama a natureza cuida dela. Esta é uma parte preciosíssima de nossa da Cidade., finalizou a professora Celeste. 

Jardim Botânico do Recife - Junto com outras unidades de conservação, parques, praças, refúgios e corpos dágua, o JBR ameniza o clima e ajuda a garantir a umidade necessária para o ciclo das chuvas na nossa região, favorecendo o abastecimento do lençol freático da capital pernambucana. A conservação de áreas remanescentes de Mata Atlântica proporciona qualidade ambiental e beneficia diretamente 3,5 milhões de pessoas que moram nas cidades da RMR e outras tantas que passam pelo Recife e utilizam seus serviços.

Matérias Relacionadas
- Prefeito entrega mais uma obra do OP no Barro
- Orçamento Participativo e ABAD juntos em confraternização
- Sábado de finais do Futebol Participativo 2010 nos Aflitos
- Especialista em orçamento sensível ao gênero participa de encontro na Prefeitura
- Posse festiva do OP anima Clube Português
- Festa marca posse dos delegados do Orçamento Participativo
- Plano Municipal de Política para as Mulheres é apresentado às delegadas eleitas
- Representantes do projeto Vitalizing Democracy conhecem de perto as experiências do OP
- Alemães conhecem funcionamento do OP da Criança
- Missão da alemã Vitalizing Democracy visita obras na segunda-feira
- Votação do Orçamento Participativo chega ao fim com obras escolhidas através da internet
- População pode escolher políticas públicas para o Turismo pela internet
- Sessenta e sete jogos movimentam o Futebol Participativo neste final de semana
- Prefeito João da Costa inaugura obras no Ibura
- Conselheiros do OP Criança tomam posse
- Prefeito João da Costa empossa conselheiros do OP da Criança
- Prefeito empossa novos delegados temáticos do OP
- PCR empossa delegados temáticos do OP
- Prefeito João da Costa lança votação do Ciclo do OP pela internet
- Orçamento Participativo do Recife encerra Plenárias Regionais do Ciclo 2010


Enviar    Imprimir