Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA RECEBE COMISSÃO ESPECIAL DE PREVENÇÃO DE CATÁSTROFES
12:55 Sexta-feira, 8 de Julho de 2011

Grupo formado por deputados federais veio discutir propostas para a estruturação de uma política nacional de defesa civil
 
Na manhã desta sexta-feira (08), o prefeito João da Costa recebeu integrantes da Comissão Especial sobre Medidas Preventivas Diante de Catástrofes. A reunião aconteceu na Sala de Reunião do Gabinete do Prefeito (9º andar do edifício-sede da PCR). Durante o encontro, a Comissão – que é formada por um grupo de deputados federais – discutiu com o gestor questões relacionadas à política de defesa civil desenvolvida na cidade e de que forma essas experiências podem ser ampliadas para todo o País. Estiveram presentes os deputados Perpétua Almeida, Pedro Eugênio, Glauber Braga e Ademir Camilo.Também acompanharam a reunião, a deputada federal Luciana Santos e a coordenadora de Defesa Civil do Recife (Codecir), Keila Ferreira.
 
A Comissão veio a Pernambuco conhecer as experiências de algumas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) na área de defesa civil, além de colher com os gestores municipais propostas para a estruturação de uma política nacional para o setor. “Estamos recebendo a comissão com bastante satisfação, pois podemos discutir aqui a importância da criação de um programa de defesa civil que possa garantir, entre outras coisas, um trabalho estruturado e permanente em nível federal, um orçamento próprio e ações articuladas em diversas áreas com o intuito de atuar preventivamente e nos momentos de emergência”, disse João da Costa.
 
O gestor destacou que é preciso observar o conjunto de intervenções necessárias para desenvolver uma política eficiente com relação à defesa civil. “Questões como urbanização, drenagem e habitação, a garantia de recursos federais que viabilizem obras estruturadoras voltadas para a área, assim como um trabalho de mapeamento, o diagnóstico das áreas de risco e as informações coletadas a partir disso são necessidades que precisam estar articuladas para possibilitar que as cidades brasileiras possam conviver bem com situações de risco”, declarou o prefeito.
 
A presidente da Comissão, a deputada acreana Perpétua Almeida, acredita que a discussão conjunta do Parlamento com os chefes dos executivos municipais e estaduais de todo o País só tende a contribuir para a elaboração de propostas que atendam às várias cidades do Brasil. “Está mais do que na hora de o Congresso apontar alternativas e criar um marco regulatório de uma política nacional de proteção civil no Brasil, definindo as responsabilidades de cada um e de que forma todos os entes possam estar trabalhando de forma integrada para garantir a proteção da população que tende a ser vítima das catástrofes de ordem natural”, disse. Segundo o deputado Glauber Braga o intuito das visitas é colher contribuições e preocupações de cidades que estão acostumadas a vivenciar situações de risco. “Nossa proposta é até o final do ano apresentar um Código Nacional de Proteção Civil”, declarou. O deputado Ademir Camilo disse que encontrou no Recife um ambiente muito fértil de experiências positivas. “O Recife está muito mais adiantado do que outros lugares que temos visitado, principalmente no que diz respeito a preocupações preventivas”, afirmou.

Matérias Relacionadas
- Ministério Público visita estande da Prefeitura na Fenearte
- Reunião aberta ao público apresenta AA aos servidores municipais
- Prefeitura reúne mulheres da RPA-4 em Pré-conferência
- Servidoras municipais se encontram em 2ª Pré-conferência
- Plano de Ações para o Trânsito avança mais uma etapa
- Sexta parcela do IPTU do Recife vence dia 10
- João da Costa entrega apartamentos no Monteiro
- Pré-conferência da Mulher reúne servidoras
- Grupo do AA da Prefeitura comemora 23 anos
- João da Costa assina ordem de serviço para obras no Ibura
- Prefeito João da Costa entrega 16º conjunto habitacional
- Mulheres do Recife se encontram em reunião extraordinária
- Escola de Gestão Pública oferece curso para agentes de trânsito
- Programa de Combate ao Racismo Institucional
- Recife dá início à 10ª Conferência Municipal de Saúde
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de colônia de férias
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço para obras de contenção no Ibura
- Defesa Civil do Recife realizou 10 vistorias nesta terça
- Secretaria Especial da Mulher participa de audiência pública na Câmara dos Vereadores
- Prefeitura promove ações para combater alagamentos nesta terça


Enviar    Imprimir