Atalhos de navegação:

    Educação, Esporte e Lazer     Prefeitura patrocina participação de 51 educadores da Rede na 63ª Reunião Anual da SBPC Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITURA PATROCINA PARTICIPAÇÃO DE 51 EDUCADORES DA REDE NA 63ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC
22:31 Sexta-feira, 8 de Julho de 2011

Fotos: Inaldo Lins
Educadores vão expor na Sessão de Pôsteres
Educadores vão expor na Sessão de Pôsteres
Secretária Ivone Caetano foi conferir de perto os trabalhos
Secretária Ivone Caetano foi conferir de perto os trabalhos

ARQUIVOS
Confira o quadro demonstrativo

Um dos maiores eventos científicos do País, a Reunião será aberta neste domingo, às 19h, na Universidade Federal de Goiás

Cinquenta e um professores da Rede Municipal de Ensino participam, de 10 a 15 de julho, da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO). Os educadores vão expor na Sessão de Pôsteres que reunirá 5015 trabalhos programados, integrando as seguintes áreas: ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas e Artes, além de Engenharias, Letras e Linguística.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, financia 70% dos custos dos professores para participarem deste que é um dos maiores eventos científicos do País. A 63ª Reunião Anual da SBPC será aberta neste domingo, às 19h, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás pela presidente da Sociedade, Helena Nader, e contará com as presenças dos ministros da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; e Meio Ambiente, Izabella Teixeira; entre outras autoridades. O evento tem como tema central “Cerrado: água, alimento e energia” e deverá receber um público superior a 10 mil pessoas. Essa é a décima primeira participação dos docentes da Rede de Ensino do Recife no encontro.

Para a 63ª Reunião os 51 profissionais da Rede desenvolveram trabalhos utilizando-se de temáticas que giram em torno da Linguística, Leitura e produção escrita, Cultura da África do Sul e demais países africanos, Cidadania, Relações Étnico-raciais, Ciências Humanas, Meio Ambiente, Trânsito, Cultura Popular, Tecnologia no processo de aprendizagem, Direito da criança ao lazer, Educação de Adultos, Poesia, Educação Infantil, Educação Básica, Preservação do Espaço Público Coletivo, Ensino profissionalizante, entre outros. 

A sistematização desses trabalhos e a apresentação deles num evento tão importante, estimula nos educadores da Rede o interesse em continuar pesquisando e desenvolvendo projetos pedagógicos para participação neste e em outros eventos”, diz a secretária de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife, Ivone Caetano. A gestora enfatiza que quando se investe na formação desses profissionais todo mundo sai ganhando: os próprios docentes, os estudantes e a sociedade como um todo. “A intenção da Prefeitura do Recife quando patrocina uma ação dessas é apoiar o educador, valorizando o trabalho que ele já aplica em sala de aula e que será visto pelo mundo todo, quando disponibilizado no banco de dados da SBPC”, ressalta Ivone.   

Tereza Cristina Vieira da Silva, é especialista em Informática da Informação. Ela levará para a SBPC o relato da implantação, no Recife, do projeto Uca (Um Computador por Aluno), do Ministério da Educação (MEC), e que utiliza a informática como instrumento didático em sala de aula por meio de computadores portáteis utilizados pelos professores e os alunos da Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto, em Santo Amaro. Com o título “Uma experiência inovadora em Recife utilizando 01 computador por aluno”, Tereza vai interagir com profissionais de todo o País, expondo a melhoria e os avanços no ensino na unidade. “Sou sócia da SBPC desde 2001, e participo sempre das reuniões anuais da entidade”. Já Valdenilson da Paz Ferreira, professor multiplicador do Colégio Municipal Pedro Augusto, trabalha Robótica com estudantes do Ensino Fundamental II. Com o projeto intitulado ‘Robótica na escola: uma aplicação de novas tecnologias’, Valdenilson explica que a participação na 63ª Reunião “é uma oportunidade de mostrar que quanto mais o educador é estimulado mais ele mostra o quanto é capaz de educar”.

O tema preservação do patrimônio público será representado pelo pôster da educadora Rejane Maria Alves de Melo. ‘A Praça do Sesquicentenário como Tema da Produção de Textos e Gêneros Textuais’ é o projeto desenvolvido na Escola Municipal Prof. Adauto Pontes, no Bairro do Jordão. Na praça do bairro está sendo construída mais uma unidade da Academia da Cidade, e serviu como sala de aula para os estudantes da escola aprenderem tudo sobre a importância dos cuidados com os bens coletivos.

SBPC - A Reunião Anual é realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas. É um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T. A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C  (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais). A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife oferece 9000 vagas para cursos profissionalizantes
- Crianças e adolescentes de escolas municipais participam de oficinas de pífano
- Prefeitura do Recife faz seleção para professores
- Fórum de Gestores aborda violência nas escolas municipais
- Bolsa Escola Municipal beneficia mais 84 famílias do Recife
- Biblioteca de Casa Amarela inscreve para o 9° Concurso de Contos Luís Jardim
- Novas famílias serão beneficiadas pelo Programa Bolsa Escola Municipal
- Cemei Albérico Dornelas promove São João para as Crianças
- Beneficiárias do Bolsa Escola prestigiam apresentação do grupo “Os Cabras de Lampião”
- Prefeitura investe na formação de educadores municipais
- Espetáculo teatral é encenado para beneficiários do Programa Bolsa Escola
- Festividades juninas animam escolas municipais
- Estudante de Escola Municipal conquista premiação
- Bolsa Escola promove palestra sobre o combate à violência contra a criança e o adolescente
- Prefeitura do Recife promove Seminário de Educação Infantil
- Programa Bolsa Escola leva mães beneficiárias para aula passeio pelo Rio Capibaribe
- Prefeitura promove Cine EJA para estudantes
- Programa Bolsa Escola realiza Ciclo de Palestras para beneficiários
- Beneficiários do Programa Bolsa Escola participam de aula passeio
- Versão preliminar de Instrução Normativa é discutida com o Conselho Municipal de Educação


Enviar    Imprimir