Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

PREFEITO JOÃO DA COSTA LANÇA VOTAÇÃO DO CICLO DO OP PELA INTERNET
17:41 Quinta-feira, 9 de Setembro de 2010

Os interessados têm até 20 dias para eleger as obras e temas que serão prioridades da gestão

Os recifenses que ainda não participaram do Ciclo do Orçamento Participativo (OP) 2010 têm mais uma oportunidade de votar, agora, pela internet. A terceira etapa do processo deste ano será lançada pelo prefeito João da Costa, nesta sexta-feira (10), às 10h30, no Telecentro Comunitário Alto José do Pinho, localizado na Rua Acaiaca, nº 70, no Alto José do Pinho.

Neste quarto ano que a internet integra o ciclo de votação do OP Recife, o participante vai votar em uma das 180 ações ou obras eleitas nas plenárias regionais (foram dez prioridades em cada uma das 18 microrregiões) e em um dos temas eleitos nas plenárias temáticas. A pessoa pode eleger uma obra de qualquer localidade, não precisa ser na que reside. No entanto, não poderá incluir novas ações. O cidadão poderá escolher apenas um tema e uma política pública, mas, caso não tenha interesse, será possível encerrar a votação na primeira página, ou seja, apenas na obra do bairro.

Para participar, basta o usuário acessar o site www.recife.pe.gov.br/op e clicar no banner que estará disponível. Na primeira página do processo, ele terá que digitar os dados obrigatórios: Nome, RG, CPF, endereço completo (incluindo CEP). Os itens sexo; e-mail e telefone são opcionais. Aceito o cadastro, o usuário segue para a página da primeira votação, que é de uma das 180 obras prioritárias escolhidas nas comunidades, nas plenárias regionais de todas as RPAs.

Para saber quais são as ações, o usuário vai clicar em uma das 18 microrregiões do Recife e nela serão exibidas as dez obras escolhidas naquela localidade. Depois de votar, será a vez de escolher a política pública e os programas prioritários de governo para os 14 temas trabalhados no Ciclo deste ano: Mulher, Negros e Negras, LGBT, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos, Pessoa Idosa, Saúde, Juventude, Pessoa com Deficiência e Meio Ambiente. O processo de votação do OP pela internet segue até o dia 30, vinte dias após o ato.

Balanço - Em 2007, o primeiro ano da inclusão da internet no OP Recife, 6.987 pessoas participaram. No segundo ano, 2008, o número de participantes quadruplicou com a votação de 22.856 internautas. Já em 2009, foram registradas as participações de 41.846 internautas. Atualmente, a votação do OP é composta de três etapas: as plenárias regionais e temáticas, urnas eletrônicas e internet. Ao final da votação, as obras e ações eleitas vão para avaliação dos fóruns de delegados e delegadas do OP para analisar a viabilidade técnica e financeira e de prioridade.

Telecentros – O lançamento do OP na internet, este ano, acontece no telecentro do Alto José do Pinho, uma das nove unidades que possibilitam para população o acesso gratuito à internet. Até dezembro deste ano, a capital pernambucana ganhará mais nove telecentros, elevando o número de unidades para 18 em pleno funcionamento. A Prefeitura do Recife foi contemplada no Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros.BR), e, com isso, implantará os novos equipamentos. Já as unidades existentes vão receber máquinas recondicionadas.

Os telecentros têm o objetivo de proporcionar oportunidades para que as pessoas cresçam tanto na formação profissional quanto na cultural. Através de uma ligação com a rede mundial de computadores, a população passa a ter acesso ao conhecimento e à tecnologia.

Atualmente, existem na Cidade nove telecentros em funcionamento, nos bairros de Santo Amaro, Boa Vista, Dois Unidos, Alto José do Pinho, Casa Amarela, Cordeiro, Boa Viagem, Ibura - UR1 e Brasília Teimosa. O projeto aprovado contempla os bairros da Torre, Guabiraba, Torrões, Iputinga, Ilha do Retiro, Várzea, Mustardinha, Totó e Ibura - UR10. Hoje, mensalmente 600 pessoas utilizam os telecentros na Capital. A expectativa é que este número dobre, beneficiando 1.200 cidadãos.

Cada nova unidade será equipada com dez computadores configurados com sistemas operacionais e aplicativos (softwares) livres e de código aberto, 21 cadeiras multiuso, uma mesa do professor, um armário, 11 mesas para computador, um projetor multimídia, um roteador wireless, uma impressora, 11 estabilizadores, uma câmera de segurança e um servidor configurado com sistema operacional e aplicativos livres de código aberto e sistemas e programas informatizados de gestão do telecentro. Nas unidades hoje em funcionamento, o conjunto é composto por cinco ou dez máquinas e um servidor recondicionados.

Todos os computadores são equipados com dispositivos para a rede lógica padrão Ethernet e configurados com sistemas operacionais e aplicativos livres e de código aberto. Além dos telecentros, a Prefeitura do Recife promove outras ações voltadas para a democratização da tecnologia, a exemplo da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT). Instituída em setembro de 2006 pela Lei Municipal nº 17.253, neste ano, a SMCT acontece de 13 a 16 de outubro, com o tema “Recife na trilha do desenvolvimento sustentável”.

Serviço:

TELECENTROS EM FUNCIONAMENTO

1 – Associação Pernambucana de Cegos – APEC
R. Cons. Silveira de Souza, 85 – Cordeiro

2 – Espaço Ciência
Complexo de Salgadinho

3 – Conselho de Moradores Sítio e Alto do Rosário – COMSAR
Rua Eng. Célio de Carli, 40 – Dois Unidos

4 – Associação Humanitária Beneficente do Recife
Rua Barão de Souza Leão, 1647 – Boa Viagem

5 – Comunidade Bíblica da Graça
Rua do Campo do Nacional, 518 – UR1 / Ibura

6 – Associação dos Pescadores Profissionais e Artesanais de Brasília Teimosa
R. Delfim, 01 – Galpão 001 – Brasília Teimosa

7 – Centro Social Dom João Costa
Rua Acaiaca, 70 – Alto José do Pinho

8 – Casa Brasil
Av. Norte, 5.600 - Casa Amarela

9 – Procon-Recife
Av. Conde da Boa Vista, 918 – Boa Vista


NOVOS TELECENTROS ATÉ DEZEMBRO DE 2010

1 – Associação Grupo de Mães da Amizade dos Torrões – AGMAT

2 – Associação dos Moradores da UR-10 (Ibura)

3 – Centro de Ensino Popular e Assistência Social do Recife Paula Frassinetti – CEPAS (Vila Santa Luzia – Torre)

4 – Lar Fabiano de Cristo (Várzea)

5 – Núcleo de Moradores do Bairro da Iputinga e Adjacências

6 – Centro de Atendimento Lar do Bem Te Vi (Guabiraba)
7 – União dos Amigos da Mustardinha e Áreas Adjacentes – UAMA

8 – Caranguejo Tabaiares

9 – Centro Público do Totó

Matérias Relacionadas
- Orçamento Participativo do Recife encerra Plenárias Regionais do Ciclo 2010
- Plenária Temática de Meio Ambiente mobiliza população no Terminal Marítimo
- Plenária da Pessoa com Deficiência mobiliza população no Terminal Marítimo
- Donativos recolhidos no OP Mulher são entregues às vítimas das chuvas
- PCR realiza plenária regional do OP Criança na Escola Dom Bosco
- PCR promove 3ª plenária regional do Orçamento Participativo da Criança
- Plenária Temática de Cultura mobiliza população no Terminal Marítimo
- Cultura é o mote da Plenária Temática do OP Recife desta segunda (26)
- Juventude do Recife celebra cidadania e participação na Plenária Temática do OP
- Temática de Direitos Humanos do OP define ações prioritárias para o Recife
- Plenária Temática do OP Educação reúne mais de 900 pessoas
- PCR realiza Plenária Temática de Direitos Humanos nesta sexta (23)
- Viúva do educador Paulo Freire participa da Plenária Temática de Educação do OP 2010
- Prefeitura do Recife promove Plenária Temática do OP Educação
- Plenária Temática de Negras e Negros do OP definem ações prioritárias para o segmento
- Reunião discute e apresenta cédula do OP Juventude
- Plenária Temática do OP Juventude tem nova data
- Plenária do OP Saúde elege ações prioritárias para o Recife
- Negras e Negros do Recife elegem prioridades na Plenária Temática do OP
- Prefeitura do Recife realiza Plenária Temática da Saúde nesta segunda (19)


Enviar    Imprimir