Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria de Meio Ambiente

RECIFE ENCERRA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
00:00 Sexta-feira, 10 de Junho de 2011

Cerimônia oficial aconteceu no Jardim Botânico e contou com várias ações, como apresentação teatral, plantio de mudas, apresentação de vídeos e exposições de fotografias

Por Kellen Lima

Foi ao som dos acordes da Banda Sinfônica do Recife, regida pelo maestro Adelmo Apolônio, que teve início a cerimônia que encerrou a Semana do Meio Ambiente, intitulada “Plante o Recife no seu Coração”. As atividades programadas para o evento foram realizadas no Jardim Botânico, no bairro do Curado, na manhã desta sexta-feira (10), e foram promovidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, contando com o apoio de outras pastas e instituições parceiras.

Teatro, plantio de mudas, apresentação de vídeos, exposições de fotografias, materiais recicláveis, orquídeas. Foi extensa a programação voltada para as crianças das seis escolas – entre municipais, estaduais e privadas – que finalizou a Semana do Meio Ambiente, com saldo positivo, segundo Ana Cláudia Lapa, diretora da Secretaria de Meio Ambiente do Município. “Plantamos aproximadamente mais de 600 mudas, em todas as RPAs da Cidade, lançamos o projeto para o Parque da Tamarineira e é com muita alegria que percebemos essa integração entre as crianças, as instituições que apóiam a PCR, nesse momento em que o mundo acorda para as questões ambientais”, afirmou.

Dentre as ações que a PCR desenvolve, no sentido de preservação ambiental estão - segundo Lapa -, a coleta seletiva, educação ambiental, oficinas de reciclagem, entre outras. “É muito relevante lembrar o interesse da gestão quando se trata desse tema. Recife ganha em educação ambiental, em multiplicadores de conhecimentos. Imagine o poder de comunicação de cada criança que sai do Jardim Botânico e leva todas essas informações adquiridas aqui para seus familiares e vizinhos. É maravilhoso”, disse.

Mudas – Espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas por crianças e colaboradores, que não esconderam o contentamento em cultivar um mundo melhor. “Plantar uma árvore é muito bom, porque a gente precisa preservar o Meio Ambiente”, disse Ítalo Ramos, 10 anos, aluno da Escola Municipal Santa Ediwirges. Já para o funcionário do espaço, André Marinho, 60 anos, dos quais 25 dedicados ao plantio de mudas, o sentimento era de alegria: “já plantei mais de 123 mil árvores e é com muita felicidade que continuo a fazer esse trabalho tão gratificante”, afirmou.

Pelo Recife – Finalizadas as ações no Jardim Botânico, o secretário de Meio Ambiente – Roberto Arrais – percorreu alguns pontos da Cidade, como o antigo terreno da Vila Imperial (Santo Amaro) e o Centro Social Urbano Bidu Krause (Totó), plantando as futuras árvores que farão do Recife uma Cidade cada vez mais verde.

Matérias Relacionadas
- Semana do Meio Ambiente encerra com atividades por toda a Cidade
- Parque 13 de Maio recebe a Mostra Ambiental do Recife
- João da Costa assina Agenda Ambiental na Administração
- Recife discute meio ambiente e sustentabilidade
- Representante da Câmara de Comércio Brasil-Portugal faz visita à Prefeitura
- Gincana encerra as atividades da campanha Praia Limpa
- 1ª Exposição de Orquídeas do Parque da Jaqueira é aberta
- Secretaria do Meio Ambiente é parceira da 1ª Exposição de Orquídeas do Parque da Jaqueira
- Secretaria de Meio Ambiente promove manhã de lazer e aprendizado no JBR
- Dia Mundial da Floresta é celebrado no Jardim Botânico do Recife
- Tartaruga marinha é entregue à Brigada Ambiental e devolvida ao mar
- Dia Mundial da Água é comemorado no Marco Zero
- Jardim Botânico comemora o Dia Mundial das Florestas
- Prefeitura do Recife promove Semana da Água
- Delegados do OP visitam Jardim Botânico do Recife
- 1ª Exposição de Orquídeas é realizada no Parque da Jaqueira
- Prefeitura do Recife promove Semana da Água
- Jardim Botânico do Recife recebe delegação chinesa
- Secretário de Meio Ambiente discute medidas de proteção para desova da tartaruga Cabeçuda
- Recife promove palestra sobre projetos de ecoturismo


Enviar    Imprimir